TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica de Cadeira

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO FÍSICA E ENVELHECIMENTO

 GINASTICA NA CADEIRA

Data: 01/12/2014

Arlindo Baião Junior         RA 11105799

Guthierre Cruz De Souza  RA 10902347

Pedro Ribeiro                    

Ginastica na cadeira é uma pratica voltada principalmente para terceira idade, tendo como enfoque principal evitar sobrecargas geradas ao ficarem em pé sobre articulações fragilizadas apresentando quadros como artrites, artroses, lombalgias, etc. Durante essa prática é possível trabalhar todos os grupos musculares desde pequenos até os grandes com muita segurança minimizando os riscos de acidentes durante as atividades.

É importante para os idosos manter suas tarefas diárias, porém isso não é suficiente para manter o bom funcionamento de nossos músculos, ossos e articulações, o ideal é praticar atividades físicas, exercícios físicos orientados por profissionais, prevenindo assim qualquer dano que possa ser causado à saúde do idoso por práticas incorretas ou inadequadas para o seu nível de aptidão física específica.

Os benéficos dessa atividade para idosos são: melhora na coordenação motora, na resistência muscular, na força voltada para atividades da dia a dia como preensão, Flexão e extensão dos membros, levantar, sentar, pegar algum objeto num armário, melhorando o nível funcional do idoso consequentemente melhorando sua qualidade de vida. Objetiva-se com a prática de exercícios físicos orientados para idosos, ampliar sua expectativa de vida, melhorar a qualidade de vida, promovendo a sua independência física, fazendo com que o idoso perceba que ele faz parte da sociedade e não é um peso para seus familiares. Com a prática de atividades físicas gerais e exercícios físicos orientados, busca-se também protelar ao máximo o aparecimento de doenças graves e crônicas

É uma atividade ritmada que utiliza musica, seguidos de movimentos, podendo também ter dinâmicas de grupo, deixando assim a aula mais prazerosa e incentivando a espontaneidade.

A pratica de atividade física principalmente em grupos, nas academias e clubes, ajuda o idoso a sentir-se menos sozinho, a perceber que ele faz parte da sociedade e como consequência ocorre a melhora da saúde física e mental. Nos grupos de atividade física ocorre a convivência com outras pessoas, auxiliando o idoso, em alguns casos até a diminuir o uso de medicamentos por problemas depressivos e de solidão.

Os níveis funcionais indicados para essa atividade é nível 1 2 e 3 devido à melhora no nível funcional, a comodidade da prática e segurança.

Referencia sugerida seria uma pesquisa em livros e artigos voltados para ginastica para o idoso, exercícios funcionais e adaptativos, vídeos aulas aonde há vários tipos de exercícios e modelos de aula que podem ser aplicados, e ajudaram no planejamento da aula. lembrando que professor deverá seguir um planejamento segundo os princípios fisiológicos do treinamento força resistência isometria e hipertrofia podendo também utilizar métodos de avalições para medir a eficácia do programa de ginastica aplicado pelo mesmo.    

Atualmente, cada vez mais pessoas estão tendo a possibilidade de envelhecer Porém, acompanhando o rápido crescimento da população idosa, cresce juntamente a necessidade de profissionais capacitados para orientação e intervenção junto a este público para tornar a terceira idade mais agradável, motivante e produtiva do ponto de vista pessoal. Não nos referimos somente a profissionais da área de Educação Física, mas diversas outras áreas de extrema importância para amenizar as perdas fisiológicas, sociais, emocionais e funcionais provocadas pelo processo de envelhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com