TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginásticas e Ritmos

Por:   •  4/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

ROSANGELA DA CONCEIÇÃO BRAGA- RA 8003296

METODOLOGIA DA GINÁSTICA NO BRASIL

Atividade de Portfólio 6ª semana da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

 

Feira de Santana

2016


Metodologia da ginástica no Brasil

Nos últimos anos tem sido crescente a construção de orientações a cerca da educação física, havendo assim evoluções sobre a pratica pedagógica e cientifica, no entanto percebe-se que a seguinte área discuti e aprofunda  a cerca da cultura corporal, cuja manifestação estende-se ao universo escolar, e cria um vinculo determinante no seguinte âmbito.

O seguinte trabalho visa refletir sobre a ginástica geral ou “GG” que surgiu no século XIX expandindo-se aos dias atuais. No entanto, ela já existia antiguidade, onde a prática do corpo foi desenvolvida devido as frequentes  disputas entre cidades e povos, os exercícios eram praticados com objetivos militares.

Nessa circunstância foi utilizado pela primeira vez o termo “Ginástica” que provém da palavra grega “Gymnos” que significa “Nu”, o que se deve ao fato de, na antiguidade clássica, este tipo de atividade se praticar sem qualquer peça de roupa, sendo considerada por isso uma atividade exclusivamente masculina.

  Segundo Oliveira (1997), no contexto do projeto higienista e de eugenização da população brasileira, a Ginástica constituiu-se como elemento de extrema importância, na perspectiva de habilitar e alterar os corpos produzidos por quase três séculos de colonização.

Analisando a prática pedagógica através da ginástica como conteúdo de Educação Física no âmbito escolar, acredita-se que esta alternativa se concretize por meio da Ginástica  Geral (GG) , já que tem como visão a integração das diversas manifestação gímnicas e outros componentes da cultura corporal, sendo sua principal característica a ausência da competição.

Dentro da Ginástica Geral surgiram diversos métodos que influenciam nos dias atuais no Brasil e no mundo dentre eles estão os métodos: Calistênica, Alemão, Sueco e Francês.

Calistênicas

São exercícios localizados com fins corretivos, filosóficos e pedagógicos, é uma ginástica eclética, ou seja uma série de exercícios físicos onde não se faz uso de aparelhos, trabalha-se com postura ereta do tronco e facilitando as atividades dos órgãos vegetativos.

Alemão

É uma prática que desenvolve um corpo saudável a partir das bases cientificas, e possuiu influencia dos imigrantes Alemãs, de 1860 a 1912, foi o método oficial da escola militar.

Segundo (CARVALHO, 2009) na Alemanha o método de ginástica era executado em aparelhos e em contato com a natureza, tendo como caráter pedagógico, de formação moral e disciplinar, e que houve também a introdução de aparelhos portáteis na ginastica o improviso na atividade corporal a valorização do rítmico e o contato do corpo com o solo.

Sueca

Ocorreu no século XIX visando retirar os vícios da sociedade entre eles o alcoolismo. Segundo (MALTA, 1998) seu objetivo era desenvolver o corpo humano por meio de exercícios racionais sempre partindo dos mais simples para os mais complexos. O método Sueco desenvolvia além do físico, aptidões racionais e pedagógicas, mais ao mesmo tempo rígidas com influencias militar nos exercícios como, por exemplo, as marchas e os exercícios formais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com