TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HARRYSSON DUARTE DOS ANJOS MARCOLINO EXERCÍCIO DE FORÇA PARA IDOSOS

Por:   •  4/11/2020  •  Ensaio  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

THAYNARA MACHADO RIQUIERI

HARRYSSON DUARTE DOS ANJOS MARCOLINO

EXERCÍCIO DE FORÇA PARA IDOSOS
Uma Revisão Bibliográfica

VITÓRIA
2020

 THAYNARA MACHADO RIQUIERI[pic 1]

HARRYSSON DUARTE DOS ANJOS MARCOLINO

EXERCÍCIO DE FORÇA PARA IDOSOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Educação Física apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof. Dr.

VITÓRIA
2020


THAYNARA MACHADO RIQUIERI[pic 2]

HARRYSON DUARTE DOS ANJOS MARCOLINO

EXERCÍCIO DE FORÇA PARA IDOSOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Educação Física apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador(a): Prof. (a)

BANCA EXAMINADORA

 _______________________/__/___
Prof. Nome do Professor
Universidade Paulista – UNIP

_______________________/__/___
Prof. Nome do Professor
Universidade Paulista – UNIP

 _______________________/__/___
Prof. Nome do Professor
Universidade Paulista UNIP


RESUMO

Palavras-chave:


ABSTRACT

Key-words:


SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        7

2 OBJETIVOS        8

2.1 OBJETIVO GERAL        8

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        8

5 METODOLOGIA        9

6 REFERENCIAL TEÓRICO        10

6.1 Sedentarismo        10

6.2 Sedentarismo na População Idosa        10

6.3 Exercício de Força        10

6.4 Benefícios do Exercício de Força na População Idosa        10

7        REFERÊNCIAS        11

        

1 INTRODUÇÃO

Envelhecer é um processo de transformações fisiológicas, bioquímicas, psicológicas entre outras que refletem diretamente na capacidade de inserção do ser humano ao ambiente que está acostumado a viver, muitas vezes a velhice reflete na perda de redução de capacidade física, limitações essas que levam o indivíduo a sofrer quedas, por exemplo, promovendo ainda mais que a incidência de inatividade física sofra uma redução em decorrência dos medos trazidos pela sua limitação (MENDONÇA; NETO; FARAH, 2016).

Com o crescente aumento da expectativa de vida das pessoas em aspecto mundial, temos inúmeros fatores que se colocam como desafios para que essa população especifica consiga viver de maneira independente e com total autonomia, um destes fatores por si são as quedas e que já podem ser tratadas como uma síndrome pois sua ocorrência traz reflexos em âmbito socioeconômico e principalmente no tangente no setor da saúde (TAVARES et al., 2017).

A fragilidade na pessoa idosa é fator que reflete na redução de resistência a impactos físicos ocasionados por quedas, enfermidades e outras incapacidades. A principal forma de intervir nessas circunstâncias é investindo em capacitação física por meio de implantação de exercícios regulares que são eficazes para reverter ou apenas interromper a evolução da limitação do idoso (CAMARA, 2012).

Em primeiro momento espera-se que este estudo elenque a atividade física de força como grande aliado para reabilitação da pessoa idosa, trazendo melhor qualidade de vida e capacidade para que a mesma consiga viver e realizar suas atividades sem medo ou preocupação com qualquer possível acidente. Também se pretende por elencar alguns exercícios de força capazes de contribuir para a prática da população idosa.

Esse estudo é de estrema necessidade e relevância social quando por ele se propõe debater sobre uma estratégia de readequação de capacidade da população idosa, promovendo melhores níveis de resistência, auxiliando na redução de riscos de acidente como quedas, por exemplo, pois haverá maior resistência física e ainda trazendo como que a aplicação pode trazer essas melhoras.

Esta pesquisa se trata de revisão bibliográfica que buscou por informações que sirvam como fundamento para responder um questionamento específico. O método foi selecionado por ser considerado o mais eficaz para a solução do problema aqui proposto no que diz respeito a busca de informações pertinentes.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo deste estudo é levantar dados que possam ser eficientes a fim de compreender como que a promoção de exercícios de força em pessoas idosas pode, por conseguinte, influir no envelhecimento saudável.  

Desta forma, cabe o questionamento: Há possibilidade de implantar meios e técnicas de exercício de força para idosos que sejam eficientes a promover qualidade de vida pelo fortalecimento muscular, redução da gordura corporal e melhor desempenho no metabolismo em um todo?

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Levantar, por meio de análise bibliográfica, os benefícios de exercícios na população idosa;
  • Verificar quais exercícios são adequados para essa categoria etária;
  • Analisar sobre os cuidados que devem ser cuidados na pratica de exercícios em idosos e possíveis prejuízos decorrentes da falta de acompanhamento profissional na realização de tais atividades.

3 JUSTIFICATIVA

Com o progressivo aumento da população idosa no Brasil, este estudo tem o escopo de compreender e também alinhar novos conhecimentos que sejam significativos para a promoção de atividade física nesta população, trazendo a eles uma vida de qualidade e também ativa decorrente do exercício de força e assim, trazendo benefícios em vários âmbitos da vida do idoso tais como psicomotores e físicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com