TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EAD NO BRASIL E NO MUNDO

Por:   •  5/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SÃO BRAZ

TÍTULO: HISTÓRIA DA EAD NO BRASIL E NO MUNDO

Curitiba/2017

NOME/ FLÁVIO FROTA DA SILVA

TÍTULO: HISTÓRIA DA EAD NO BRASIL E NO MUNDO

Curitiba/2017

  1. INTRODUÇÃO:

Você acredita nisso? A grande maioria dos estudantes que cursam faculdades a distância se quer conhecem a história da Educação a distância do Brasil e do Mundo, nesse projeto o principal intuito é citar a evolução que ela teve durante os anos, identificando suas origens e como a modalidade de ensino passou por drásticas mudanças para chegar ao que é hoje, mostrando a qualidade atingida e os desafios atuais, verificando que seria impossível seu sucesso sem as ferramentas usadas para transmitir conhecimento do passado, presente e futuro.


EAD NO MUNDO

    Há registros sobre a Educação a Distância que indicam que grande ápice inicial foi por volta de 1728. Durante esse período uma professor chamado  Caleb Philipps anunciou em um jornal na cidade de Boston, Estados Unidos, que disponibilizaria materiais para então fornecer um curso por correspondência, após isso a educação a distância foi se popularizando cada vez mais.

    No decorrer dos anos 1829 a 1922 a modalidade de ensino a distância já alcançava ótimos resultados utilizando-se do ensino por correspondência. Na Suécia havia sido inaugurado um instituto chamado Líbero Hermondes, que já contava com um número de mais de 150,000 pessoas fazendo cursos a distância. Diversos outros acontecimentos ocorriam pela Europa envolvendo cursos por correspondência. Na cidade alemã de Berlin já havia disponível um curso de linguagem, que tinha como foco ensinar Francês.

    Em 1935, uma rádio japonesa, Japanese National Public Broadcasting Servisse, começava utilizar as ondas de rádio para transmitir conhecimento. Já nos Estados Unidos, em 1956 ocorriam transmissões via televisão, de conteúdos educativos.

    Todas essas formas de ensino como estudos por correspondência, aulas educativas pela televisão e pelo rádio, foram cruciais para chegarmos no inicio dos cursos por computador via CD-ROM por volta de 1990. Essa modalidade difundiu-se por todo o mundo até atingir todos os recantos.


EAD NO BRASIL

     A Educação a distância no Brasil possui uma grande trajetória histórica, que foi passando por diferentes fases com o decorrer dos anos. Os primeiros meios de ensino utilizados para transmitir conhecimento que estão presentes e comprovados em registros na história do país são: cursos por correspondência e rádio.

    Existem especulações que dizem que o estudo a distância no Brasil vem desde o século XX, mas como a maioria dos registros se perdeu com o tempo não tem como ficar oficialmente provado.

    Com o surgimento e evolução da educação a distância no Brasil foram criados(a) alguns projetos em escolas e institutos.  Alguns deles são: Instituto monitor, Instituto universal Brasileiro, Projeto Minerva, no Rio Grande do norte foram criadas algumas escolas radiofônicas, todos esses projetos idealizados e criados com o intuito de transmitir conhecimentos educativos.

    Entre o período de 1970 a 1980 os ensinos por correspondência e rádio foram ficando um pouco para trás em contrapartida fora surgindo os primeiros cursos via satélite com o uso da Internet  para estudos a distância. Esta modalidade de ensino foi crescendo, porém o país só despontou por volta de 1990.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com