TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IETO INSTITUTO EDUCACIONAL TOCANTINS EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  14/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.677 Palavras (11 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 11

IETO INSTITUTO EDUCACIONAL TOCANTINS

EDUCAÇÃO FÍSICA

ROMÉRIA DE SOUSA LOPES

 RELATÓRIO DE ESTÁGIO I

SÃO BENTO DO TOCANTINS/TO

2019

ROMÉRIA DE SOUSA LOPES

        RELATÓRIO DE ESTÁGIO I.        

Relatório de estágio, apresentado ao IETO Instituto Educacional Tocantins, como parte das exigências para a conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado I. Sob a orientação do coordenador de estágio Prof. Acleylton Costa.

São Bento do Tocantins, ____ de _________ de 2019.

ROMÉRIA DE SOUSA LOPES

 RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Entrega do relatório: ____/______/________.

 Nota do Relatório: _____________________.

Aprovado em ______/________/2019.

        

_______________________________________________________________

PROF. ACLEYLTON COSTA

Orientador e Coordenador de Estágio

SÃO BENTO DO TOCANTINS/TO

2019

DISTRIBUIÇÃO DE ESTÁGIO I

DIVISÃO ATIVIDADES

100 h/a

Observação Participativa

1 IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIO

NOME: Colégio Municipal Felipe José da Silva Extenção Sede.

ENDEREÇO: Av. Verador Jasé Antônio Leal.

MODALIDADE: Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1° ao 5º ano

DIRETORA: Dorilene Araujo da Silva

CORPO DOCENTE

Maria Alcineide Rodrigues de Castro

Maria de Jesus Silva Lima Leal.

Josélia Guedes de Sousa

Angelina da Silva Ferreira Milhomens

  1. RELATÓRIO DE ESTÁGIO I

O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física Escolar I aconteceu do dia 05/02/2019 a 25/02/2019 de março de 2019, observação. No horário matutino (das 07 horas às 11:15h) vespertino (das 13 horas às 17:15h). Esse período foi caracterizado por uma observação do ambiente e de como ocorrem às rotinas das aulas. Quando entramos na sala de aula sentimos um receio de como os professores e os alunos iriam nos receber. Com o tempo, já segura de nossas responsabilidades, participando dessa etapa dando o possível de nós para os professores e os alunos, pois sabíamos que muito em breve teríamos que nos colocar diante de uma sala de aula e desempenhar o papel de professoras.

Os professores que observamos foram todos firmes em colaborar com o nosso trabalho. Os objetivos foram alcançados, e cremos que não trouxe nenhum problema para o colégio, pois soubemos respeitar a direção, professores, alunos e pais, da mesma maneira eles com nós. Quando começamos a participar das aulas chegamos à conclusão que a fase de observação não só visava a dar condições aos alunos-mestres, mas sim fazer com que nós sentíssemos como era que se enfrentava uma sala de aula. Com isso e como o tempo fomos ganhando uma experiência muito importante. Foi válida a participação que fizemos nas aulas, pois adquiri mais conhecimentos e deixou-nos convicta dos nossos objetivos, ou seja, dar continuidade e reafirmar as qualidades que desempenho em outras tarefas.

Antes de começar o estágio tivemos uma reunião com a direção e professores para conhecer o regime do colégio, horário, o ambiente, e os planejamentos. Segundo as mesmas a prioridade do colégio é trabalhar de forma que desenvolva os aspectos social, afetivo, cognitivo e principalmente o motor. Observando optamos a seguir as rotinas diárias existentes mudando apenas as atividades, trazendo algo novo e motivante aos alunos que englobava todos os aspectos. Tivemos a grande oportunidade de observar durante duas semanas, onde aprendemos muitas coisas, das quais podemos aplicar na nossa caminhada futuramente. No começo foi difícil, ficamos meio constrangidas, mas recebemos muito apoio de professores, amigos e familiares que acabou passando o tempo e sentimos otimamente bem. Foi valida essa participação. No dia 05/02/19 o professor teve uma conversa com os alunos do quarto ano, após a conversa ele nos apresentou à turma. Na apresentação da estagiária aos alunos, deu-se inicio as atividades do estagio de observação e participação onde uma mútua receptividade no ambiente escolar. Na acolhida houve um momento religioso, em agradecimento a deus pelo dia e o inicio da semana.

1º Semana

        PRIMEIRO DIA: A professora começou a aula com a disciplina de português, trabalhando um texto tendo por titulo ‘’o terrível monstro ‘‘. A leitura do texto foi realizada em conjunto e a interpretação feita oralmente, ainda aproveitando-se do texto a educadora trabalhou os substantivos próprio e comum com uma aula explicativa e demonstrativa por intermediário de alguns exemplos exibidos no quadro, em seguida realizou a atividade onde os alunos deveriam retirar do texto trabalho os substantivos em questão. Retornando á aula foi trabalhada a disciplina de matemática, o conteúdo abordado foi adição de numerais, a educadora apresentou aos alunos as propriedades, (fechamento, comutativa, associativa e elemento neutro), focando de inicio apenas as propriedades de fechamento e comutativa, na aula foram expostas.

SEGUNDO DIA: Deu-se inicio á aula com a acolhida na sala de aula, seguindo de uma leitura reflexiva, ’’O vertido azul’’, Iniciou então com a disciplina de geografia onde o assunto abordado foi o relevo, a professora exibiu na sala algumas gravuras detalhando as diferentes paisagens que podemos encontrar, descrevendo nos desenhos os planaltos, montanhas, serras, vales, morros, montes, e ilhas houve um momento de questionário oralizados e dialogados informal, referente ao tema trabalhado e para finalizar realizou-se uma atividade no livro mesma sendo corrigida em conjunto na sala de aula. Ao retorno ás atividades trabalhou-se a disciplina de matemática, onde foi dada uma breve revisão das propriedades trabalhada na aula anterior em seguida nova propriedades como: associativa e do elemento neutro foram apresentadas numa aula explicativa com vários exemplos exibidos no quadro, e logo após realizou-se uma atividade do livro referente ao conteúdo trabalhado. A correção da atividade foi realizada na sala com objetivo de retirar as duvidas ainda existentes por parte dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com