TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto  Federal do Tocantins Campus Palmas

Por:   •  13/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Instituto  federal do Tocantins-Campus Palmas

Davi Cirqueira Carvalho, Irisvan Nunes Batista Júnior, Nayane de Paula Souza, Rodrigo jorge Coelho

Aquaponia sustentável

Palmas-TO, 11/06/2019

Justificativa

Quando falamos em alimentação saudável, o peixe tem ocupado um lugar de destaque quando o assunto é esse. Rico em nutrientes e sais minerais, tais como: ferro, iodo magnésio, cálcio, sódio, entre outros. E em vitaminas como: A, E, D, B2, B3 E B12, esse alimento vem se tornando essencial, visto que são nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano. Com base neste cenário de demanda crescente, uma atividade que tem se destacado bastante no agronegócio, é a piscicultura, mas mesmo assim, o que se produz ainda não é suficiente para abastecer todo o mercado consumidor do Brasil. Deixando assim uma grande lacuna a ser preenchida no que tange a produção de peixes.

A criação de peixes em tanques de ferrocimento é uma opção muito utilizada por produtores que não possuem muito espaço. Esta modalidade permite a criação intensiva de peixes em pequenos espaços, o que se torna atraente para diversos produtores que não dispõem de grandes extensões de área, como complementação da renda, ou até mesmo renda principal.

Conceito incentivo

Tanque de ferrocimento para criação de peixes feito de maneira simples, onde reutiliza-se  materiais para construções da hidroponia e até mesmo para o tanque também. Indicado para qualquer produtor e, para até mesmo áreas de pequena extensão.

Identificação do setor técnico

Aquicultura, onde se tem a produção para uso e comércio de peixes e plantas aquáticas.

Descrição Estado da técnica

Primeiramente, antes de construir as paredes do tanque, deve haver uma base sólida no lugar. Esta base deve ser nivelada e permitir a drenagem abaixo da estrutura do tanque. A base também deve ter uma barras de vergalhões com a extremidade entordada para cima, para que a moldura da parede possa ser seguramente conectada.

O tanque deve ser adequadamente dimensionado para explicar o fluxo de água dentro e fora do tanque, o volume desejado de água a ser armazenado e o tamanho da população da comunidade de usuários. Os cálculos de dimensionamento variam e devem ser concluídos em uma base específica do projeto.

Estas instruções são diretrizes gerais para a construção de tanques de ferrocimento. As adaptações no campo, o desenho do conhecimento e a esperteza no local é algo que faz a diferença na eficácia do projeto.

No sistema aquapônico, a água do tanque de peixe alimenta um sistema hidropônico, onde os subprodutos são quebrados por bactérias nitrificantes em nitritos e depois nitratos, os quais são utilizados pelas plantas como nutrientes. A água é então re-circulada de volta ao tanque de peixes.

Objetivos da invenção

Criar hortaliças através da recirculação da água utilizando os resíduos provenientes da criação dos peixes.

Destaque inovador

Para a sobrevivência dos peixes é necessário a utilização de um aerador de oxigênio 24(vinte e quatro) horas por dia. O aerador utilizado no projeto não necessita de energia, pois ele usa a força e a pressão da água(lançada pela bomba d'água) para capitar o máximo de oxigênio possível presente no meio, e assim, oxigenar a água do tanque.

Figuras e desenhos

[pic 2]

[pic 3]

Figura 1- primeira fase da construção do tanque.                                Figura 2- segunda fase da construção do tanque.

[pic 4][pic 5]

Figura 3- quarta fase da construção do tanque.                                        Figura 4- quinta fase da construção do tanque.

[pic 6]

Figura 5- sistema de aquaponia.                                                         Figura 6- sistema de aquaponia[pic 7]

Descrição da Invenção

O tanque de ferrocimento é feito com uma gaiola de ferro, tela de armação de 15/15 cm e uma tela de viveiro de pássaros, amarradas com arame cozido, recoberta com camadas de massa de cimento reforçada, na proporção de 1 parte de cimento para 2 partes de areia.

Primeiro é necessário fazer a base do tanque, nivelando e compactando o chão, em seguida colocando cimento. Depois que a gaiola de ferro é colocada no lugar, adiciona-se o cimento por cima, dentro e fora do tanque. A primeira camada é feita com o auxílio de uma chapa para melhor aderência do cimento. A espessura da parede do tanque não ultrapassa 5 centímetros.

O  sistema de aquaponia é feito de materiais reutilizáveis como: cano PVC, mangueira, tambor, garrafa de água, entre outros. Além disso, a estrutura necessita de uma mesa de cultivo (local de cultivo das plantas), uma bomba(para que possa ser feita a recirculação da água no sistema) e por ultimo e não menos importante, é preciso que seja feito um filtro biológico(biofiltro), onde ficam as bactérias que transformam a amônia em nitrito e o nitrito em nitrato).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com