TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pilar _ Instituto de Pesquisa Cientifica e Desenvolvimento Educacional

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

Pilar _ Instituto de Pesquisa Cientifica e Desenvolvimento Educacional

Professo(a): 

Aluna: ANGELICA GOMES DOS SANTOS

Disciplina: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Curso: PEDAGOGIA

No texto Saviani aborda a importância da Filosofia na formação de professores a partir de um referencial teórico crítico.  Em sua abordagem ele discute o conceito de Filosofia da Educação enquanto um campo do saber que leva à reflexão, em que a Filosofia da Educação é evidenciada como uma área de fundamental importância para a formação de professores.

O autor defende a importância da filosofia na formação do educador e, da necessidade que a educação tem de ter uma “orientação filosófica”. O texto traz consigo uma serie de questionamentos referente à educação questionamentos estes que trazem grande contribuição para a formação do educador e educandos.

É do conhecimento de todos que a existência de um problema é o ponto inicial da filosofia. Em que perguntar sobre o significado da palavra problema é de fundamental importância. A filosofia surgiu em meios aos problemas que o homem enfrentou no transcorrer de sua existência.

Saviani faz uma advertência para o uso errôneo de determinadas palavras como problemas. Pois nem sempre uma pergunta, duvida ou algo de que não se tem conhecimento é constituída de um problema. Para isso Saviani faz uma relevante relação entre noção de problema ao conceito de necessidade no âmbito filosófico. Pois segundo ele, a filosofia surge na medida em que se torna necessário o homem solucionar um problema.  

A filosofia surge de problemáticas que são necessárias serem resolvidas, mediante a isso Saviani conceitua como uma reflexão, mas para que ela seja de fato tratada como uma reflexão é preciso que essa reflexão vá à raiz do problema de modo que seu fundamento possa ser compreendido. Ocupando-se de qualquer problema que se lhe apresente na realidade a filosofia permite ter uma postura dialética, ou seja, pensar criticamente para compreender as partes que constituem a realidade.

Permitindo ao homem tomar atitude diante de um problema a filosofia revela e oculta ao mesmo tempo o ato de filosofar.  E é a partir dai que se evidencia a importância da filosofia na educação, pois trata-se de uma reflexão radical, rigorosa e global dos problemas que cercam a realidade educacional.

O educador deve desempenhar um papel filosófico mantendo seu olhar para os problemas que ele possui em relação a sua prática educativa. É de fundamental importância que o educador não confunda a filosofia da educação ou de vida com ideologia.

A filosofia da educação oferece ao educador um método para ele refletir a realidade educacional. De modo que ele possa despertar em seus educandos novas reflexões à cerca das problemáticas que permeiam o meio em que estão inseridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com