TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto Federal do Tocantins – Campus Palmas

Por:   •  12/2/2017  •  Ensaio  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Instituto Federal do Tocantins – Campus Palmas

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Metodologia cientifica

Professora: Mariana Brito

Acadêmica:Clara Benvinda

             Fichamento- Revisão de Literatura

          Agregado reciclado:Um novo material de                  construção civil

Artigo

Souza,M.D.L;ASSIS,C.D.Agregado reciclado um novo material da construção civil.

Data de elaboração

10 de outubro de 2013.

Responsável pela elaboração

Leandro Moreno de Souza.

Resumo

      O artigo trata do grande consumo de material no ramo da construção civil o que gera muitos resíduos,e a necessidade de se reutilizar esses materiais para reduzir os impactos no meio ambiente.

Projeto

     O principal interesse da pesquisa é confirmar que os residuos encontrados tanto no processo de fabricação,como na execução de obras na industria da construção civil podem ser reutilizados sem prejudicar a qualidade por meio do conhecimento da composição dos resíduos,classificação,origem e seus agregados.

Objetivo

    Provar que os resíduos podem ser reutilizados e reciclados sem comprometer a qualidade devido seus componentes e apresentando bom desempenho.

Método

   Estudo dos resíduos e sua composição,apresentação de exemplos que já aconteceram em outros países e estudo especifico das propriedades dos agregados recicláveis.

Problemas

   As leis encontradas sobre a disposição final desejada acabam sendo de certa forma muito exigentes sobre o padrão de qualidade satisfatório.

Soluções

   Como no ramo da construção civil a utilização de matérias primas tem origem em atividades de extração em jazidas o que implica escassez de certos materiais,assim a utilização de um método renovável vira uma necessidade constante.

Resultados

   Observou-se diante dos dados analisados que os agregados reciclados da construção e demolição apresentam uma boa solução quando são submetidos ao processo de reutilização.

O que destacar

    A tendência para os próximos anos é que essa reciclagem dos recursos seja feita com mais freqüência pois é uma alternativa sustentável e eficaz.

Questão problema

     A necessidade de utilizar novos meios para o aproveitamento de materiais na construção civil sem perca da qualidade.

Principais citações

“Residuos que em certos grandes centros alcançam um número de proporções preocupantes podendo em certos depósitos de resíduos a sua participação ser de ate 50% do total que é disposto no local”.(Pagina 1)

“A utilização de um método renovável para se aprofundar alem de se tornar sustentável podendo elevar a qualidade do seu empreendimento”.(Pagina 2)

“Porem o fato dos agregados apresentarem massa especifica com valores menores que os naturais podem ser usados de maneira satisfatória na confecção de artefatos de concreto”.(Página 4)

“Segundo Hansen (1992) em testes realizados com a substituição do agregado natural por reciclado,alcançou grandes resultados”.(Pagina 4)

“Leite (2001)considera que os agregados reciclados apresentam uma resistência ao contato e impacto menor”.(Pagina 5)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com