TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores

Tese: Indicadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2013  •  Tese  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

Indicadores

1. O que é um indicador?

Indicadores são formas de representações quantificavéis das caractéristicas de produtos e processos. Indicadores são instrumentos de decisão gerencial, são instrumentos de monitoramento da gestão.

2. Por que usar indicadores?

Para identificação de decisões mais rápidas, lançamento de novos produtos, pressão por qualidade e quantidade, busca de um processo melhor. Resultados apresentados através dos indicadores são fundamentais para a análise critica do desempenho da organização, para as tomas de decisão e para o replanejamento. Indicadores estão intimamente ligados ao conceito da qualidade centrada no cliente. Eles devem ser gerados a parti das nessecidades e expectativas dos clientes, traduzidas através das caractéristicas da qualidade do produto ou serviço, sejam elas tangíveis ou não. Indicadores possibilitam o desdobramento das metas do negócio, na estrutura organizacional, assegurando que as melhorias obtidas em cada unidade e a contribuição para os propositos globais da organização. Indicadores devem estar sempre associados as áreas do negócio cujos os desempenho causam maior impacto no sucesso da organização. Desta forma, eles dão suporte a análise critica dos resultados do negócio, ás tomadas de decisões e ao replanejamento.

3. Quem estabelece os indicadores?

Os indicadores foram criados para os gestores de processos .Quando bem criados, os indicadores ajudam ao gestor na dificil tarefa de tomada de decisão, tomada de ações corretivas, preventivas e melhorias.

4. Onde estabelecer?

Conjunto de causas que transformam insumos(entradas) em produtos (saídas). Um processo possui três partes básicas: entrada, processamento e saída. Dentro do processamento, temos os fatores de produção: matéria-prima, método, mão-de-obra, meio ambiente, meio de medição e máquina. Para estabelecermos indicadores precisamos entender o que são variáveis (caractéristicas). Uma vez delimitadas no processo, seus produtos é preciso identificar , junto aos clientes quais são as caractéristicas da qualidade mais importante de cada produto ou seja aquelas que agregam maior valor para a satisfação do cliente. Duas caractéristicas devem ser consideradas neste estudo: qualidade e desempenho. Caractéristicas da qualidade do produto: Algo que distingue o produto do ponto de vista do cliente. Caractéristicas do desempenho do produto: Algo que distingue o produto para atender as necessidades e expectativas do cliente.

5. Os principais indicadores de uma empresa:

indicadores de rentabilidade: traduz a capacidade de geração de fundos, com valor de disponibilidade imediata, de cada unidade monetária investida no projecto. O índice de rentabilidade é um método que deriva directamente do método do Valor Actualizado Líquido, apresentando as mesmas vantagens e desvantagens que este, apenas com duas diferenças fundamentais: tem como vantagem tomar em consideração a dimensão relativa do investimento, apresentando uma medida de rentabilidade por unidade monetária investida.Como desvantagem tem o facto de exigir uma perfeita e total distinção entre as despesas de exploração e investimento que nem sempre são muito claras.

indicadores de estrutura e capital: Esses indicadores são usados em análise financeira e permitem analisar a posição de endividamento e capacidade de uma empresa em gerar caixa suficiente para o pagamento de juros e principal de suas dívidas. Entre os indicadores mais utilizados estão os indicadores de endividamento, de retenção de lucro, etc.

indicadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com