TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

Por:   •  17/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Curso: Educação Física

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

Nome: Adílio Rinaldo da Silva Garcia

RGM: 17131561

Disciplina: Ensino fundamental 1

Ano/semestre de realização do estágio: 2019/6° semestre.

Nome da escola: EE Nagib Izar.

Endereço: Rua: Monte Cardoso, 671 – vila Antonieta / São Paulo.

Dependência administrativa: Pública.

Diretoria/Secretaria de Ensino: Leste 5.

Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s): 1° ao  4º ano do Ensino Fundamental 1.

Caracterização da escola: apresenta estrutura boa para prática de Educação Física, com uma quadra coberta, materiais adequados para cada idade dos alunos, salas de aula com lousa bem iluminadas e com ventilação, tendo recurso humano (professor de Educação Física), a unidade de ensino ainda dispõe de cantina, espaço amplo de recreio, equipamentos eletrônicos e sala de vídeo.

Introdução

Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação:

O estágio é indispensável na formação do futuro professor, pois, nos aproxima da realidade da área de formação e nos ajuda a compreender teoria e prática. A participação nas atividades pedagógicas, o envolvimento dos alunos com o estagiário, e o envolvimento com os professores que irão nos orientar durante a observação. A partir da realização da mesma conhecer a escola como um todo, toda sua estrutura física e os profissionais que nela atua.                                                                      Nós como futuros professores, precisamos conviver com a realidade escolar, pois, é durante o estágio que descobrimos as várias faceta da educação e o que há por traz dela. Sendo assim, o período em que se destina ao estágio serve de eixo entre o que é visto na teoria e o que se aplica na prática.

Perfil dos professores:

A escola dispõe de dois professores de Educação Física, mas realizei meu estágio somente com o professor Alexandre que leciona desde 1990, tendo vasta experiência na área e grande desenvoltura em ministrar as aulas.

 Meu estágio teve duração de 200 horas no Ensino fundamental I, dentre as atividades que acompanhei foram, 1º ano pega pega na linha, 2º ano fugi fugi, 3º ano pega pega zumbi e 4º ano pega pega zumbi fase 2, além da realização de exame biométrico com todas turmas.

Prática Pedagógica dos Professores

Foco 1. Pega pega na linha, para realização da atividade é necessário quadra com linhas demarcatórias das diferentes modalidades. Essa atividade que foi desenvolvida com os alunos do 1º ano, num primeiro momento o professor pediu para que os alunos ficassem sentados na quadra para que fosse explicado a todos a dinâmica da brincadeira, feito isso o professor escolheu aleatoriamente um aluno ao qual seria o pegador e deu a ele uma camiseta para diferencia-lo dos demais.                                        Os demais alunos e o pegador só poderão andar sobre as linhas da quadra, Ao comando do professor inicia-se o pega-pega, quando o pegador pega alguém, então esse passa a ser o pegador. Ao final da atividade, os alunos puderam ir beber água e se sentar na quadra para descansar, então o professor agradeceu e parabenizou a todos pela participação na aula.

Foco 2. Fugi fugi, para realização dessa atividade é necessário espaço físico (quadra), delimitado num retângulo de 15x20 metros aproximadamente. Essa atividade foi realizada com os alunos do 2º ano, De início o professor pediu para os alunos sentarem na quadra e prestar atenção na explicação da dinâmica da atividade, feito isso o professor escolheu um aluno aleatoriamente para ser o pegador e o posicionou atrás de uma das linhas do lado menor do retângulo, os demais alunos (os fugitivos) foram posicionados atrás da linha, do lado oposto onde estava o pegador. O desafio era os fugitivos atravessarem correndo o campo de jogo sem serem pegos, até a extremidade oposta do campo, cada rodada. No início de cada rodada o pegador gritava “La vou eu!!” e os fugitivos respondiam juntos “Fugi fugi!!” e imediatamente partiam para o campo de jogo. Os alunos que fossem pegos também se transformavam em pegadores fixos, na posição do campo em que fossem pegos, tornando-se auxiliares do pegador principal.                                                 Ao final da aula o professor reuniu novamente os alunos para que estes pudessem descansar, falar sobre a atividade e dificuldades encontradas, então o professor parabenizou a todos, e os 10 minutos restantes  da aula as crianças ficaram livres para descansar, poder tomar água e aguardar o final da aula para voltar para sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com