TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade De Extensão - Universidade Cruzeiro Do Sul

Por:   •  21/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

POLO MURIAÉ

ALUNO: JORDANIA APARECIDA PEDROSA DA SILVA

RGM: 35884428

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - 02/2023

Atividade de extensão nos cursos de graduação

As atividades extensionistas, consistem em criar atividades práticas que estejam relacionadas às disciplinas cursadas, para assim, conectar alunos e a sociedade. As vantagens para o estudante são inúmeras. Porque isso conseguirá aproximar, de forma estruturada e organizada, a teoria da prática. Desenvolverá atividades para ampliar a visão geral das possibilidades de atuação, após a conclusão de seu curso superior.

A experiência em projetos de extensão pode ser relevante para a carreira profissional de um professor em diversas maneiras. Visto que, a prática extensionista é um importante mecanismo de conhecimento que parte do respeito à diversidade cultural, entendemos que é a partir dela que se propaga a formação discente do profissional em questão.

Ao participar de projetos de extensão, tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática, o que pode ajudá-lo a desenvolver habilidades específicas relacionadas à sua área de estudo. A oportunidade de conhecer pessoas de diferentes cursos e períodos contribui para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e trabalho em equipe. Essas habilidades são altamente valorizadas no mercado de trabalho e podem ajudá-lo a se destacar como um profissional socialmente responsável.

Ao participar de projetos de extensão, o aluno tem a oportunidade de contribuir para a comunidade e fazer a diferença na vida das pessoas, isso demonstra seu compromisso com o bem-estar social e sua disposição para usar seus conhecimentos e habilidades para ajudar os outros. Além disso, a prática extensionista pode ajudá-lo a desenvolver uma consciência crítica sobre questões sociais.

Em resumo, as atividades extensionistas configuram um amplo e variado universo que revela a coexistência de uma série diversificada de concepções, práticas e intencionalidades em sua concretização. A experiência em projetos de extensão pode ser relevante para uma futura carreira profissional, pois permite que o futuro professor aplique seus conhecimentos na prática, desenvolva habilidades interpessoais e destaque-se como um profissional socialmente responsável. Além disso, a prática oferece a oportunidade de contribuir para a comunidade e fazer a diferença na vida das pessoas. Já na vida acadêmica, essa prática se destaca como uma ferramenta importante no desenvolvimento humano e social do aluno, uma vez que possibilita a vivência extramuros, diferente da que é encontrada nas clínicas e salas de aula. Representa uma possibilidade na qual o estudante pode colaborar com a comunidade, socializar o conhecimento e transpor as barreiras existentes entre ela e a universidade, podendo desta forma interferir diretamente na perspectiva de realidade profissional. Com isso, é esperado um amadurecimento do aluno, influenciando positivamente em seu exercício profissional, ou seja, por meio de sua participação nessas atividades se tem a oportunidade de entender melhor o que está por vir e se preparar para que sua atuação seja efetiva tanto para ele como para o beneficiário do seu exercício profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com