TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Universidade Cruzeiro do Sul

Por:   •  5/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

 Universidade Cruzeiro do Sul

  1. Projeto Integrado em Gestão de Sistemas de Informação
  1. Aplicativo de cálculo de compras em tempo real

                                        

PESQUISADOR

Mauá- SP

05/2020

RESUMO

        O projeto consiste na elaboração de aplicação para dispositivos móveis visando auxiliar consumidores no momento das compras com a leitura dos códigos de barras dos produtos e inserção do preço dos produtos de forma automática - se disponibilizado pelo mercado tabela com os dados dos produtos – realizando de forma automática e rápida o acompanhamento do total da compra.           


Sumário

1- INTRODUÇÃO        3

2- JUSTIFICATIVA        4

3- OBJETIVOS        5

4- DESENVOLVIMENTO        6

CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

BIBLIOGRAFIA        7

ANEXOS  (Se houver)        8

  1. INTRODUÇÃO   (1 página)

Dia a dia milhões de pessoas realizam compras nos supermercados. Acompanhado de tal ato também está a preocupação em fazer caber no orçamento das famílias a conta no caixa do supermercado. Para isto entram em cena marcações manuais, calculadoras, listas de comprar e até mesmo cálculos de cabeça de quanto se está gastando conforme o carrinho do mercado vai ficando mais cheio.

Comumente surgem desinformações na área de compras dos mercados. Etiquetas de preço ausentes ou preços não atualizados estão entre os problemas mais comuns. Tais acontecimentos além dos transtornos legais também geram incerteza na somatória do valor total da compra por parte do cliente, que somados aos erros na somatória tradicional dos valores de cada item podem gerar grandes diferenças na hora do pagamento da compra.

        Com a automação dos supermercados, e mais recentemente com a digitalização destes comércios a atualização dos preços ocorre através de sistemas que são atualizados frequentemente. Balanças e PDVs já utilizam bancos de dados com as informações necessárias para venda, porém ainda continua bastante analógica o ato de compra por parte dos clientes, que quando tem dúvidas quanto ao valor de algum produto, se o estabelecimento estiver de acordo com as leis vigentes,  precisa se locomover até 15 metros para encontrar um terminal de consulta.

        Com a criação da aplicação a ser projetada há o aproveitamento dessas tabelas por parte do consumidor no ato da compra, sendo constantemente atualizada em simultaneidade com as tabelas dos supermercados.

        Considerando a importância que tem para os consumidores o conhecimento prévio do valor a ser pago no ato das compras, assim como a lista de itens a ser comprados e até mesmo a simples consulta de um produto por parte do cliente objetivo a criação de aplicativo móvel que poderá ser disponibilizado por quaisquer mercado que utilizem sistema eletrônico de atualização de preços.


  1. 2- JUSTIFICATIVA

        

        Como ainda é costume de grande parte da população, especialmente das menos abastadas, a elaboração de listas de compras principalmente para conseguir adequar o orçamento disponível com o valor a ser no caixa. Levando em consideração essa necessidade apresenta-se a iniciativa de elaborar programa dedicado a eliminar as incertezas das somatórias feitas manualmente.

        Além de tal funcionalidade também será possível a simples consulta dos preços dos produtos por parte dos consumidores através de seu dispositivo pessoal, eliminando assim a necessidade de procurar algum verificador de preço, que muitas vezes pode não estar funcionando.

        Os supermercados já utilizam tabelas em seus bancos de dados com todos os cadastros necessários que são transmitidos via web para balanças e outros dispositivos. O sistema se utilizará desses cadastros, disponibilizados pelos estabelecimentos interessados no uso do aplicativo, dispensando a necessidade de criação de tabelas de dados adicionais.

        Com esta somatória de ideia é iniciado o processo de elaboração de um sistema para dispositivos móveis que facilite todas essas ações durante o processo de compras nos supermercados.

  1. 3- OBJETIVOS

        Desenvolver sistema móvel para criação de lista de compras com leitura dos preços dos produtos dos consumidores nos supermercados e somatória automática do valor total a ser pago no caixa do estabelecimento.

        Elaborar lista de compras de forma prática para acompanhamento no ato das compras, levantando preços e quantidades através do código de barras.

        Descrever de forma clara e confiável os preços dos produtos para os consumidores.

        Verificar rapidamente os preços de produtos em caso de dúvida quanto aos valores, inclusive, de forma futura, havendo interesse nas partes interessadas em disponibilizar os preços dos produtos para os consumidores antes da visita aos estabelecimento, para pesquisa prévia das compras.


5

  1. 4- DESENVOLVIMENTO

Utilizar dos sistemas de bancos de dados já em aplicação pelos supermercados na atualização de tabelas de preços em PDVs e balanças, que são constantemente transmitidos via web, inclusive wi-fi, para tais dispositivos e carregá-los no sistema a ser desenvolvido para consulta por parte do consumidor em seu próprio aparelho móvel.

Trabalhando por anos com estes sistemas foi percebido que é possível o aproveitamento destes para o desenvolvimento de um software para os consumidores consultarem os produtos dentro do estabelecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com