TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio em Educação Infantil - Universidade Cruzeiro do Sul

Por:   •  2/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.431 Palavras (10 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 10

Dados do aluno

Nome: Maria Mylena Farias Martins

Curso:Pedagogia

Ano: 2019/2

Instituições: Universidade Cruzeiro do Sul

RGM: 19532059

Disciplina: Estágio em educação infantil

Quantidade de horas: 100 hora

Caracterização da escola

O presente relatório refere-se á disciplina de estágio supervisionado em educação infantil. Essa disciplina tem como objetivo fazer com que nós, estudantes, tenhamos a possibilidade de vivenciar na prática as experiências de uma sala de aula. Relacionando as teorias estudadas ao longo do curso e a práxis.

A partir de anseios de suas fundadoras, Silvia, Mônica e Lêda  em criar um projeto voltado a educação, em 1991 a Escola Projeto Vida, uma escola privada, foi fundada. A escola divide-se entre duas unidades, uma de ensino infantil e a outra de fundamental l e ll. A escola pertence a diretoria de ensino da região centro.

A unidade do ensino infantil encontra-se no mesmo local desde de sua fundação, rua Soró Angélica, nº 430,no bairro da Casa verde, São Paulo. Nesse mesmo local, anterior a criação da escola, funcionava um sítio, Sítio Santa Luzia. Em 1982, após o falecimento de sua proprietária, o CONDEPHAAT tombou o local, reconhecendo-o como  patrimônio arquitetônico da cidade de São Paulo.

A escola possui um porte médio, com uma ótima infraestrutura. Seus espaços são bem decorados, inclusive com projetos dos próprios alunos. Suas salas são pequenas, porém comportam todos, já que as mesmas não têm muitos mobiliários. As crianças usam as carteiras em sistema de estações.

Possui uma extensa área verde, que dá a possibilidade aos alunos terem diversas experiências com a natureza e iniciando desde cedo uma reflexão sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. As crianças também dividem espaços com alguns animais,  1 ponei, o Sargento, uma cabra, a famosa Frida, e diversas espécies de galinhas, inclusive a da angola entre outros bichinho que ajudam nessa conscientização de responsabilidade com outros seres do nosso planeta.  

Há também inúmeros espaços de brincadeiras.Uma casinha na árvore e uma outra térrea, brinquedões e escorregas, mas a sensação dos alunos da Projeto vida é a areia azul. A escola também possui um ateliê de arte, refeitório, uma pequena quadra, onde são realizadas as aulas de ed. Física. Não possui biblioteca, porém há o “cantinho da leitura”, um espaço com algumas almofadas e pequenas estantes com livros infantis

Na escola são oferecidos os cursos de ballet e judô, porém os mesmos são realizado fora do período pedagógico.

Introdução

 O estágio foi realizado na escola Projeto Vida unidade infantil, localizada na cidade de São Paulo., no período de 19 de setembro ao dia 29 de outubro. Totalizando 100 horas.

A turma acompanhada foi a do Grupo 4, o G4 tartaruga como as crianças o reconhecem. O grupo é composto por 16 alunos entre a faixa etária de 4 e 5 anos. Há uma professora polivalente, professora Bianca e uma professora auxiliar, professora Fernanda. A escola segue a linha construtivista, visando o protagonismo da criança. O professor tem o papel de mediador entre a aprendizagem e o aluno, e cria situações em que o aluno vivencie experiências e as investigue compreendendo o mundo que o cerca.

Em sala há um ambiente bem democrático, onde desde  cedo institui-se o momento de fala de cada um. Há também muita afetividade e respeito  entre os colegas.

A rotina da sala é discutida logo no início da aula, em uma roda de conversa antecipando as crianças de todas as atividades que serão realizadas durante o dia, proporcionando aos alunos uma autonomia em relação a organização do tempo.

A sala, apesar de pequena, possui espaços diversificados dando a possibilidade da criança escolher onde deseja fazer a atividade, isso também proporciona ao alunos autonomia e responsabilidade sob suas escolhas. Por serem ambientes lúdicos (cozinhas, sorveteria, casinha, etc)  os alunos têm a possibilidade de criar e fantasiar, desenvolvendo também a imaginação. Os trabalhos e projetos realizados ao longo do ano ficam em exposição, ajudando a compor a decoração da sala.

No intervalo as crianças vão ao banheiro lavar as mão e depois pegam suas lancheiras para espaços próximos ao parquinho. Durante a semana mudam os ambientes. Muitas vezes preferem ficar perto da areia azul. Após a escolha do espaço, estendem a toalha e sentam em volta. Algumas vezes cantam algumas musicas antes de começarem a comer. O ajudante do dia pega duas lixeiras, uma para o lixo comum e outra pra o reciclável. Durante o lanche as professoras ficam observando os alunos. E quando necessário os ajudam. É passada a cesta de frutas, momento esse que cada um contribui com uma fruta. As frutas serão cortadas e ao final das aulas os alunos voltam a se reunir e comem juntos.

       As crianças que vão terminando de comer se levantam e vão brincar. Há crianças que perdem todo o tempo de parque, pois demoram a comer. Uma delas teve essa questão levada para um psicólogo que a está acompanhando e auxiliando nas intervenções feitas pelos pais e os professores. Há também uma criança de inclusão. Uma de suas dificuldades está função motora, então a mesma demora para abrir os potes e os pacotinhos  para lanchar. A professora tenta desenvolver a autonomia dela, por isso a deixa tentar algumas veze antes de ajudá-la.

      As brincadeiras no parque são livres, as crianças usam todos os espaços. Sendo sempre observadas por pelo menos uma das professoras.

é de fundamental importância para a aprendizagem da criança por que é através dela que a criança aprende, gradualmente desenvolve conceitos de relacionamento casuais ou sociais, o poder de descriminar, de fazer julgamentos, de analisar e sintetizar, de imaginar e formular e inventar ou recriar suas próprias brincadeiras” (SANTIN, 2001, p.523)

Não há tempo limite estabelecido de parque. As crianças ficam aproximadamente 1 hora entre lanche e parque. A professora grita “G4 tartaruga” e todos os alunos se encaminham para a sala. A professora então os leva para o banheiro. Como são crianças de 4  e 5 anos, usam o banheiro de maneira independente. Mas há aquele que precisam um pouco de ajuda.

A volta para sala a professora propõe alguma atividade ou alguma leitura. Muitas vezes divide os alunos em mini grupos para que cada grupo realize uma atividade diferente. Após determinado tempo os grupos mudam de “estação”.

As segundas e quintas o grupo vai ao ateliê com a professora de artes, Luana. Lugar que desenvolvem diversos tipos de trabalhos e com uma grande variedade de materiais. As terças feiras, após a aula, acontecem as aulas de judô e ballet, por isso durante aproximadamente 40 min as professoras trocam as crianças para essas aulas, perdendo um tempo valioso do horário regular, principalmente porque não são todas que fazem essas atividades. Enquanto as crianças estão se trocando, com o auxilio das duas professoras (polivalente e auxiliar), as outras estão fazendo atividades ou  alguma brincadeira livre. As sextas o grupo tem apenas 30 minutos de aula de música com o professor, Paulo. Infelizmente é um tempo muito curto para as crianças se aproximarem dessa área que é tão importante para o seu aprendizado, já que, segundo diversos pesquisadores a música traz benefícios para a aprendizagem, como concentração, sociabilização,  audição, sem contar  que a criança torna-se sensível a música. Todos o dias há aulas de inglês com a professora Inês. As crianças da educação infantil não fazem educação física, cabendo as professoras polivalentes planejarem práticas para desenvolvimento da psicomotricidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com