TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL BIOQUÍMICA CLINICA

Por:   •  2/6/2021  •  Exam  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

BIOQUÍMICA CLINICA

RESPOSTAS!

1. TTPA: Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada. É um exame que avalia a eficiência da via intrínseca na medição da formação do coágulo de fibrina. É usado o tubo com citrato de sódio (tampa azul). Usa o plasma da amostra.

TP: Tempo e atividade Protombínica. É um exame que avalia a via extrínseca e a via comum, ou seja, os fatores VII, X, V, II. É um exame usado para determinar a tendência de coagulação. É usado o tubo com citrato de sódio (tampa azul). Usa o plasma da amostra.

Fibrinogênio: Dosagem de fator I. É um exame sobre coagulação. É usado o tubo com citrato de sódio (tampa azul). Usa o plasma da amostra.

Hemograma: Hematológico. Exame que analisa informação especificas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue (hemácia, leucócitos, plaquetas). É usado o tubo com EDTA (tampa roxa). Usa sangue total da amostra.

Sequência de coleta correta:

1º tubo: Com citrato de sódio (tampa azul)

2º tubo: Com EDTA (tampa roxa)

2. Colesterol total e frações: Exame que mostra os níveis de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea. É usado o tubo de tampa vermelha ou amarela com gel. Usa o soro da amostra.

Triglicérides: Exame que faz parte do perfil lipídico, também composto por colesterol total e suas frações. É usado o tubo de tampa vermelha ou amarela com gel. Usa o soro da amostra.

ALT (TGP): Transaminase Glutâmico Pirúvica. Exame que serve principalmente para investigar problemas no fígado, conhecida como alanina aminotransferase (ALT), a enzima TGP participa das reações bioquímicas para a produção de energia. É usado tubo de tampa vermelha ou amarela com gel. Usa o soro da amostra.

AST (TGO: Transaminase Glutâmico Oxalacética. Exame para verificar danos no fígado. É usado o tubo de tampa vermelha ou amarela com gel. Usa o soro da amostra.

FAL: Fosfatase Alcalina. Este exame mede os níveis dessa enzima no sangue. No fígado, a fosfatase alcalina é encontrada nas bordas das células que se unem para formar canais biliares, pequenos tubos que drenam a bile do fígado para o intestino, onde ele é necessário para ajudar na digestão das gorduras. É usado o tubo de tampa vermelha ou amarela com gel. Usa o soro da amostra.

GGT: Gama-glutamiltransferase. Exame que avalia a função hepática. É usado tubo de tampa vermelha ou amarela com gel. Usa o soro da amostra.

Glicemia: Glicose. Exame que mede o nível de glicose “taxa de açucares” na corrente sanguínea. É usado o tubo com fluoreto (tampa cinza). Usa o plasma da amostra.

Hemograma: Hematológico. Exame que analisa informação especificas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue (hemácia, leucócitos, plaquetas). É usado o tubo com EDTA (tampa roxa). Usa sangue total da amostra.

Lactato: Ácido lático. Exame pedido principalmente para ajudar a determinar se o indivíduo apresenta acidose láctea, alto nível de lactato no sangue. O lactato é um produto do metabolismo celular. Dependendo do pH, pode estar presente na forma de ácido láctico. É usado o tubo com fluoreto (tampa cinza). Usa o plasma da amostra.

Sequência de coleta correta:

1º tubo: Com tampa vermelha ou amarela

2º tubo: Com EDTA (tampa roxa)

3º tubo: Com fluoreto (tampa cinza)

3. Hemograma: Hematológico. Exame que analisa informação especificas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue (hemácia, leucócitos, plaquetas). É usado o tubo com EDTA (tampa roxa). Usa sangue total da amostra.

VHS: Velocidade de hemossedimentação. Exame muito utilizado para detectar inflamação ou infecção. É usado o tubo com EDTA (tampa roxa). Usa sangue total da amostra.

Proteína C reativa: PCR. Geralmente está aumentada quando existe inflamação. É usado tubo de tampa vermelha ou amarela com gel. Usa o soro da amostra.

Sorologia para Citomegalovírus: São pesquisados anticorpos. É usado o tubo de tampa vermelha ou amarela com gel. Usa o soro da amostra.

Sequência de coleta correta:

1º tubo: Com tampa vermelha ou amarela

2º tubo: Com EDTA (tampa roxa)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4. HIV: Carga viral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com