TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Infantis Regulamento

Por:   •  21/10/2022  •  Artigo  •  3.413 Palavras (14 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Orienta a Direção, Coordenação Pedagógica e professores sobre o protocolo das aulas presenciais do componente curricular de Educação Física para o ano letivo de 2021.

        

Considerando o Art. 33 da Resolução SESA Nº 98 de 03/02/2021.

A Secretaria Municipal de Educação, orienta a Direção, Coordenação Pedagógica e professores das unidades educacionais quanto ao protocolo das aulas presenciais do componente curricular de Educação Física para o ano letivo de 2021.

1. Justificativa

 Segundo a resolução SESA nº 98 de 03/02/2021 em seu Art. 33, "A Instituição de Ensino deve avaliar a possibilidade das aulas de Educação Física serem teóricas na primeira etapa do retorno presencial, e quando forem realizadas aulas práticas, as mesmas devem ser individualizadas, sem contato físico entre os participantes, com distâncias de 1,5 (um metro e meio), em espaços abertos.

Parágrafo único. A prática de atividades físicas que envolvam superfícies de difícil limpeza e desinfecção; troca de objetos entre alunos ou contato físico entre eles, permanecem suspensas”.

        Diante da pandemia da COVID-19, zelar pela saúde e bem-estar de funcionários e alunos é uma prioridade do poder público. Por isso, esse protocolo tem por objetivo apresentar orientações e medidas para garantir a segurança dos envolvidos nas aulas presenciais de Educação Física na rede municipal de ensino de Umuarama.

        Esse protocolo se torna necessário, visto que a Educação Física é um componente curricular que têm suas especificidades que a diferencia dos demais componentes curriculares, principalmente pelas atividades que muitas vezes têm trocas de objetos e contato físico entre os participantes.

        A Educação Física devido a covid-19, não pode ser vista como um problema dentro das unidades educacionais, assim como achar que é simples se resolver esse “problema” apenas com a exclusão das aulas presenciais.

        A Educação Física tem um papel importante no retorno às aulas, dentre os quais destacamos: apoiar na prevenção da covid-19, melhorar a saúde física, psicológica e afetiva, ser o momento onde os alunos podem valorizar a cultura corporal através de atividades onde o movimento do corpo é o fator principal das ações, sendo um contraste dentro do ensino que é predominantemente estático.

        Outro fator importante, é que devido a pandemia as aulas presenciais foram suspensas e com as aulas remotas e utilização de eletrônicos (celular, tablet, videogame, etc) agravou-se o sedentarismo, que é um grande mal dos dias atuais, portanto, a Educação Física será a garantia de uma aula ao ar livre, com atividades físicas sistematizadas que buscam melhorar a qualidade de vida, a interação social e o desenvolvimento integral.

        

2. Medidas de proteção

  • o uso de máscara é obrigatório durante toda a aula;
  • os alunos devem respeitar o distanciamento de 1,5 m entre eles no deslocamento até o local da aula;
  • cada aluno deve levar os objetos pessoais (ex: garrafa de água, toalha, etc.);
  • é proibido o compartilhamento de objetos pessoais;
  • o local terá marcações (cone, garrafa, arco, X) com distanciamento de 1,5 m ou mais para indicar onde cada aluno deverá ficar nos diversos momentos da aula (explicação, hidratação, etc.);
  • higienizar as mãos de todos com álcool em gel 70% ou lavar com água e sabão, no início, término e sempre que necessário durante a aula;
  • estimular a hidratação entre as atividades;
  • o professor não poderá retirar a máscara para conversar e dar orientações aos alunos;
  • as aulas devem ser realizadas em ambiente aberto e arejado, com exceção para aulas teóricas que necessitem de outros recursos didáticos (quadro, projetor multimídia, etc.);
  • todos os materiais a serem utilizados deverão ser higienizados antes da aula;
  • os alunos devem trocar a máscara após a aula de Educação Física;
  • quando o professor solicitar, o aluno deverá trazer objetos de casa (ex: bola de plástico, arco bambolê, bastão, etc.) para serem utilizados de forma individual na aula, e no mesmo dia o aluno levará o objeto para casa (esse item fica a critério de cada escola).

3. Planejamento das aulas

        Para o planejamento das aulas, é necessário que a atividade escolhida leve em consideração as seguintes orientações:

  • não pode haver contato físico entre os alunos;
  • não pode haver troca de materiais entre os alunos;
  • o distanciamento de 1,5m ou mais entre os alunos deve ser respeitado;
  • iniciar as aulas com exercícios de alongamento para melhorar a flexibilidade e diminuir os riscos de lesões musculares devido à inatividade física;
  • as aulas devem ter intensidade moderada, pois os alunos podem estar com o condicionamento físico desfavorecido devido à inatividade física.

4. Educação Infantil

4.1 Corpo, gestos e movimentos

4.1.1 Cantigas de roda: devido a sua especificidade que é de formação em roda e de mãos dadas, nesse momento esse saber e conhecimento não será realizado nas aulas de Educação Física.

4.1.2 Brinquedos cantados: utilizar preferencialmente formações de fileiras e colunas (local devidamente demarcado com distanciamento).

4.1.3 Expressão corporal: o aluno pode se expressar corporalmente em todos os outros saberes e conhecimentos, por isso, nesse momento não será realizado nas aulas de Educação Física.

4.1.4 Coordenação motora global: as atividades não podem ter caráter coletivo como a brincadeira de pega-pega.  Alguns exemplos de atividades possíveis são: as corridas com e sem obstáculos e movimentos ginásticos.

4.1.5 Coordenação motora fina: esse saber e conhecimento será trabalhado nos outros campos de experiência onde cada aluno terá os seus materiais, por isso, nesse momento não será realizado nas aulas de Educação Física.

4.1.6 Estruturação do esquema corporal: esse saber e conhecimento será trabalhado nos outros campos de experiência, por isso, nesse momento não será realizado nas aulas de Educação Física.

4.1.7 Coordenação visomotora: as atividades não podem ter caráter coletivo como a brincadeira de queimada.  Alguns exemplos de atividades possíveis são: chute ao gol e boliche (é necessário que cada aluno tenha a sua bola).

4.1.8 Equilíbrio motor:  as atividades não podem ter caráter coletivo como a brincadeira pega-pega saci. Alguns exemplos de atividades possíveis são: caminhar sobre uma corda, equilibrar-se em apenas um dos pés e circuitos com estações onde o aluno faz equilíbrios diversos.

4.1.9 Velocidade da contração muscular:  as atividades não podem ter caráter coletivo como a brincadeira do duro e mole. Alguns exemplos de atividades possíveis são: corridas, salto em distância e arremesso de objetos (cada aluno deve ter o seu objeto).

4.1.10 Lateralidade:  as atividades não podem ser coletivas ou em duplas.

4.1.11 percepção tátil: deverá ser trabalhado de forma integrada aos outros saberes e conhecimentos, não sendo cobrado como pauta avaliativa durante esse período.

4.1.12 Percepção auditiva: deverá ser trabalhado de forma integrada aos outros saberes e conhecimentos, não sendo cobrado como pauta avaliativa durante esse período.

4.1.13 Orientação temporal: deverá ser trabalhado de forma integrada aos outros saberes e conhecimentos, não sendo cobrado como pauta avaliativa durante esse período.

4.1.14 Orientação espacial: deverá ser trabalhado de forma integrada aos outros saberes e conhecimentos, não sendo cobrado como pauta avaliativa durante esse período.

4.1.15 Jogos cognitivos - memória, dominó de figuras, quebra-cabeça: Esse tipo de jogo é difícil se realizar, por não conseguir o distanciamento ideal e também a higienização dos jogos se torna um complicador, por isso, é aconselhável a não realização da prática desse objeto de conhecimento em ambiente escolar.

5. Ensino Fundamental

5.1 Unidade temática Dança:

  • Utilizar preferencialmente formações de fileiras e colunas (local devidamente demarcado com distanciamento).
  • Para formação circular e em duplas, utilize cabos de madeira de no mínimo 1,5 m (cabo de vassouras), onde os alunos segurarão as pontas dos cabos para manter o distanciamento. O aluno não pode trocar de posição com outro durante a aula, evitando que ele toque em bastão manuseado por outro.
  • A formação circular e em duplas devem ser utilizadas apenas para aulas do 4º e 5º ano, pois os alunos compreendem melhor as orientações de segurança.
  • Durante a dança os alunos não podem trocar de posição.

5.2 Unidade temática Jogos e brincadeiras

5.2.1Jogos tradicionais

        A seguir algumas sugestões de atividades respeitando o item 3 dessa orientação.

  1. Amarelinha: cada aluno com a sua pedrinha.
  2. Pular corda: dois alunos escolhidos para bater corda e quando for realizar a troca dos alunos, higienizar com álcool em gel a corda e as mãos dos dois alunos.
  3. Pega-pega: um pegador e um fugitivo, o pegador ficará de posse de um objeto que deverá ser lançado no fugitivo. Se possível que cada aluno tenha o seu objeto (ex: bolinha de papel).
  4. Batata-quente: os alunos sentados em círculo com distanciamento. Em vez de uma bola para ser passada entre os alunos, o jogo será adaptado da seguinte forma: cada aluno terá um objeto (ex: bolinha de papel) à sua frente, na sua vez o aluno deve pegar o objeto, levantar acima da cabeça e colocar de volta no chão, depois é o aluno ao lado e assim sucessivamente, quando o aluno que está de costas ao círculo gritar “queimou” quem estiver com o objeto na mão será eliminado.

5.2.2 Jogos de construção

        Nesse objeto de conhecimento, geralmente são necessários materiais que são compartilhados (tesoura, cola, etc.), por isso, é adequado que a forma de confecção seja explicada presencialmente e solicitada que os alunos a realize com a sua família, na aula seguinte os alunos devem trazer o objeto já confeccionado para que o professor desenvolva atividades práticas utilizando o objeto confeccionado.

5.2.3 Jogos cognitivos

        Esse tipo de jogo é difícil se realizar presencialmente, por não conseguir o distanciamento ideal e também a higienização dos jogos se torna um complicador, por isso, é aconselhável a não realização da prática desse objeto de conhecimento em ambiente escolar.

        É possível fazer a parte teórica de introdução e explicação dos jogos presencialmente e a parte prática para ser realizada em casa com outro membro da família, na aula seguinte faça questionamentos para saber como aconteceu, observar se os alunos compreenderam o objetivo e tirar dúvidas.

        Sugerimos a não utilização do xadrez, pois muitas famílias não têm pessoas que possam jogar com o aluno devido a sua complexidade.

5.2.4 Jogos de dramatização

        Nesse objeto de conhecimento podem ser utilizados atividades de imitação, mímica, contracenar em duplas ou trios com distanciamento.

5.2.5 Jogos de atenção

        Nesse objeto de conhecimento as atividades podem ocorrer mantendo o distanciamento. Exemplos: simon diz, morto-vivo, careca-cabeludo.

5.2.6 Jogos cooperativos

        Nesse objeto de conhecimento geralmente as atividades têm contato físico e trocas de objetos para gerar uma cooperação entre o grupo, portanto são poucas atividades que poderão ser realizadas em ambiente escolar.

        É possível realizar atividades tipo “alunos x professor”, nelas o professor impõe um desafio para a turma, por exemplo, os alunos deverão acertar uma pedra em um círculo que estará à frente de cada um no tempo de 1 minuto, definindo quantos acertos no total os alunos devem fazer para ganhar do professor.

        

5.2.7 Jogos pré-desportivos:

        Nesse objeto de conhecimento as atividades devem ser individuais para desenvolver fundamentos, por exemplo: chutar uma bola em um gol, arremessar uma bola, conduzir uma bola, driblar a bola, circuito de fundamentos, etc..

        Atividades onde os alunos são numerados, o professor chama um número e os dois alunos correspondentes fazem o que é pedido, sem enfrentamento, de preferência que cada um realize de um lado do espaço. Normalmente nesse tipo de jogo, se colocam os objetos no centro para que os alunos corram até eles, peguem e realizem o objetivo, ao invés disso, quando for necessário um objeto para o jogo, é importante que cada aluno fique com o seu.

        Corrida de estafeta, onde a equipe fica em coluna, cada um em cima de uma marca que garante o distanciamento, coloca-se dois arcos à frente da coluna ficando lado a lado com distância de pelo menos 1, 5 m, sendo um de partida e o outro de chegada. Ao sinal de início, o primeiro aluno sai do arco de saída e faz o percurso com o fundamento (ex: conduzindo uma bola com os pés) solicitado, ao retornar deve entrar no arco de chegada, nesse momento o segundo aluno que já está posicionado no arco de saída pode sair, e assim sucessivamente.

5.3 Unidade temática Ginástica

5.3.1 Movimentos naturais

        Exercícios ginásticos de flexibilidade, fortalecimento e equilíbrio.

5.3.2 Movimentos com materiais

        Exercícios ginásticos cada aluno com um material.

5.3.3 Ginástica circense

        É possível atividades como o Swing-poi, malabares, equilíbrio de objetos e acrobacias. Se o objeto a ser utilizado for confeccionado pelos próprios alunos, este deverá seguir as orientações contidas no item 5.2.2 (jogos de dramatização).

5.4 Unidade temática lutas

5.4.1 Lutas de oposição

        Nesse objeto de conhecimento as atividades têm contato físico ou a disputa por um objeto, por isso é aconselhável a não realização da prática de forma presencial.

        

5.4.2 Lutas de matriz indígena e africana

        Dentro desse objeto de conhecimento a sugestão é a capoeira. Ensine os movimentos (ginga, movimentos de ataque e defesa) cada um em seu local demarcado. É possível fazer uma roda com distanciamento e dois a dois jogam respeitando um círculo feito pelo professor onde não podem entrar para manter o distanciamento.

5.4.3 Lutas de matriz mundial

        Nesse objeto de conhecimento as lutas podem ser realizadas sem a disputa entre pessoas, utilizando a aprendizagem dos golpes em situações hipotéticas de confronto. A seguir alguns exemplos.         

  1. Boxe:  ensine os movimentos de ataque (jab, cruzado, direto, upper, gancho) e posição de guarda. Em duplas, um aluno segura um bastão que tem um objeto (bexiga, bola, etc.) amarrado e o outro realiza os golpes, quando for fazer a troca deve-se higienizar o bastão.
  2. Caratê: utilize o estilo “Kata”, que são movimentos coreografados que visam dar desenvoltura frente a situações reais de enfrentamento, contra um ou vários adversários imaginários. 
  3. Esgrima: confeccionar uma espada para cada aluno, ensine os movimentos de guarda, o deslocamento de marcha para frente e para trás, afundo, ataque por estocada. Em duplas, um aluno segura um bastão que tem um objeto (bexiga, bola, etc.) amarrado e o outro realiza os golpes, quando for fazer a troca deve-se higienizar o bastão.
  4. Taekwondo: ensine os movimentos de ataque (Ap tchagui, Miryio tchagui, Yop tchagui, Bandal tchagui, etc.) e a posição de luta. Em duplas, um aluno segura um bastão que tem um objeto (bexiga, bola, etc.) amarrado e o outro realiza os golpes, quando for fazer a troca deve-se higienizar o bastão.

5.5 Unidade temática Esportes

        A diferença dos esportes para os jogos pré desportivos é que as regras de cada modalidade são regidas pelas federações internacionais, nacionais e estaduais, por isso, é importante que os alunos tenham o acesso aos conhecimentos específicos de cada esporte através das aulas.

5.5.1 Esportes de Marca

  1. Atletismo – corridas: as provas individuais podem ser realizadas mantendo o distanciamento e as de revezamento podem ser feitas da seguinte forma: A equipe fica em coluna cada um em cima de uma marca que garante o distanciamento, coloca-se dois arcos à frente da coluna ficando lado a lado com distância de pelo menos 1, 5 m, sendo um o de partida e o outro de chegada. Ao sinal de início, o primeiro aluno sai do arco de saída e ao retornar deve entrar no arco de chegada, nesse momento o segundo aluno que já está posicionado no arco de saída pode correr, e assim sucessivamente.
  2. Atletismo – saltos: realize as atividades tomando cuidado para não utilizar objetos para amortecer as quedas (ex: colchonete, colchão).
  3. Atletismo – lançamentos e arremessos: utilize atividades onde cada aluno possa ter o seu objeto (ex: bolinha de papel, avião de papel).
  4. Halterofilismo: as atividades necessitam de objetos para se levantar utilizando a força e como é difícil um objeto para cada aluno, orienta-se que a parte teórica de introdução e explicação do esporte seja feita presencialmente e a parte prática com outro membro da família, na aula seguinte faça questionamentos para saber como aconteceu, observar se os alunos compreenderam o objetivo e tirar dúvidas.

 5.5.2 Esportes de Precisão

  1. Boliche: cada aluno com uma bola e o professor será responsável em levantar os pinos.
  2. Golfe: cada aluno com um taco e uma bolinha.
  3. Bocha: não é viável o jogo com suas regras originais, pois mesmo que cada um tenha as suas bolinhas, no jogo elas se tocam. Uma forma de se jogar é que tenha dois campos, o jogador A joga no campo 1 e o jogador B joga no campo 2, àquele que conseguir deixar a sua bola mais próxima do bolin será o vencedor.

5.5.3 Esportes de Campo e taco

        Para esses tipos de esportes (exemplo: beisebol, bets, criquet e softbol) onde o objetivo é rebater  um objeto e percorrer um trajeto para marcar pontos não é viável o jogo coletivo com suas regras originais, pois nessas modalidades existem dois elementos que são o contato físico e troca de objeto constante.

        As atividades recomendadas são as para desenvolver os fundamentos, por exemplo: um aluno lança a bola e o outro tenta rebater e arremessar a bola para acertar a base. O ideal é que cada aluno tenha o seu taco.

5.5.4 Esportes de Invasão ou Territorial

        Para esses tipos de esportes (exemplos: futebol, basquetebol, handebol, hóquei sobre gramas, rugby, etc.) onde o objetivo é invadir o campo adversário buscando fazer o ponto (cesta, gol, touchdow, try), não é viável o jogo coletivo com suas regras originais, pois nessas modalidades existem dois elementos que são o contato físico e troca de objeto constante.

        As atividades recomendadas são as para desenvolver os fundamentos, por exemplo:  chutar uma bola em um gol (futebol), arremessar uma bola na cesta (basquetebol), conduzir a bolinha com o taco (hóquei sobre a grama). Atividades onde os alunos são numerados, o professor chama um número e os dois alunos correspondentes fazem o que é pedido, sem enfrentamento, de preferência que cada um realize de um lado do espaço.

        

5.5.5 Esportes de Rede/quadra dividida ou parede de rebote

        Esportes que utilizam partes do corpo para manusear o objeto (voleibol, vôlei de praia, futevôlei, peteca), não serão desenvolvidos nas aulas presenciais, pois mesmo atividades individuais não são tão eficazes, pois o objetivo é fazer com que o objeto ultrapasse a rede e que o adversário a rebata de volta.

        Esportes que utilizam raquetes (tênis, tênis de mesa, raquetebol, pelota basca, badminton) podem ser realizadas, desde que cada aluno tenha a sua raquete, nesse caso podem ser confeccionados de papelão ou outro material.

Referências

BARROS, Ricardo do Rego, org. Como possibilitar que crianças e adolescentes pratiquem atividades físicas com segurança pós-quarentena da COVID-19? Sociedade Brasileira de Pediatria. Junho, 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22593c-NA_-  Atividade_fisica.pdf <Acesso em 23/01/2021>

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, 2017.

FOLHA VITÓRIA. Como deve ser à atividade física na escola para garantir segurança diante do coronavírus? Folha Vitória, 2020. Disponível em: https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/08/2020/como-deve-ser-a-atividade-fisica-na-escola-para-garantir-seguranca-diante-do-coronavirus. <Acesso em: 22/01/2021>

COVID-19: Recomendações Para os Profissionais de Educação Física na Retomada Dos Serviços em Atividades Físicas, Esporte e Educação Física Escolar. Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.listasconfef.org.br/arquivos/2020/com/covid19.pdf. <Acesso em: 24/01/2021>.

INSTITUTO PENÍNSULA. O papel atividade física no retorno às aulas presenciais. Instituto Península - São paulo, 2020. Disponível em: https://impulsiona.org.br/volta-as-aulas-atividade-fisica/ <acesso em 23/01/2021>.

PARANÁ. Protocolo para retorno das aulas presenciais, SEED, Curitiba, 2020.

PARANÁ. Resolução SESA nº 98 de 03/02/2021

Webnário: O papel da atividade física no retorno às aulas presenciais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-7bctzpgo7U <Acesso em 01/12/2020>

Coordenação Educacional de Educação Física

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (224.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com