TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karate

Seminário: Karate. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Seminário  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

Karatê

O Karatê se deu inicio na ilha de Okinawa (Japão), no final do século XIX. Durante o século XV ouvia-se relatos, mas como uma defesa pessoal, conhecida como Te. Esta arte marcial floresceu durante o reinado de Sho Hashi.

No ano de 1609, o Karatê começa a se desenvolver cada vez mais devido a invasão de Satsuma, onde foi proibido qualquer tipo de armamento. Isso durou por volta de 300 anos. Com a junção do Te ao Karatê, se deu o que conhecemos atualmente. A arte marcial era treinada secretamente por famílias aristocráticas e passando de pais para filhos.

Quando Okinawa se liberta de Satsuma, a arte marcial foi mostrado a população japonesa e incorporado a escola de Educação Física no ano de 1904.Mas ao contrario do que pensamos, não existe apenas um tipo de Karatê, e sim oito : Goju Ryu, Shito Ryu, Shorin Ryu, Shotokan, Wado Ryu, Uechi Ryu, Kenyu Ryu e Kyokushin Kai. Entre eles apenas quatro estilos são aceitos pela Federação Mundial de Karatê (WKF) :

Shotokan

Shotokan significa “Academia de Shoto”, e Shoto em japonês significa “Pinheiro”. Seu principal fundador foi Gichin Funakoshi . É um estilo caracterizado por golpes no corpo inteiro e com bases fortes, é usada as mãos e giros com calcanhar.Possui 29 katas, que são sequencias de movimentos. O kata auxilia ao aprendizado de técnicas novas para serem utilizadas no Kihon e Kumitê. Como nas outras modalidades, o aprendizado chega com a pratica exaustiva. Kumitê é a luta. O Karatê Shotokan, esta divido em 8 níveis ou faixas também conhecidos como Obi: branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta. Para cada nível existe um kata,kumite e kihon específicos.

Wado Ryu

É o estilo do “caminho da paz”, foi fundado em 1934 misturando técnicas de outras artes marciais. Usa-se as técnicas esquivas e de projeção, utilizando fortemente o movimento de quadril, isto se da ao fato do Mestre Otsuka ser graduado em Judô e Kendô. O níveis de graduações são: branca, amarela, laranja, bordô, azul, verde, roxa, marrom e preta.

Shito Ryu

Caracterizado pelas riquezas nos katas, o estilo Shito Ryu foi fundado pelo Mabuni- Sensei. Existem mais de 70 katas, mas apenas 52 são reconhecidos pela Federação Mundial de Shito Ryu. É um estilo que combina formas mais suaves e circulares, e as técnicas de solo. Que misturam o Shito Ryu de Anko e Naha-te.

Goju Ryu

Significa força e flexibilidade, o estilo Goju Ryu foi fundado oficialmente pelo mestre Chojun Miyagui no ano de 1933. Nesse estilo, deve-se agir com energia, velocidade e usar a respiração. Há diferentes tipos de Katas, sendo empregados dependendo da escola. O estilo Goju Ryu utiliza-se de kihon, kumite, katas e diferentes das outras modalidades o Bunkai que são as aplicações de katas. Atualmente os níveis ou obi (faixas) são branca, azul clara(opcional) , amarela, laranja, azul escura, verde, roxa, marrom e preta.

Karatê significa “mãos vazias” e Karatê-do “caminho das mãos vazias”. Nas olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, o Karatê será uma modalidade demonstrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com