TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karate

Artigo: Karate. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Artigo  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 3

____KARATÊ _____________________

HISTORIA DA MODALIDADE.

O Karatê é uma arte marcial japonesa, desenvolvida na região de Okinawa no Norte do país.

Okinawa em virtude de sua localização passa a ser umas das regiões comerciais mais importantes, uma vez que permiava as relações do Japão com a China, onde os habitantes sofriam influencias da cultura chinesa, uma delas foi a entrada das artes marciais, tais como as práticas do templo Shaolin.

Nesse mesmo local por volta do século XVII a arte marcial de origem chinesa havia sido modificada o suficiente para ser identificada como japonesa, sendo conhecida na época por ¨te¨.

A mesma era transmitida por método oral, de mestre para discípulo, não havia um único método dessa prática marcial japonesa.

Foi no século XIX que esta arte passou por revisões no método de ensino, sendo simplificada para facilitar o aprendizado, onde também ganhou o nome de KARATÊ.

Na década de 1900 o Karatê ultrapassou a região de Akinawa, pois muitos japoneses migraram para as ilhas Havaianas, a arte ganhou um espaço junto as pessoas, ou seja, a arte foi reconhecida, sendo assim a modalidade transformou se e ganhou espaço como uma modalidade esportiva, tudo isso em mais ou menos dois anos, o que não demorou muito.

Na década de 30 o Karatê foi reconhecido pela Associação Japonesa de Artes, nesta mesma época o Karatê já ganhara o Japão e estava pronto para ganhar o mundo,

Com uma forte influência do criador do judô Jigoro Kano, o mesmo centrou se no uso do kimono branco e nas cores das faixas, as cores indicavam o estagio dos alunos.

Vamos ressaltar que esta arte tem como princípios não só físicos e mentais mais também visa os seguintes princípios abaixo: *Hitotsu jinkaku kansei ni tsutomuru koto (Esforçar-se para a formação do caráter).

* Hitotsu makoto no michi o mamoru koto (Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão).

* Hitotsu do ryoku no seishin o yashinau koto (Criar o intuito do esforço.

* Hitotsu reigi o omonzuru koto (Respeito acima de tudo).

* Hitotsu keki no yu o imashimeru koto( Conter o espírito de agressão)”.

Karatê no Brasil:

O ingresso ocorreu no ínicio do século XX, sua prática ficou restrita no ensino particular, somente na década de 50 que houve a abertura do primeiro estabelecimento voltada para o ensino e aprendizado do Karatê no País.

Características e técnicas;

Os ataques de braços e pernas do karatê, podem ser aprendidos rapidamente, porem o aperfeiçoamento destas técnicas exigem muito treino, por um período muito longo chegando em algumas delas impossível de se atingir um nível ótimo de performance.

Portanto um treinamento constante no sentido de auto superação, o conhecimento biomecânico e fisiológico do corpo humano são fundamentais.

As características e técnicas desta ate marcial são varias entre elas :

Armas;Bases,Defesas,Golpes de mão,Chutes;

Curiosidades;

* Há muito tempo atrás, quando o Karatê era reprimido pela monarquia japonesa, os alunos eram escolhidos a dedo e os treinamentos eram feitos as escondidas.

*A palavra Oss, cuja tradução em japonês é Osu é que expressão fonética formada por dois caracter ``osu´´ que significa ``pressionar´´ O segundo caracter ``Shinobu´´ significa ``suportar´´ a Expressão foi criada em escolas naval japonesa é usada em todos lugares por praticantes de Karatê como expressões do dia a dia como: bom dia,oi,por favor,obrigado,entendi,desculpe-me,para cumprimentar alguém,etc

*O Kiai é movimento que se origina do movimento respiratório é uma espécie de grito que seria concentrar a força ou materializar a força,e que se designa uma perfeita união dos espíritos.

*No entanto, essa arte marcial ganhou o olhar dos leigos ocidentais somente na década de 80, a partir de um filme de sucesso chamado “Karatê Kid”. Sua história retratava um garoto na adolescência, que, após mudar de residência com sua mãe, era vítima de outros garotos da região. Nesse ínterim, ele conhece um senhor japonês que o ensina a arte do caratê para se defender. Não é o intuito relatar todo o filme, mas a história apresenta as dificuldades atravessadas em treinos constantes dessa prática, cujo resultado é o controle total do corpo e da mente do praticante.

* números em japonês

Contagem de 1a10

01 – ICHI 02 – NI 03 – SAN(SAM) 04 – SHI 05 – GO

06 – ROKU 07 – SHICHI 08 – HACHI 09 – KYU 10 – JYU(JU)

*Graduação do Karatê Shotokan,as faixas e cores sãos as seguintes: Faixa Branca (7°Kyu)Faixa Azul(graduação dada para crianças)Faixa amarela (6° Kyu)Faixa Vermelha (5° Kyu)Faixa Laranja (4° Kyu)Faixa Verde (3° Kyu)Faixa Roxa (2° Kyu)Faixa Marron (1° Kyu) Faixa Preta (1° Dan).

*Principais estilos de Karatê: Shotokan ,gojuryu,shito ryu,wado ryu,shorin ryu, Kyokushin- kaikan;

Referências :

www.carate-docom.br/tecnicas.htm

www.brasilescola.com/educacao-fisica/carate.htm

www.associacaosochindekarate.wordpress.com WWW.http://karatedoshotokanbrasil.blogspot.com.br/2009/01/numeros-em-japones_27.html

http://www.karateclubekiai.com.br/Documentos/Apostilas/ConhecimentosGerais_16042013.pdf www.karatearte.wordpress.com/curiosidades

http://www.askkm.com/estilos-do-karate http://cbkarate.blogspot.com.br

...

Baixar como  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »