TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Por:   •  1/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  5.004 Visualizações

Página 1 de 5

Descrição da atividade

Com base nas leituras anteriores, responda às questões a seguir:

1) Sabemos que a audição é o meio pelo qual o indivíduo entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua oral, possibilitando, dentre outras coisas, o desenvolvimento da linguagem (PEDROSO, 2013, p. 55). Sendo assim, a audição desempenha as funções de:

a) Localização e identificação: capacidade de reconhecermos de onde vem um som e qual é a fonte sonora que o está produzindo.

b) Alerta: capacidade de nos atentarmos para todos os estímulos sonoros que nos rodeiam, como, por exemplo, a buzina de um carro vindo em nossa direção.

c) Socialização: capacidade de nos relacionarmos, pois é principalmente pela audição que entramos em contato com as outras pessoas.

d) Intelectual: grande parte das informações nos é transmitida por meio do código oral.

e) Comunicação: a fala é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem, e é por meio da audição que a linguagem e a fala se desenvolvem.

Levando em consideração cada uma das funções da audição citadas anteriormente, apresente um exemplo de ações cotidianas na vida de um surdo e compare com a vida de um ouvinte.

Resposta: Ir até o hospital para consultas médicas, ir ao shopping, banco efetuar pagamentos ou saques, passeios, é ações cotidianas tanto para os ouvintes quanto para os surdos, porém o que para os ouvintes são ações meramente simples para os surdos muitas vezes se tornam grandes desafios, pelo fato de em muitos lugares o atendimento a essas pessoas surdas não serem de acordo com sua necessidade e então fica a desejar a inclusão deles nesse meio de ações que as pessoas ouvintes fazem no decorrer do dia. Sobre atender um telefonema a pessoa ouvinte irá ouvir apenas o que a pessoa que está do outro lado da linha está falando e assim começarem um diálogo, já para o surdo o método pelo qual ele ira se comunicar com a outra pessoa através de uma ligação seria em um vídeo chamada, que é onde ele vê a outra pessoa e a outra pessoa se comunica com ele de forma que ele venha a entender e interpretar. Um exemplo a respeito de uma ação no cotidiano de uma pessoa surda e uma ouvinte: sobre acordar de manhã, o ouvinte põe o celular para despertar no modo “Toque” já o surdo põe no modo “Vibrar”, o que os ouvintes escutam e vêem os surdos vêem e sentem. Os métodos que na maioria das vezes são descartados e insignificante para os ouvintes tornam essencial, fundamental e de suma importância para os surdos, para seu desenvolvimento e inclusão nesse meio social.

2) Leia atentamente a citação a seguir:

“A maior parte dos surdos profundos, por exemplo, não exibem uma fala socialmente inteligível. Além disso, em geral, manifestam atraso significativo no desenvolvimento global e dificuldades ligadas a aprendizagem da leitura e da escrita, apresentando-se muitas vezes, apenas parcialmente alfabetizados após anos de escolarização” (MANTELATTO, PEDROSO & DIAS, 2000, n.p.).

Reflita sobre a conseqüência de um adulto surdo, que não teve uma escolarização adequada à sua condição lingüística, em sua vida profissional para estabelecer as relações por falta de uma língua compartilhada. Como a formação educacional pode interferir na sua Inclusão social e profissional? Como são minorias, os surdos sempre enfrentam situações discriminatórias na vida social e profissional, apresente exemplos de práticas que poderiam minimizar tais situações discriminatórias no trabalho e na vida. Não esqueçam de que em 95% dos casos de surdez os pais são ouvintes.

Resposta:

A formação educacional pode interferir na inclusão social e profissional da pessoa surda, pois é através desta formação que o surdo irá aprender a se comunicar através da língua de sinais (libra) e não por leitura labial ou oralização do português, e muitas pessoas não estão capacitadas para a interpretação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com