TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua brasileira de sinais

Por:   •  13/10/2021  •  Tese  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Andressa Neves Nunes

8086623

Língua Brasileira de Sinais

 

Primeiro Portfólio

Trabalho      apresentado ao        Claretiano        Centro Universitário para a disciplina_ Língua Brasileira de Sinais como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora: Aparecida Helena Ferreira Hachimine.

Batatais

2021

Descrição da atividade

Com base nas leituras anteriores, responda às questões a seguir:

 1) Sabemos que a audição é o meio pelo qual o indivíduo entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua oral, possibilitando, dentre outras coisas, o desenvolvimento da linguagem (PEDROSO, 2013, p. 55). Sendo assim, a audição desempenha as funções de:

a) Localização e identificação: capacidade de reconhecermos de onde vem um som e qual é a fonte sonora que o está produzindo.

 R: Ao tentar atravessar na faixa de pedestres, de uma avenida de mão dupla, muito movimentada, onde não há semáforos ou qualquer tipo de sinalização, o deficiente auditivo pode ser surpreendido por algum motorista imprudente, com o veículo em alta velocidade, vindo em sua direção, mesmo que esse motorista buzine ele não poderá ouvir o som e muito menos identificar de onde aquele som ele vem.

b) Alerta: capacidade de nos atentarmos para todos os estímulos sonoros que nos rodeiam, como, por exemplo, a buzina de um carro vindo em nossa direção.

R: Quando estamos em casa e alguém vem bater a porta, ou a campainha toca, imediatamente nos alertamos que chegou alguém, da mesma forma quando preparamos algum alimento na panela de pressão, sempre que a panela começa a “chiar” indicando a pressão da panela, ficamos atentos para tirá-la do fogo, no caso do deficiente auditivo, ele não terá essa comunicação.

c) Socialização: capacidade de nos relacionarmos, pois é principalmente pela audição que entramos em contato com as outras pessoas.

R: Somo seres dependentes de comunicação para praticamente tudo, a comunicação tem um papel essencial para interagirmos socialmente. A necessidade que temos em nos comunicarmos é constante, pois ela possibilita a compreensão e a participação de todos em sociedade. Como por exemplo, quando conhecemos uma pessoa nova, de inicio há toda uma apresentação, iniciando assim um diálogo, por sua vez a pessoa com deficiência auditiva, não terá como interagir com aquela pessoa, pois na maioria das vezes aquela pessoa nova, não entende a comunicação através de sinais.

d) Intelectual: grande parte das informações nos é transmitida por meio do código oral.
R: Por exemplo, durante uma aula de matemática, em que na maioria das vezes o professor fala com os alunos ao mesmo tempo em que realiza os cálculos na lousa, estando ele de costas para os alunos, desta forma, o aluno com deficiência auditiva, não saberá a informação que o professor está passando, sem contar que se o aluno fosse tirar dúvidas em relação ao conteúdo em que o professor está passando, talvez esse professor nem saberia como explicar ao aluno com deficiência auditiva, por ter o conhecimento de LIBRAS.

e) Comunicação: a fala é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem, e é por meio da audição que a linguagem e a fala se desenvolvem.

R: A comunicação oral é sem dúvidas a mais usada e requerida, e por esse fato a maioria dos lugares, como estabelecimentos comerciais, instituições de ensino, terminais de ônibus, entre outros, não estão totalmente preparados para receber pessoas com deficiência auditiva. Como por exemplo, em um terminal de ônibus, em que uma pessoa com deficiência auditiva está aguardando o transporte, e de repente chega alguém lhe pedindo informação sobre o horário ou até mesmo sobre o destino de determinado ônibus, o que é muito comum de acontecer nesses lugares, a pessoa surda não irá entender o que aquela pessoa está dizendo, até mesmo porque as pessoas não tem o domínio e conhecimento de Libras, por sua vez a pessoa que está pedindo informação, por não obter nenhuma resposta, por ignorância de sua parte, poderá pensar que a aquela pessoa a quem pediu informação não queria falar com ela, deixando com raiva, sem se dar conta de que se trata de um deficiente auditivo.

Levando em consideração cada uma das funções da audição citadas anteriormente, apresente um exemplo de ações cotidianas na vida de um surdo e compare com a vida de um ouvinte.

2) Leia atentamente a citação a seguir: “A maior parte dos surdos profundos, por exemplo, não exibem uma fala socialmente inteligível. Além disso, em geral, manifestam atraso significativo no desenvolvimento global e dificuldades ligadas a aprendizagem da leitura e da escrita, apresentando-se muitas vezes, apenas parcialmente alfabetizados após anos de escolarização” (MANTELATTO, PEDROSO & DIAS, 2000, n.p.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (116 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com