TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do trabalho

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

1. Planejamento

1.1 - Escolha do assunto ou seleção do tema

Tema é o assunto que se deseja estudar e pesquisar. O objetivo de uma pesquisa científica é contribuir para o avanço do conhecimento e/ou chegar a novas descobertas sobre um determinado assunto. Para a escolha do tema, devemos levar em consideração a familiaridade com o objeto de estudo, ou seja  assuntos que sejam do interesse do pesquisador.  Espera-se que o grau de conhecimento sobre o assunto possa ser  aumentado em função da pesquisa.

1.2 – Formulação do problema: ideia brilhante

Após a escolha do assunto passamos a próxima etapa que é delimitar o assunto. Apesar da frequente preocupação da escolha de um tema nunca antes estudado, mais importante que a originalidade é a contribuição para uma discussão mais relevante sobre determinado assunto, ampliar as discussões são tão importantes quanto novas descobertas.

1.3 – Construção de hipóteses

Escolhido o tema, o pesquisador deve propor uma ideia inicial, uma hipótese, que orientará a pesquisa. A hipótese norteia a pesquisa, define um caminho a ser seguido. Essa investigação pode provar que a hipótese é verdadeira, parcialmente verdadeira ou falsa, consequentemente abrir caminho para novas pesquisas e novas hipóteses. Esse é o objetivo do projeto de pesquisa.

 

1.4 – Estudos exploratórios: Revisão de literatura

Um mesmo fenômeno pode ser investigado sob enfoques diferentes. A revisão da literatura envolve a análise dos trabalhos precedentes que trataram o tema proposto, delimitando a estrutura conceitual dos aspectos a serem investigados pela pesquisa. Deve mostrar que o autor conhece parte do assunto que será analisado,  que determinou a seleção e a viabilidade do tema. Para uma pesquisa, deve-se ler muito para selecionar pouco.

A revisão da literatura apresenta citações diretas e indiretas dos autores consultados.

1.5 – Projeto de pesquisa

O projeto de pesquisa pode ser entendido como o planejamento detalhado da pesquisa que será realizada. É o primeiro passo para dar início as descobertas da futura pesquisa.

2.  Execução

2.1- Procedimentos metodológicos: escolha da técnica e de instrumentos, variáveis.

A metodologia envolve levantamento de campo, análise de dados ou pesquisa bibliográfica.

É necessário escolher qual  a metodologia de pesquisa será utilizada, os recursos de análise e os métodos que serão empregados.

O método deverá ainda determinar as formas de coleta dos dados, sua organização, seleção e classificação, sempre tendo em vista uma conclusão satisfatória.

Exemplos de procedimentos metodológicos distintos são resenhas , estudos de caso, experimentos, etnografia, arquivos, pesquisa-ação, etc.

Deve-se explicitar com precisão os recursos a serem utilizados, por exemplo, a origem dos dados, se eles são secundários (já coletados e organizados em bancos de dados, anuários estatísticos, relatórios ou artigos de terceiros) ou primários (questionários ou entrevistas – pessoal, telefone, correio, email).

2.2 – Coleta de dados: seleção da amostra e organização dos dados 

No projeto de pesquisa, o pesquisador deverá descrever detalhadamente o método que usará para coletar seus dados. Basicamente ele pode adotar como método de coleta de dados a utilização de documentos, a observação de comportamentos ou então a informação dada pelo próprio sujeito, seja oralmente (entrevistas) ou de forma escrita (questionários auto administrados). São exemplos de métodos de coleta de dados:

 - Utilização de documentos: Trata-se de documentos escritos, oficiais ou pessoais.

- Observação:  Há vários tipos de observação:

Observação Sistemática: Neste caso, o instrumento de medida consiste em uma grade de observação na qual estarão indicados quais elementos devemos observar. Este tipo de observação gera dados mais fidedignos, pois implica em uma distância maior entre o pesquisador e o fenômeno a ser observado.

Observação em entrevista: O pesquisador, neste tipo de observação, está menos distante dos sujeitos estudados. Neste caso, no decorrer da entrevista, ele pode observar diversos aspectos do comportamento humano, dependendo dos interesses e objetivos da pesquisa. É usada para pesquisas onde há necessidade de fazer diagnósticos clínicos.

Observação Participante: Este é o tipo de observação que implica em dados mais reativos porque o pesquisador está menos distante dos seus sujeitos. Ele interage plenamente com os sujeitos sem que haja distinção entre sujeito-pesquisador. Não há uma grade de observação, mas apenas pontos que guiam a atenção do pesquisador. Ele não anota seus dados no momento da observação, mas apenas posteriormente, usando de sua memória. Ele focaliza mais os aspectos qualitativos do que quantitativos do fenômeno sob estudo.

Observação Livre: Quando o pesquisador aborda a situação sem nenhum a grade de observação ele está fazendo uma observação livre. Nestes dois últimos tipos de observação, a única maneira de controlar a reatividade das medidas é quando os sujeitos não tomam conhecimento de que estão sendo observados, oque implica em um problema ético.

- Informação dada pelo próprio sujeito: Quando a informação que queremos coletar não pode ser observada e só temos acesso a ela interrogando o próprio sujeito, podemos colher informações orais ou escritas dos sujeitos. No caso de colhermos informações orais, o faremos através de entrevistas e questionários preenchidos pelo experimentador. Este método de coleta de dados é mais indicado quando os sujeitos são impossibilitados de escrever de maneira fidedigna, tais como os analfabetos, pessoas idosas ou jovens demais, deficientes. Uma vantagem deste método é que a taxa de respostas dos sujeitos é mais alta.

 

2.3 - Interpretação dos dados: análise estatística, discussão.

A análise e interpretação dos dados caminham juntas na pesquisa, em busca de fornecimento das respostas ao problema proposto. Tem como objetivo  reunir as observações de maneira coerente e organizada, de modo que seja possível constituir respostas ao problema da pesquisa, além de dar um sentido amplo aos dados coletados, fazendo o elo entre o conhecimento já existente.

Os processos de análise e interpretação de dados devem ser considerados como o resultado final da pesquisa, configurando-se na construção do conhecimento com base nos objetivos propostos pela pesquisa. Neste caso, algumas etapas são necessárias, com destaque para as seguintes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com