TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitocondria Construindo, Reparando e Fortalecendo o Corpo

Por:   •  25/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ALUNO: MARIA FERNANDA OSÓRIO RIBEIRO

NÚMERO: 11

PROFESSOR: ANDRÉ FERREIRA

DATA: 25/06/2020

SÉRIE: 3° ANO

Construindo, reparando e fortalecendo o corpo

Atividades físicas: são a base da nova pirâmide alimentar, pois para construir, reparar e fortalecer o corpo, treinos devem ser realizados, com muita dedicação e disciplina, deve-se levar sua rotina de treinamento a sério, porém não basta apenas treinar duro. Tomando cuidado sempre, buscando realizar algum desses: treinamento, musculação e quiropraxia. A elaboração dos treinos deve ocorrer por um profissional para promover um eficiente desenvolvimento muscular e evitar lesões. É fundamental cuidar do sono, alimentação e respeitar seu limite para que se evite uma futura lesão que atrapalhe o processo.

Os exercícios promovem inúmeros benefícios ao corpo, como:  combater o excesso de peso, melhorar a auto-estima , promove a sensação de bem-estar, diminuir a depressão, melhorar o desempenho escolar, diminuir o estresse e o cansaço, aumenta a disposição, promove o fortalecimento do sistema imune, melhora a força e resistência muscular, fortalece ossos e articulações, melhorar a postura, diminui o risco de doenças cardiovasculares e melhorar a aparência da pele.

Sono: Durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, ao serem alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo e resultar em doenças, durante o sono o corpo se restaura de todo desgaste, é um momento de reparo insubstituível e sem ele nenhuma pessoa consegue ter saúde. O sono é, segundo a ciência, a base da saúde em qualquer idade. A privação do sono compromete seriamente a saúde, uma vez que, durante a dormida, o corpo produz hormônios e substâncias que desempenham funções vitais para o funcionamento dele.

 Pesquisas provam que dormir menos do que o necessário compromete o vigor físico, causa envelhecimento precoce, deixa a pessoa mais propensa a infecções, hipertensão, diabetes e até a obesidade. Por isso, dormir a quantidade de horas correspondente a sua faixa etária é fundamental para o corpo. Muitas coisas podem atrapalhar o sono, como: pontos de luz da TV, do ar-condicionado, luz do abajur, não desgrudar do celular, dormir com o aparelho próximo à cama e com luz de notificação de mensagem acionada, pode ser prejudicial à qualidade do sono, pois qualquer claridade reduz a produção da melatonina no cérebro, substância essencial para um bom sono. Então, devem ser evitadas em excesso.

Alimentação: Alguns alimentos são indispensáveis para o desenvolvimento natural dos músculos, principalmente, as fontes de proteínas, vitaminas e minerais, que ajudam a regular e acelerar o organismo, gerando em conjunto com a prática de atividades físicas, o ganho saudável de massa muscular. Alguns alimentos que podem ajudar no desenvolvimento dos músculos:

- Energéticos: estão no primeiro nível da pirâmide depois da base, grandes fornecedores da nossa dose diária de energia. Sem eles não poderíamos realizar atividades físicas comuns, praticar exercícios ou exercer uma série de ações inerentes ao bem-estar do organismo.. O grupo é composto por carboidratos, cereais, tubérculos e raízes.

-Reguladores: fazem parte do segundo nível da pirâmide, são ricos em vitaminas A, B, C, D, E, K, fibras e sais minerais. São responsáveis por regular todas as funções do nosso organismo, nos ajudam a manter o corpo em equilíbrio, trabalham para a manutenção das nossas funções orgânicas, e nos fornecem mais disposição, ânimo e energia para o dia a dia. O grupo é composto, como frutas, verduras e hortaliças.  A escassez desses alimentos pode acarretar falta de memória, enfraquecimento de unhas e cabelos e problemas semelhantes.

-Construtores: estão no terceiro nível da pirâmide alimentar, mantêm o organismo funcionando corretamente, pois fortalece e regenera os tecidos musculares, cuida do sistema imunológico e ajuda a cicatrizar ferimentos. Eles fazem parte da estrutura do nosso corpo como na composição das nossas células, dos tecidos, da musculatura. São indispensáveis para quem deseja realizar uma dieta saudável, rica em nutrientes, e, sobretudo, aos que querem desenvolver a musculatura. O grupo é composto principalmente por proteínas localizadas em carnes, peixes, frango, tofu, ovos, leite e todas as leguminosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (507.1 Kb)   docx (760.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com