TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO em licenciatura de pedagogia

Por:   •  24/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  9.760 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 4][pic 5]

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Este relatório traz as observações e situações vivenciadas na realização do Estágio Curricular Supervisionado.

  1. Dados do (a) aluno (a)

DADOS GERAIS

Nome

Fernanda Firmino Coutinho

RGM

 15592731

Curso

 Licenciatura em Pedagogia.

Instituição

 UNIFRAN – Polo Pariquera-Açu.

Disciplina

 Estágio Curricular Super.  nos anos Iniciais do Ens. Fundamental

Ano/semestre de

realização do estágio

2017/4

  1. Introdução

A escola EMEF. Profª Maria Salete Pedroso Ferreira, uma típica unidade escolar do interior paulistano foi a recepcionista de minhas atividades como estagiaria.

Nota-se que o local supracitado é referencia municipal na motivação psicológica de seus profissionais, os professores que aqui desempenham suas funções caracterizam-se por seu amor incondicional ao educando, bem como um apreço todo especial pela unidade escolar.

Uma escola ampla em comparação com outras unidades municipais, quadra bem estruturada cercada por um bem cuidado gramado, as salas de aula se destacam pela organização e limpeza, bem como sua infraestrutura impecável, o mobiliário atende bem a demanda estudantil, moveis de qualidade bem cuidados e conservados.

Os profissionais responsáveis por organização são competentes e prestativos, cada um em seu setor desenvolve com maestria sua função, mesmo nos períodos de maior tribulação como os intervalos, entradas e saídas dos alunos há um controle muito bem organizado.

As crianças por sua vez, são distintas e únicas em suas características educacionais, estampam em seu semblante o retrato da convivência familiar que externam em ações de carinho e carência ou sentimentos sem muita nobreza.

  1. Caracterização da Escola

Este estágio foi realizado na escola EMEF. Profª Maria Salete Pedroso Ferreira, localizada a Rua Domingos Alves nº 74, pertencente à rede Pública Municipal de ensino da cidade de Eldorado, no estado de São Paulo. Está vinculada à Diretoria de Ensino de Registro SP.

  1. Perfil dos professores

Os professores desta unidade escolar seguem a risca o conteúdo programado, orientando e incentivando a criança a participar e desvendar aprendendo. Nota-se o desinteresse por parte de um grande numero de crianças, inúmeras delas com graves indícios de falta de comprometimento e respeito ao educador.

Além disso, nas observações do estágio é importante estar atento para as relações-professor aluno; o conteúdo programático voltado para a disciplina; o trabalho com os temas transversais, os comportamentos e dificuldades dos alunos e especialmente a prática pedagógica do professor acompanhado.


Este professor recebe o estagiário em sua sala, para observar seu espaço de trabalho, por isso é importante que seja mantida uma postura de humildade e discrição.

Neste estágio foram realizadas 100 horas nos 1º e 2º anos do Ensino Infantil. Foram acompanhados 4  professores.

Os dados sobre o perfil de cada professor estão no quadro abaixo:

Professor (a)

Ano que atua

Formação

Tempo de docência

Tempo de trabalho nesta escola

Eslaine Pereira de Souza Ferreira

2017

1996 cefam/ pedagoga em 2006.

17 anos

2 anos

Gustavo

2017

[NOME]

[NÚMERO]

[NÚMERO]

Elias

2017

[NOME]

[NÚMERO]

[NÚMERO]

Lucia

2017

[NOME]

[NÚMERO]

[NÚMERO]

  1. A prática pedagógica do(s) professor (es)

A partir da observação das aulas dos professores, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivências com os alunos.

A seguir, cada professor acompanhado é identificado, e são descritas algumas destas práticas, que foram mais significativas ou frequentes nas observações realizadas.

Professor (a): Eslaine Pereira de Souza Ferreira

Ano: 2017

Ao observar a prática pedagógica da professora  acompanhada, pude perceber que a mesma utiliza como prática, ideias e ações onde a  professora em diversas situações do cotidiano de uma escola de educação infantil trabalhou com tamanha dedicação. De acordo com a forma das professoras participantes da pesquisa de se posicionar frente às questões que envolvem aluno e ensino aprendizagem definimos as características das professoras e denominamos seus nomes fictícios. A professora Rapunzel já atuou com alunos com necessidades educacionais especiais, mas é a primeira vez que leciona para uma sala que tem a presença de mais de um aluno com deficiência e dentre estes um aluno com deficiência auditiva. Nas conversas que tivemos e nas observações realizadas verificamos que a docente apresentase cansada com o trabalho, sente-se, desestimulada, desamparada, solitária. Como muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com