TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentação corporal e a importância de alguns sistemas corpóreos para tal ação

Por:   •  4/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

Movimentação corporal e a importância de alguns sistemas corpóreos para tal ação.

A movimentação do ser humano seja a flexão, a extensão, abdução ou adução, é feita graças uma grande e especifica logística, no qual se utiliza receptores sensitivos que enviam impulsos elétricos para sistema nervoso central e periférico onde ocorre a “interpretação e armazenamentos de informações“, na qual resulta em estímulos musculares que são entregues para as placas motoras estimularem a contração muscular. Para diversas ações do dia a dia, uma boa ingestão alimentar é necessária, para que o sistema digestivo gere nutrientes suficientes para todo sistema muscular funcionar normalmente.

Quando exercemos uma atividade física de extrema resistência começamos a fadigar, essa fadigação ocorre de forma autônoma, quando o músculo precisa de mais oxigenação o sistema nervoso simpático entra em ação fazendo aumentar a fadiga para que entre mais oxigenação na corrente sanguínea, o sistema simpático também aumenta os batimentos cardíacos para que o sistema sanguíneo entregue mais oxigênio ao sistema muscular. Após o fim da atividade física o individuo para e então os músculos ficam em modo de relaxamento não necessitando de muita oxigenação, e então o sistema nervoso parassimpático entra em ação diminuindo a fadiga e os batimentos cardíacos do individuo, para que não ocorra uma alta demanda de oxigenação nos órgãos e músculos.

Devemos lembrar que a energia que movimenta o músculo não vem somente pelo oxigênio, para desenvolver energia para os músculos além do oxigênio é necessário outros nutrientes como carboidratos gorduras e proteínas, a oxigenação é essencial para atividades prolongadas, como uma caminhada ou uma pequena corrida, já para movimentos rápidos e intensos e por pouco tempo no caso da ginástica dentre outros esportes é necessário de glicose ou a creatina fosfato para tais ações.

Sistema nervoso

Sistema nervoso é uma rede de comunicação do organismo, no qual tem a função de receber as mensagens e estímulos do ambiente ao redor do indivíduo, para elaborar respostas, que podem ser reproduzida em sensações, movimentos ou constatação. Esse sistema pode ser dividido em duas partes fundamentais o sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

O sistema nervoso central constitui pelo encéfalo e medula espinhal, no qual são cobertos e protegidos por três membranas, denominada de meninges. O encéfalo é localizado na caixa craniana e compõem-se por três órgãos: o tronco, o cérebro e o tronco encéfalo. O cérebro é o órgão mais importante para o sistema nervoso, pois ele é cheio de reentrâncias, chamadas de córtex cerebral, responsável pelo pensamento, visão, audição, tato, paladar, escrita, fala etc. Já o cerebelo localizado abaixo do cérebro, tem como função coordenar precisos movimentos corpóreos e mantém o equilíbrio, além de regular um tônus muscular. O tronco encefálico conduz impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal, alem disso também produz estímulos involuntários e vitais, como o movimento cardíaco, respiratório e reflexos. A medula espinhal é um cordão de tecido nervoso dentro da coluna vertebral, e tem como função conduzir os impulsos nervosos do restante do corpo para o cérebro e coordenar os atos involuntários.

Sistema nervoso periférico constitui por nervos que se originam no encéfalo e na medula espinhal. Tem como função conectar o sistema nervoso central ao restante do corpo, no qual se divide em dois tipos de nervos. Nervos cranianos transmitem mensagens sensórias ou motoras, em especial as áreas do pescoço e cabeça, já os nervos raquidianos são formados por neurônios sensoriais e motores que recebem e enviam impulsos do sistema do sistema as glândulas ou músculos.

O sistema nervoso periférico é dividido entre o sistema nervoso somático, que regula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com