TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudança corporal infantil

Por:   •  27/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO:

O treinamento resistido tradicionalmente conhecido como treinamento de musculação consiste numa atividade referente ao desenvolvimento das funções musculares através de sobrecargas, não necessariamente a hipertrofia muscular.

Entretanto, na infância como nessa fase da vida o sistema esquelético não está formado,então surge polemicas a respeito de tal pratica, porem as, maiores lesões são em maioria ocorrida em ambientes sem supervisão (casa).

Nesse trabalho de pesquisa fizemos uma revisão de literatura, temos objetivo identificar os benefícios e discutir benefícios para crianças no desenvolvimento motor, em alguns estudos a algum tempo atrás fala-se sobre o efeito compressivo sobre as epífisesósseas da criança no que poderia comprometer o crescimento nesse estudo buscaremos apresentar os benefícios do treinamento diante desse desenvolvimento.

INTRODUÇÃO

   

Os benefícios não precisam vir necessariamente de exercícios físicos rigorosos, bastando serem moderados, contanto que praticados de maneira regular. Segundo o American College of Sports Medicine (ACMS) e o Center for Disease Control (CDC), todas os indivíduos, a partir da idade dos dois anos, devem desenvolver 30 minutos de atividade física de moderada a intensa atividade, durante a maioria (cinco dias) ou, preferencialmente, todos os dias da semana. Os indivíduos que não se enquadram dentro desse conceito são considerados sedentários.

O crescimento físico desempenha um importante papel desenvolvimento da massa muscular e determinação da força (GALLAHUE & OZMUN, 2003z-)então o treinamento resistido e capaz de reduzir os ricos de lesões em púberes , uma criança tem participar de atividade físicas vigorosas vai ajudar muito a promover o desenvolvimento muscular. Porem aconselha não  extremo para não atrapalhar no crescimento.

O treinamento resistido é altamente eficiente para os objetivos de fortalecimento dos músculos, tendões e ossos. Com isso consegue-se o importante efeito de proteção e alívio das articulações, saudáveis ou doentes. Por outro lado, os exercícios são facilmente adaptáveis (SANTAREM, 2008). O melhor exercício é aquele que se pode fazer regularmente. A atividade física para crianças não pode ser punitiva e nem necessariamente competitiva, mas sempre prazerosa. Aderência é fundamental. O hábito da atividade física deve perdurar por toda a vida, pois os estudos também apontam inúmeras vantagens para o idoso, principalmente na manutenção de sua aptidão física. Dessa forma, o exercício físico regular pode prolongar a vida, torná-la mais saudável e alegre.

 Os benefícios segundo DR Santarém quanto ao treinamento de força pode ser aplicado, pois tem muitos benefícios melhor desempenho esportivo, prevenir ou reabilitar lesões, melhora a composição corporal entre outros, para crianças com sobrepeso aumento da taxa metabólica e crianças com paralisia cerebral aumento da forca muscular e funcionalidade global e melhora bem-estar.

O treinamento resistido consiste em uma atividade voltada para o desenvolvimento das funções musculares através da aplicação de sobrecargas, podendo esta ser imposta através de pesos livres, máquinas específicas, elásticos ou a própria massa corporal. Entretanto, como o sistema esquelético nessa fase da vida ainda não está completamente formado, surge uma preocupação a respeito de tal prática, que supostamente poderia provocar lesões osteomioarticulares. Assim, o objetivo deste estudo será demostrar os benefícios da prática do treinamento resistido púberes. A literatura apontou que os exercícios resistidos exercem efeitos positivos sobre a densidade mineral óssea, e aumentam a força muscular em crianças e adolescentes

A atividade física vem sendo recentemente listada como um dos principais indicadores de saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem estimulando a participação dos profissionais de saúde, familiares (atividade física começa em casa) e a comunidade (colégio, associações, prefeituras, igrejas, etc.), para que programas de estímulo à AF sejam desenvolvidos.

Objetivos gerais

O objetivo do estudo e identificar a mudança na composição corporal em pré purberes praticante de treinamento resistido.

Objetivos específicos

Identificar o método de treinamento mais utilizado pelos praticantes de treinamento de força.

Identificar  a intensidade correspondente da idade especifica e individualidade dos praticantes do treinamento de força após a período de treino.

Identificar a mudança corporal após o período de treino.

Desenvolvimento

Treinamento de força

Treinamento de força , entende-se por força no esporte a capacidade do musculo produzir tensão ou contração; define-se força como habilidades de gerar tensão dependendo da posição do corpo e o modo pelo qual o movimento será executado(isotônico, isométrico) pelo tempo e velocidade que será realizado o movimento(GONZÁLEZ;GOROSTIAGA,2001).

Treinamentos de força esta ligados na aptidão muscular têm um efeito benéfico na saúde dos ossos nos indivíduos, sendo que é por isso recomendável iniciar a atividade desportiva antes da puberdade e manter a atividade durante o desenvolvimento da mesma, a fim de serem obtidos níveis adequados de flexibilidade, força e resistência muscular, com implicações favoráveis na massa óssea.

O treinamento de força também conhecido como treinamento com peso ou de carga, tem sido utilizado para descrever um tipo de exercícios onde os músculos se movam contra a força em oposição, gerada por algum tipo de equipamento. Pessoas vêm praticando o treinamento de força para obter alguns benefícios, como aumento da força, aumento da massa magra, diminuição de gordura e também melhorar o desempenho. Atualmente, há indícios convincentes de que o treinamento de força e eficaz em jovens (Kramer e Fleck, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com