TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos ginásticos europeus

Por:   •  17/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  9.194 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

EDUCAÇÃO FÍSICA

FILOSOFIA E DIMENSÕES HISTORICAS

PROFESSOR: Alvaro Pereira Lucas

                                     

                                      Maria Augusta  Moura                                                                  

MÉTODOS GINÁSTICOS EUROPEUS

SOROCABA

2015

SUMARIO

  1. Introdução ________________________________________________________ P. 1
  2. Método Alemão________________________________________________ P. 2 e

3. Método Sueco _____________________________________________________P. 3

            4. Método Francês __________________________________________________P.4

            5. Método Inglês __________________________________________________P. 5

            6.Conclusão _______________________________________________________ P. 6

            6.1. Bibliografia ____________________________________________________ P. 6

1. INTRODUÇÃO

O Movimento Ginástico Europeu ocorreu no século XIX (á partir de 1.800), e abrangeu estilos de trabalho com ginástica na escola, propostos pela Suécia, Inglaterra, França e Alemanha, e tinha por finalidade fortalecer, embelezar, corrigir e tornar saudáveis os corpos dos europeus. Para tanto, foram criados diferentes tipos de exercícios são criadas e passam a ser chamados de Métodos, esses podem incluir exercícios de saltos, corrida, força, esgrima, equitação e também exercícios para fortalecer o corpo.


Em um momento marcado pelos problemas sociais que resultaram da Revolução Industrial, a grande finalidade do Movimento Ginástico Europeu era a melhora da saúde da sociedade, associado à necessidade de fortalecer o trabalhador para aguentar a alta carga de suas tarefas, o movimento fez com que se formassem grupos locais para a prática da ginástica.


Não á toa, eles passaram a ser introduzidos na escola, pensando no futuro, possível que por meio da Ginástica era possível os alunos ficassem mais fortes, disciplinados, saudáveis, e ainda tomassem esse tipo de atividade física como prática contínua. Encontram-se então as quatros principais escolas: Alemã, Sueca, Francesa e a Inglesa

 


2. MÉTODO ALEMÃO

O objetivo princípal da ginástica era preparar os corpos para a defesa e produção do País. Para Guts-Muths, considerado o pai da ginástica pedagógica, ela deveria ser organizada pelo Estado e ensinada a indivíduos de todas as idades, até para as mulheres, porquê o exercícios iriam ajudar ela gerar filhos fortes e sadios. Essa ginástica, então, seria o meio educativo da nação, disseminando cuidados higiênicos com o corpo e o espaço onde se vive.


Para Friederich Ludwig Jahn, outro importante idealizador da ginástica, ele acreditava que para formar o "homem total", deveria estimular a aplicações de jogos em especial as lutas para uma possibilidade de uma guerra nacional, pois eles constituem uma importante fonte de estimulações social. Jahn cria também também "obstáculos artificiais", que mais tarde são chamados de "aparelhos de ginásticas".

Jahn e Guts-Muths se preocupavam mais com a massa, já Adolph Spiess (1.810-1.858), preocupava-se com a ginástica na escola, como parte da educação formal, mas ele também propõe que seja destinado um período do dia para a realização de exercícios físicos. Escreveu um manual de Ginástica para as Escolas colocando a prática no exercício no mesmo patamar das outras disciplinas escolares. O sistema de ginástica escolar de Spiess é absolutamente mecânico e funcional.


No Brasil a implementação da ginástica Alemã ocorreu na primeira metade do século XX no ano de 1.870 até 1.912,quando os métodos francês substitui.

Os aspectos positivos desse método foram:

- Previne lesões nas articulações, alivia dores musculares e a tensão emocional.

- Tonifica e melhora a flexibilidade.

- Desenvolvem maior consciência corporal e reaprendem a respirar.

Já os aspectos negativos foram:

- Ao utilizar os acessórios inadequadamente, os mesmo podem causar problemas na postura

- A falta de um profissional para a orientação, pode causar lesões.


   

                                                             

                                                   3. MÉTODO SUECO

 O criador da ginástica sueca foi, Per Henrik Ling (1.776-1.839), ele idealizou uma ginástica com objetivos higiênicos e médicos, de saúde e reabilitação. Os focos da sua teoria, era uma atividade sem aparelhos,em pé, e obedecendo a uma voz, e ele vizava muito nas posições do corpo. Seguindo critérios fisiológicos, a aula de ginástica dividia-se em aquecimento, parte fundamental e relaxamento.


Com a missão de regenerar a população, possuía um caráter não acentuadamente militar, mas sim “pedagógico” e “social”. Deveria gerar indivíduos fortes que pudessem ser úteis à pátria, como soldados ou trabalhadores civis.


 Ling acreditava que seu método assegurava a saúde, por ser essencialmente respiratório, e a beleza, por seus efeitos corretivos e ortopédicos. Por isso, o destinou a todos, independente de sexo, idade ou condições materiais e sociais, dividindo-o em quatros partes: Ginástica Pedagógica ou Educativa – para todas as pessoas, tinha como objetivo assegurar a saúde, evitar a instalação de doenças, vícios e defeitos posturais e desenvolver normalmente o indivíduo; Ginástica Militar- com as mesmas características da pedagógica, acrescentando os exercícios de preparação para a guerra; Ginástica Médica e Ortopédica – também baseada na pedagógica, objetivava eliminar vícios e defeitos posturais, sendo específica para cada caso; Ginástica Estética – mais uma vez apoiada na pedagógica buscou o desenvolvimento harmonioso do organismo, utilizando-se da dança e de movimentos suaves para proporcionar beleza e graça ao corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com