TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Músculos Trabalhados no voleibol

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  26.904 Visualizações

Página 1 de 6

Colégio Adventista de Tatuí

Educação Física

Vitor Hugo Nakao Minamissako

Vôlei e Músculos trabalhados

no esporte:

Tatuí

2018

Vitor Hugo Nakao Minamissako

Vôlei e músculos trabalhados

no esporte:

Pesquisa feita para Educação Física

do Colégio Adventista de Tatuí

Tatuí

2018

Resumo

O voleibol é um esporte muito conhecido atualmente, ele é um dos jogos que participam das olimpíadas e está ganhando cada vez mais popularidade com o passar dos anos. Neste trabalho, iremos estudar sobre os músculos que são utilizados para executar as ações em um jogo de vôlei e em que circunstâncias eles são trabalhados.

Também estudaremos a quantidade aproximada de energia que é gasta em um jogo de voleibol, e comentaremos sobre alguns benefícios que o voleibol traz para o nosso corpo. Este estudo tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre os músculos com que o voleibol trabalha e a quantidade calórica que é consumida quando se pratica este esporte.

Palavras-chaves: voleibol, músculos, esporte, gasto calórico.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................05

2. MÚSCULOS USADOS NO VÔLEI........................................................................06

2.2. GASTO ENÉRGICO DE UM JOGADOR DE VÔLEI EM UMA PARTIDA......................................................................................................................08

3. CONCLUSÃO...........................................................................................................09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................10


Introdução

        Voleibol (frequentemente chamado no Brasil de Vôlei) é um esporte que é praticado em uma quadra retangular dividida em duas partes por uma rede, possui duas equipes com seis jogadores em cada lado. O objetivo dessa modalidade é fazer com que a bola passe sobre a rede de modo que ela toque no chão dentro da quadra adversária, evitando ao mesmo tempo que os adversários façam o mesmo. O voleibol é um esporte olímpico regulado pela Fédération Internationale de Volleyball (FIVB).

O vôlei foi criado por William George Morgan em 9 de fevereiro de 1895 nos Estados Unidos. O objetivo de Morgan era criar um esporte em que não houvesse contato físico entre os adversários, a fim de evitar lesões. No início, jogava-se com uma câmara de ar de uma bola de basquetebol, foi chamado então de Mintonette, porém rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball.

O voleibol de praia, derivado do voleibol, surgiu na década de 1920 e tem obtido grande sucesso em vários países, inclusive no Brasil e nos Estados Unidos.

Músculos usados no vôlei

Os principais agrupamentos de músculos utilizados no voleibol são:

  • Tríceps;
  • Costas;
  • Abdômen;
  • Antebraço;
  • Pernas;
  • Peitoral;
  • Glúteos;
  • Ombros.

. O tríceps braquial é um largo musculo esquelético de três cabeças que corre na superfície posterior do braço. Ele é geralmente chamado de “tríceps”, porém “tríceps” em Latim significa “três cabeças” e pode ser utilizado para qualquer músculo que possua três origens. No voleibol, o tríceps é utilizado na “Fase de Recuperação” no saque, na “Fase do Impacto” na recepção, na “Fase de Aproximação, Salto e Recuperação” no remate.

. No agrupamento dos músculos das costas, os músculos utilizados são: o redondo maior e a dorsal largo. O redondo maior é trabalhado no saque, na “Fase do Saque Propriamente Dito” e na “Fase de Recuperação”, na recepção, na “Fase de Impacto”, e no remate, na “Fase de Salto”. O dorsal largo é trabalhado no saque, na “Fase do Saque Propriamente Dito” e na “Fase de Recuperação”, na recepção, na “Fase de Preparação” e na “Fase de Impacto”, e no remate, na “Fase de Salto”.

        . No agrupamento dos músculos do abdômen, os músculos utilizados são: o reto abdominal, o oblíquo maior e o oblíquo menor. O reto abdominal é trabalhado no saque, na “Fase Preparatória”, na “Fase do Saque Propriamente Dito” e na “Fase de Recuperação”, na recepção, na “Fase de Posição de Expectativa”, na “Fase de Preparação” e na “Fase de Impacto”, e no remate, na “Fase de Aproximação” e na “Fase de Salto”. O oblíquo maior é trabalhado no saque, na “Fase do Saque Propriamente Dito”, e no remate, na “Fase de Salto”. O oblíquo menor é trabalhado somente no remate, na “Fase de Salto”.

        . No agrupamento dos músculos do antebraço, o músculo que mais é utilizado no voleibol é o bíceps. O bíceps é um músculo de duas cabeças e se encontra preso ao antebraço superior que é trabalhado, no voleibol, nos seguintes casos: no saque, na “Fase Preparatória” e na “Fase do Saque Propriamente Dito”, na recepção, na “Fase de Posição de Expectativa” e na “Fase de Impacto”, e no remate, na “Fase de Salto”.

        . No agrupamento dos músculos das pernas, os músculos que são utilizados são: o quadríceps, o gastrocnêmio e sóleo, o jarrete e o sartório. O quadríceps é trabalhado no saque, na “Fase Preparatória”, na “Fase do Saque Propriamente Dito” e na “Fase de Recuperação”, na recepção, na “Fase de Posição de Expectativa”, na “Fase de Preparação” e na “Fase de Impacto”, no remate, na “Fase de Aproximação”, na “Fase de Salto” e na “Fase de Recuperação”. O gastrocnêmio e sóleo são trabalhados no saque, na “Fase de Preparação”, na “Fase do Saque Propriamente Dito” e na “Fase de Recuperação”, na recepção, na “Fase de Posição de Expectativa”, na “Fase de Preparação” e na “Fase de Impacto”, no remate, na “Fase de Aproximação”, na “Fase de Salto” e na “Fase de Recuperação”. O jarrete é trabalhado na recepção, na “Fase de Posição de Expectativa” e na “Fase de Impacto”, e no remate, na “Fase de Aproximação”, na “Fase de Salto” e na “Fase de Recuperação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com