TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natação e os Atletas Brasileiros

Por:   •  11/10/2016  •  Resenha  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

1

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Aluno (a):

Felipe Augusto Suzini Losito

Matrícula: C23ADB-0

  1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE

TÍTULO: Gustavo Borges e a Natação

DATA:   08/09/2016

LOCAL: Araraquara/SP

OBJETIVOS:  

Considerado o primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas em Olimpíadas, Gustavo Borges é um conhecido ex-nadador das competições da Natação, atleta muito importante para fomentação do esporte no país, a resenha a seguir visa observar e refletir sobre os resultados das conquistas do atleta, bem como o início de sua carreira.

  1. ANALISE

        A oportunidade de alunos vivenciarem a Natação depende exclusivamente dos profissionais de Educação Física, que devem criar oportunidades para as crianças através de brincadeiras de forma lúdica, com o objetivo de propiciar para elas um maior volume possível de gestos motores através do método global, analítico e construtivista, método esse (construtivista) que busca que as crianças sejam estimuladas a se movimentarem com o próprio repertório inserido em si e dessa forma desenvolver suas capacidades físicas, motoras, sócioafetivas e cognitivas.

Falando esportivamente sobre a natação, um atleta muito importante foi Gustavo Borges, nadador natural de Ribeirão Preto/SP.

Gustavo começou a nadar por volta dos 10 anos, no entanto profissionalmente a sua primeira conquista foi os jogos pan-americanos de 1991 em Havana, Cuba.

È Considerado um dos principais atletas da historia da natação brasileira, foi porta-bandeira dos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas, além de também ser o segundo homenageado no Hall da Fama pela federação internacional, estando ao lado de outra gigante da natação, a brasileira Maria Lenk.

O principal mentor  de sua carreira foi o treinador de natação Jon Urbanchek, técnico considerado extremamente preponderante para que o atleta vivesse uma rotina de atleta profissional, que é treinar, comer, estudar, dormir e treinar novamente.

Participante de quatro jogos olímpicos, "Pirulito", apelido que ganhou em Ribeirao Preto quando era alto e magro, Gustavo foi o ganhador de duas medalhas de Prata (100m nado livre em Barcelona 1992 e 200m nado livre em Atlanta 1996), duas medalhas de bronze ( 100m livre em Atlanta 1996 e fez parte da equipe do revezamento 4x100 em 2000 em Sydney), além de títulos Pan-Americanos.

È visível que Gustavo Borges sempre esteve a frente do seu tempo, tanto na questão esportiva quanto na pessoal, visto que o atleta estudou na Universidade de Michigan e buscou conhecimento prático e teórico nos EUA, pais de forte tradição em competições de natação.

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Gustavo Borges, quem não se lembra do Galvão gritando por esse nome na década de 90, ou mesmo no início dos anos 2000?

Certamente o ex-nadador conseguiu influenciar diversos atletas que atualmente tentam o seu lugar ao sol na modalidade, ou mesmo em questões empresariais, pois Gustavo oferece palestras motivacionais para o crescimento profissional/pessoal de empresas, fazendo sempre analogias com a sua carreira de sucesso, inclusive criando uma metodologia de ensino nas escolas de natação, denominada de "Metodologia Gustavo Borges".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com