TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novos Métodos De Ensino-Aprendizagem Na Perspectiva Inclusiva No Mbito Escolar

Por:   •  11/4/2023  •  Monografia  •  3.501 Palavras (15 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

IURI NOBRE DOS SANTOS

NOVOS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO ÂMBITO ESCOLAR

CACHOEIRA - BA

2022

IURI NOBRE DOS SANTOS

NOVOS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO ÂMBITO ESCOLAR

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário UNIFACVEST como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Licenciado em Educação Física.

Aluno: Iuri Nobre dos Santos.

Orientador: Francisco José Fornari Sousa.

Cachoeira, BA,___/___/2022. Nota _________________

(data de aprovação)

_______________________________________

Professor orientador Mestre Francisco José Fornari Sousa

_______________________________________

Francisco José Fornari Sousa

Coordenador do curso Educação Física

NOVOS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO ÂMBITO ESCOLAR

Iuri Nobre dos Santos

Graduando de Licenciatura em Educação Física UNIFACVEST E-mail: educacaofisica.noobre@gmail.com 

Francisco José Fornari Sousa

Graduado em Educação Física. Mestre em Ciência da Computação. Professor tutor UNIFACVEST. prof.francisco.fornari@unifacvest.edu.br. Lattes CV: http://lattes.cnpq.br/5505016568685967 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6976-8059

RESUMO

O presente trabalho tem como objeto de estudo o ensino de atividades de ensino e aprendizagem na perspectiva de inclusão, também refletir sobre os estudos na metodologia de ensino na perspectiva inclusiva no âmbito escolar, trazendo uma educação inclusiva e igualitária permitindo aos alunos ter uma nova concepção da realidade e capacidade O trabalho do docente atualmente como um elemento de grande importância para o sucesso dos alunos. O sistema educacional brasileiro passou por grandes mudanças nos últimos anos e tem conseguido cada vez mais respeitar a diversidade, garantindo a convivência e a aprendizagem de todos os alunos. As pessoas com deficiência estão cada vez mais ocupando seus espaços, sejam eles educacionais ou sociais. A escola do tema se dá pela necessidade de se discutir sobre a metodologia de ensino na perspectiva inclusiva no âmbito escolar, trazendo uma educação inclusiva e igualitária permitindo aos alunos ter uma nova concepção da realidade e capacidade.

Palavras-chave: Educação Física. Estágio Curricular. Educação Especial. Formação Inicial.

ABSTRACT

The present work has as object of study the teaching of teaching and learning activities in the perspective of inclusion, also to reflect on the studies in the methodology of teaching in the inclusive perspective in the school scope, bringing an inclusive and egalitarian education allowing the students to have a new conception of reality and capacity The work of the teacher is currently an element of great importance for the success of students. The Brazilian educational system has undergone major changes in recent years and has increasingly managed to respect diversity, ensuring coexistence and learning for all students. People with disabilities are increasingly occupying their spaces, whether educational or social. The theme school is due to the need to discuss the teaching methodology from an inclusive perspective in the school environment, bringing an inclusive and egalitarian education, allowing students to have a new conception of reality and capacity.

Keywords: Curricular Internship. Physical Education. Special Education. Initial Training.

1.         Introdução

O presente trabalho sobre a relação do Estudante de Educação Física (EF) com os alunos autistas e com deficiência durante seu estágio supervisionado no Colégio Estadual Rômulo Galvão e abordando as seguintes perspectivas, a EF escolar, a formação de professores a partir da visão destes sujeitos, o autismo e as abordagens que podem ser trabalhadas com esse público

A EF é uma das áreas de conhecimento ligada ao estudo das atividades físicas, visando o desenvolvimento correto dos movimentos corporais e motores, a inclusão escolar significa afirmar o acolhimento de todas as pessoas no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas. Nesta perspectiva o, acreditamos que promover uma educação de qualidade é tarefa de toda instituição de ensino, bem como, construir uma escola inclusiva que busca desenvolver um trabalho voltado para atender as reais necessidades dos educandos cabe a todos os que fazem a instituição de ensino.

A EF é considerada pelos pesquisadores da área como uma cultura humana, por que ela estuda e atua sobre um conjunto de práticas de movimentos ligados ao corpo criados pelo homem, sendo assim podendo ser referida como cultura do corpo, ou cultura de movimento, ou cultura física. Considerando a Educação Física como cultura, temos que enfatizar sua importância no ensino básico como nas outras disciplinas, no desenvolvimento não só de aptidão física como também mental (DAOLIO, 1996).

Através da EF é possível dar continuidade no desenvolvimento motor e cognitivo da criança, possibilitar uma boa pratica de exercícios e atividades físicas reduzindo os riscos de ser uma criança sujeita a doenças ligadas a falta de atividades física, como a obesidade entre outras. A atividade física é essencial no processo de desenvolvimento geral da criança, muitas das vezes é a primeira situação em grupo que ela vivencia e não são mais o centro das atenções, essas experiências cognitivas, afetivas e motoras darão base a um desenvolvimento saudável a essas crianças (SILVA et al., 2011).

Durante a formação inicial de professores muitos são os desafios a serem enfrentados, desde a insegurança com a escolha por uma profissão pouco valorizada até os anseios por fazer a diferença na educação. Neste processo o Estágio Supervisionado, normalmente realizado ao final dos cursos de licenciatura, assume grande relevância pois é a oportunidade concretada para os discentes aproximarem-se da realidade escolar.

Sabendo da importância da disciplina de EF Escolar dentro deste contexto inclusivo, onde o professor deve garantir um ensino de qualidade para todos os alunos (com deficiência ou não), nós voltamos para a preparação do futuro professor para este trabalho. Desta maneira, fortalecemos a importância de ser uma formação inicial que contribua na preparação docente e para um ensino de qualidade na escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com