TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATLETISMO

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE UNOPAR EAD

EDUCAÇAO FISÍCA BACHAREL

CORRIDAS NO ATLETISMO

Acadêmicos:

CAMILA BALTAZAR DA SILVA -12520151

DENIS DA SILVA MENDES -13361388

IONE CARVALHO CASTILHO -11376719[pic 2][pic 3]

WELINSSON EDUARDO DA SILVA -18341177

                                                 

      Turma: 2º SEMESTRE

Tutor JACKSON LEMOS GONÇALVES

CAMPO GRANDE-MS

NOVEMBRO / 2017

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

3.  CORRIDAS RASAS        4

3.1 CORRIDAS FUNDO E MEIO FUNDO.................................5

3.2 CORRIDAS DE BARREIRAS        6

3.3         CORRIDAS COM OBSTÁCULOS        7

4.  OS PONTOS DE PARTIDAS...................................................8

4.1 ERROS MAIS COMUNS NAS PARTIDAS..........................9

5.         CONCLUSÃO        10

6.    REFÊRENCIA.......................................................................11

        

INTRODUÇÃO

           O atletismo surgiu na Grécia e é considerado uma das modalidades mais antigas do mundo. Estudos apontam a pratica desta modalidade por volta do século 14 A. C. Foi na Grécia o registro das primeiras competições olímpicas.

            O atletismo se divide em 3 grupos de provas: de pista, de campo e combinadas. As provas de pista incluem todas as corridas, as de campo incluem saltos e lançamentos, e as combinadas são o delato e o heptatlo.

          As categorias se dividem em pré-mirim (12 a 13 anos), mirim (14 a 15 anos), infantil (16 a 17 anos), juvenil (18 a 19 anos), adulto (mais de 20 anos), veterano (40anos para homens e 35 anos para mulheres) e veteraníssimo (60 anos para homens e 55 anos para mulheres). As provas oficiais e os recordes conhecidos sempre se referem as categorias adultas.

           Nas provas de pista, as corridas são divididas em três grupos: velocidade ou curta distância, meio-fundo e longa distância ou fundo.

DESENVOLVIMENTO           

           As provas de velocidade são as de 100, 200, e 400 metros e exigem do atleta força e capacidade de explosão para sair em disparada.

CORRIDAS RASAS

 Nos 100 metros rasos os competidores percorrem os 100m em linha reta e vence quem chegar primeiro. Nos 200m a largada ocorre na curva da pista e os atletas se posicionam em marcas que não estão posicionadas exatamente uma ao lado da outra para que o atleta posicionado na parte interna da pista não seja beneficiado. A corrida de 400m corresponde a uma volta inteira na pista de atletismo e a largada ocorre da mesma maneira dos 200m.

[pic 4]

 CORRIDAS FUNDO E MEIO FUNDO

          As provas de meio-fundo são as de 800 e 1500 metros. Nos 800 metros, a prova se completa após duas voltas na pista de atletismo e os atletas podem sair da raia marcada e permanecer na raia interna após a primeira curva. Nos 1500 metros o competidor tem autonomia, desde a largada para se deslocar para a raia interna. O atleta precisa trabalhar resistência física no início da prova para manter essa mesma energia até o final e ainda conseguir acelerar no final tanto nos 800 quanto nos 1500 metros.

          As corridas de fundo são as de 5.000 e 10.000 metros. A velocidade, comparada as outras modalidades de corrida, se torna baixa devido a distância percorrida e a resistência física é de extrema importância nesta prova. Os atletas partem cada um de sua raia e se misturam após a largada.

[pic 5]

 CORRIDAS COM BARREIRAS

          As corridas com barreiras são de 100 (mulheres), 110 (homens) e 400 metros. No trajeto são posicionadas 10 barreiras que estão distribuídas pelo percurso. Essas barreiras são desenvolvidas de modo que sempre caiam para frente se tocadas afim de evitar lesões nos atletas. O atleta que derruba a barreira ao passar por ela não é desclassificado a menos que seja provado que foi proposital o ato. 

[pic 6]

 CORRIDAS COM OBSTÁCULOS

          As corridas com obstáculos são as de 3.000 metros e o atleta precisa passar por 4 obstáculos e 1 fosso de água em cada volta na pista. A diferença da prova é na altura dos obstáculos que é de 91.6 cm para homens e 66.2 cm para mulheres. O fosso é uma pequena piscina com profundidade máxima de 76 cm. O atleta não pode passar pelas laterais dos obstáculos, se o dizer, estará automaticamente desclassificado. Todos os competidores passam pelos mesmos obstáculos na pista. O atleta é testado no quesito velocidade e na habilidade para saltar, exigindo deste coordenação motora.

[pic 7]

OS PONTOS DE PARTIDAS

AS SAIDAS NO ATLETISMO

Três das posições de partida normalmente utilizadas são:

  1. Partida alta (em pé): que se utiliza nas provas de corridas de meio-fundo e fundo (rasas e com obstáculos) e não exigem aprimoramento técnico expressivo.
  2. Partida intermediaria: que se utiliza por corredores intermediários das provas de revezamento ou em treinamento para aprimoramento da saída baixa de corredores de velocidade.
  3. Partida baixa (com bloco de partida): em todas as corridas inclusive 400m e obrigatória a saída de uma posição agachada e o uso de blocos de partida.

Existem três variações da partida baixa: a curta, a média, a longa.

  1. Partida curta ou agrupada:

A distância entre o corpo do corredor e a linha de largada é bem pequena, de modo que o corredor fica encolhido quando assume a posição da saída baixa.

A inclinação do corpo a frente é bem acentuada, ficando os quadris bem mais altos que os ombros. Nesta posição o desequilíbrio a frente é grande.

  1. Partida média:

O pé dianteiro (perna de impulsão) fica na altura dos gêmeos da perna traseira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (432.1 Kb)   docx (419.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com