TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATLETISMO – CORRIDA SOBRE BARREIRAS

Por:   •  16/3/2018  •  Dissertação  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  1.912 Visualizações

Página 1 de 5

ATLETISMO – CORRIDA SOBRE BARREIRAS

OBJETIVOS

Promover atividades pedagógicas educacionais de formação geral para desenvolvimento multilateral do educando;

Conhecer o processo pedagógico para o aprendizado da corrida sobre barreiras;

Compreender a importância do processo pedagógico para o desenvolvimento das capacidades motoras básicas (velocidade, coordenação motoras, equilíbrio, ritmo, força, etc);

Vivenciar as atividades pedagógicas para o aprendizado da corrida sobre barreiras;

Analisar a biomecânica da corrida sobre barreiras (perna de ataque, perna de impulsão e passagem, passadas entre as barreiras, etc.)

ATIVIDADES

Corrida de aquecimento – trote 5min.

Alongamentos – membros inferiores

Atividades lúdicas – dupla - corrida de três apoios

Atividades pedagógicas

  1. Duas colunas de frente para duas fitas. A primeira colocada a 40cm de altura, e a segunda 80cm, distantes uma da outra a 6m. Os primeiros de cada coluna deverão correr saltando a primeira fita e passar por baixo da segunda. Voltar passando por cima da segunda e primeira. Tocar a mão do colega, e assim sucessivamente. Vence a coluna que terminar primeiro.

Objetivo – promover o desenvolvimento do controle corporal, fortalecimento de pernas e velocidade.

  1. Duas colunas de frente para cinco fitas. A primeira colocada a 40cm de altura, e as outras em alturas progressivas maiores em 15cm, a última com 100cm de altura. Os primeiros de cada coluna deverão correr saltando ou passando por baixo das fitas. Voltar efetuando a mesma tarefa e tocar a mão do colega, e assim sucessivamente. Vence a coluna que terminar primeiro.

Objetivo – promover o desenvolvimento do controle corporal, fortalecimento de pernas e velocidade e atitude.

  1. Mesmo exercício anterior. A maneira que o primeiro passar as fitas, todos deverão executar (por baixo ou por cima).  Vence a coluna que terminar primeiro.

Objetivo – estimular a determinação e superação de desafios.

  1. Alunos em coluna, de frente para seis fitas colocadas a altura de 40cm, distantes uma da outra 120cm. Os alunos deverão passar sobre elas com apenas uma passada.

Variação: com apenas uma perna (direita/esquerda).

Objetivo – desenvolver o ritmo, controle corporal e força de pernas.

  1. Alunos em coluna, de frente para seis fitas colocadas a altura de 40cm, distantes uma da outra 240cm. Os alunos deverão passar sobre elas com duas passadas.

Variação: com apenas uma perna (direita/esquerda).

Objetivo – desenvolver o ritmo, controle corporal e força de pernas.

  1. Alunos em coluna, de frente para seis fitas colocadas a altura de 40cm, intercalas com distância de 120 e 240cm. Os alunos deverão passar sobre elas com uma ou duas passadas, de acordo com a distância entre as fitas.

Variação: com apenas uma perna (direita/esquerda).

Objetivo – desenvolver o ritmo, controle corporal e força de pernas.

Atividades Técnicas

  1. Duas colunas de alunos, de frente para duas colunas com 5 barreiras cada, distantes uma da outra 2m. Os alunos deverão posicionar-se de frente para a lateral das barreiras fazendo skiping baixo, quando passarem pela haste superior da barreira deverão lançar a perna direita estendida (perna de ataque) até a altura das mesmas, fazendo um movimento circular de dentro para fora (músculos abdutores), logo a seguir com a perna esquerda, de fora para dentro (músculos adutores). Em seguida passa-se para a próxima barreira.

 Variação – inversão de lado. Pode-se fazer o movimento circular em uma direção e depois voltar com a mesma perna.

Objetivo - desenvolver o movimento técnico da perna de ataque.

  1. Mesma organização anterior. Os alunos deverão posicionar-se lateralmente às barreiras fazendo skiping baixo, quando passarem pela haste superior da barreira deverão lançar a perna, do mesmo lado da barreira, estendida/fletida (perna de ataque) até a altura das mesmas. Enfatizar a elevação do joelho.

Variação – alternar o lado da barreira e a perna. Caminhando/trotando.

Objetivo – Estimular a elevação do joelho ou extensão do joelho acima da barreira.

  1. Mesma organização anterior. Os alunos deverão posicionar-se lateralmente às barreiras fazendo skiping baixo, quando passarem pela haste superior da barreira deverão abduzir lateralmente o quadril, do mesmo lado da barreira, com flexão do joelho (perna de passagem), passando sobre a barreira.

Variação – alternar o lado da barreira e a perna. Caminhando/trotando.

Objetivo -  desenvolver o movimento técnico da perna de passagem.

  1. Mesma organização anterior. Os alunos deverão posicionar-se de lado (direito) passando sobre as barreiras, e entre elas, com elevação da perna flexionada, uma de cada vez. Enfatizar o movimento de elevação do joelho, puxando rápido para cima.

Variação – inverter o lado, para iniciar do outro lado. Caminhando/trotando.

Objetivo – fortalecimento dos músculos flexores do quadril, para elevação da perna de ataque.

  1. Mesma organização anterior. Os alunos deverão posicionar-se de frente para as barreiras, executando a ultrapassagem das barreiras com as pernas estendidas lateralmente, com movimento de pêndulo.

Objetivo – promover o controle corporal e percepção da altura da barreira e ritmo de movimento.

  1. Mesma organização anterior. Os alunos deverão posicionar-se de frente para as barreiras, executando a ultrapassagem das barreiras com a perna de ataque (estendida à frente), após o apoio desta, fazer a passagem com a perna de impulsão (fletida lateralmente). Apoia-se a perna de impulso para nova ultrapassagem de barreira, de tal forma que farão apenas dois apoios entre as barreiras.

Variação – alternar a perna de ataque e passagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com