TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrida Atletismo

Por:   •  16/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  1.081 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: ATLETISMO

PROFESSORA:KARLANDREA G. SILVA

ESTUDO DIRIGIDO INDIVIDUAL

TEMA: CORRIDAS

1-Apesar das especificidades das diferentes provas de corridas existe uma postura correta que deve ser seguida por todas as pessoas que gostam de correr, explique:

a- Como deve ser a postura do tronco?

R: O tronco deverá estar em posição ereta, a inclinação para frente deve ser no máximo de 5º a 10º graus. A cabeça deve estar na linha do tronco com o olhar para frente na direção da corrida.

b- O movimento dos membros inferiores?

R: iniciando-se a coxa e a perna com pé ligeiramente pra cima, este movimento define a amplitude da passada, quando maior elevação do joelho maior é amplitude da passada e maior a velocidade.

c- O movimento dos membros superiores?

R: Os braços devem estar posicionados na lateral do corpo em um movimento pendulo eles devem estar flexionados na articulação dos cotovelos com um ângulo de aproximadamente 90º

2-Quais os principais erros de postura apresentados pelos corredores?

R: Cruzamento excessivo dos braços à frente do corpo (cotovelos direcionados para fora) assim gerando uma oscilação transversal, movimentos rotatórios dos ombros e quadril. Apoio a frente realizado com o calcanhar, aplicando uma força maior para baixo do que para trás, uma corrida saltitada, este movimento gera uma oscilação vertical. Corrida com alternância do apoio do peso corporal de um pé para o outro, gera uma oscilação horizontal, o correto seria o apoio ser realizado debaixo da projeção do Centro de Gravidade. Excesso de tensão nas articulações dos ombros, pescoço, punhos e mãos. Inclinação exagerada do tronco para frente.

3-Explique os principais educativos para melhorar a técnica de corrida?

R: calcanhar alto, joelho alto, pernas estendidas, deslocamento lateral e corridas de costas, existem outros educativos que poderão ser incorporados na rotina conforme na evolução de condicionamento.

4-As oscilações do centro de gravidade durante a corrida prejudicam o atleta, pois diminuem a velocidade da corrida e provocam desgaste. Comente os tipos de oscilação.

R: Oscilação Transversal: Cruzamento excessivo dos braços à frente do corpo, cotovelos direcionado para fora, movimentos rotatórios dos ombros e quadril.

Oscilação Vertical: Apoio a frente realizado com o calcanhar, aplicando uma força maior para baixo do que para trás, uma corrida saltitada.

Oscilação Horizontal: Corrida com alternância do apoio do peso corporal de um pé para o outro. O correto seria o apoio ser realizado debaixo da projeção do centro da gravidade.

5-Descreva a movimentação do braço em uma corrida de 100mt, e explique por que tensões no ombro e no cotovelo geram perda de velocidade.

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com