TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aulas de Atletismo Corrida

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.737 Palavras (11 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 11

Aulas de corrida

AULA 1

Objetivo Geral:

* Vivenciar a prática dos fundamentos técnicos de Atletismo.

Objetivos específicos:

* Proporcionar a prática dos fundamentos técnicos do Atletismo e, a partir deste estímulo e prática, o professor fará a identificação dos níveis de execuções dos alunos procurando, após esta primeira prática, organizar aulas apropriadas à realidade destes alunos.

* Duração de 1h 30 min

* Idade entre 11 e 12 anos, com alunos da 5ª série, atividades com meninas e meninos e com um número de 25 a 30 alunos.

* Com recursos de uma quadra poliesportiva, apito, caneta e chamada.

* Serão avaliados e observados e registrados posteriormente à aula.

Aula Propriamente Dita

• Aquecimento

Ao sinal do professor os alunos darão 10 voltas ao redor da quadra de basquete. No final da primeira parte da aula, os alunos terão alongamentos dos grupos musculares exigidos nas atividades. ( 15 minutos )

1º Atividade – Pular Corda

Organização: Cada aluno com uma corda.

Execução: Os alunos terão que pular com os 2 pés, ambos os pés saem do chão e aterrizam lentamente juntos, com uma oscilação da corda. ( 20 minutos )

2º Atividade – Pular Corda

Igual à primeira, porém os alunos deverão pular com os pés alternados. Nesta técnica os alunos farão skipping baixo onde desenvolverão mais velocidade e flexibilidade nas provas rasas. ( 20 minutos )

3º Atividade – Pular Corda

Igual à atividade anterior, porém com uma maior velocidade. ( 20 minutos )

Volta calma:

• Nesta parte da aula, os alunos alongarão os grupos musculares que foram trabalhados durante as atividades. É neste momento que o professor fará o fechamento da aula, retomando o que havia falado brevemente na parte inicial, reforçando os elogios e estímulos positivos dados no transcorrer da aula e, finalmente, poderá anunciar o conteúdo da próxima aula ( 15 minutos)

AULA 2

Objetivo específico:

* Desenvolver a habilidade de velocidade.

• Aquecimento: Ao sinal do professor, os alunos deverão dar 5 voltas ao redor da quadra de Handebol. No final da primeira parte da aula, os alunos terão alongamentos dos grupos musculares exigidos nas atividades. (15 minutos)

1º Atividade – Corrida para Adquirir Velocidade

Organização: Os alunos formam três colunas, a frente de cada coluna um cone.

Execução: Ao sinal do professor o primeiro aluno de cada coluna corre para dar a volta no cone e volta para dar um tapa na mão do segundo aluno que fará a mesma movimentação.

(20 minutos)

2º Atividade – Corrida para Adquirir Velocidade

Igual à primeira, porém o aluno segurará um bastão ao qual deverá ser entregue ao segundo aluno e assim sucessivamente até todos terem corrido.(20 minutos)

3º Atividade

– Corrida para Adquirir Velocidade

Igual à atividade anterior, mas o segundo aluno ficará de costas e sairá ao toque do primeiro aluno. (20 minutos)

• Volta a Calma

Os Alunos, novamente em duplas, farão alongamentos dos membros superiores e inferiores. O professor fará as colocações comentários e elogios dos alunos. Em seguida, anunciará os conteúdos da próxima aula.

(15 minutos)

aula 3

• Desenvolver as habilidades de cooperação e velocidade

• Aquecimento

Pique bandeira. Divide-se em duas equipes que defenderão sua base recuperando a bola e levando até a base do adversário.

Após o aquecimento os alunos alongarão a musculatura posterior da coxa: alunos A e B sentados, de mãos dadas, com as pernas afastadas, executam alternadamente a flexão e extensão do tronco. Elevação do quadril no solo: O aluno B ficará em pé com as pernas afastadas e o aluno A deitado em decúbito dorsal, segurando os tornozelos do companheiro, que deverá impulsionar para frente suas pernas sem que toquem no solo. Cada aluno realizará vinte movimentos. (15 minutos)

1º Atividade – Corrente Elétrica

Organização:

Dividir a classe em duas equipes, dispostas em fileiras, estando os alunos de mãos dadas. Essas fileiras são colocadas de costas uma para outra paralelamente.

Execução: O primeiro elemento da equipe aperta a mão do seguinte, e assim sucessivamente, até chegar ao ultimo que, ao sentir o aperto em sua mão, levanta-se e corre até ultrapassar uma risca ou um obstáculo colocado uns 20 metros a frente de sua equipe. Ao ultrapassar esse obstáculo ou risca, ele volta imediatamente, sentando-se na frente da equipe para se tornar o primeiro, reiniciando dessa forma o mecanismo. A equipe cujos componentes realizaram a tarefa em primeiro lugar será declarada vencedora.

2º Atividade – Preto X Branco

Organização: Dividir a classe em duas equipes, denominando uma de preto e a outra de branco. Dispor as duas equipes em fileiras, colocadas frente a frente, separadas por duas linhas paralelas com dois metros de distância uma da outra. Atrás de cada fileira ou equipe, traça-se uma risca a vinte metros de distância.

Execução: O professor grita o nome de uma das equipes, preta ou branca. A equipe chamada deve fugir ou pegar, conforme for estabelecido, perseguindo os elementos da outra fileira até a linha de fundo, situada a 20 metros. Cada elemento da equipe fugitiva que for tocado pelo pegador perderá um ponto para este elemento. A equipe que tiver maior número de elementos tocados pelo adversário será declarada perdedora.

3º Atividade – Melhorando o Tempo de Reação

Organização: Riscar no chão quatro linhas paralelas, de forma que a segunda linha fique situada a 20 metros da primeira, a terceira a 4 metros da segunda e a quarta a 20 vintes metros da terceira. O professor se coloca atrás da primeira linha, com uma bola na mão. Os alunos ficam dispostos em fileiras, de pé sobre a terceira linha.

Execução: O professor rola a bola pelo chão e, quando ela passar pela segunda linha, os alunos colocados em fileiras sobre a terceira linha correm até ultrapassar a quarta linha, sem deixar que a bola os alcance.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com