TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Atentado ao Ensino

Por:   •  26/8/2020  •  Abstract  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

O documentário Entre Saberes (com a duração de 20 minutos, que pode ser visualizado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=rXQMqKXaV8I do canal Youtube), que foi realizada no 1º semestre de 2013, para a disciplina de Documentário do curso de Jornalismo da UFOP (Universidade de Ouro Preto), versa sobre a educação pública no Brasil. Mesmo se tratando de regiões diferentes (o documentário mostra a realidade de uma cidade de Minas Gerais, região sudeste), percebe-se que no que tange à educação pública, embora o país tenha dimensões continentais, os problemas que permeiam esse segmento sempre apresentam semelhanças.

De tom reflexivo e esclarecedor, o documentário inicia mostrando dados alarmantes que envolvem a docência, Em seguida segue uma série de depoimentos de professores sobre a prática docente: suas expectativas, afetos e desafetos da vida profissional. Na fala dos entrevistados percebe-se o conflito meio escolar X meio acadêmico, tendo em vista que a universidade – e tampouco o magistério – tem preparado realmente o professor para lidar com sujeitos reais, para compreender o processo intrínseco que é lecionar. Há um dado sobre uma das enfermidades que mais tem acometido professores: a depressão, que rendeu recentemente uma reportagem em todas as mídias, depois da queda de um avião da empresa Germanwings nos Alpes franceses, matando 150 pessoas, levantando uma discussão importante. A depressão poderia ter levado o copiloto, Andreas Lúbitz, a derrubar a aeronave de propósito? E, se foi isso mesmo, alguém que está deprimido poderia continuar trabalhando? Um professor, por sua vez, com depressão poderia continuar em sua função? O documentário indica que dos professores afastados no país, 40% sofrem de depressão. Cada vez mais professores tem sofrido alguns problemas de saúde e a também, a violência em diversas modalidades tem sido constante na rede pública de ensino.

Permeado por discussões sobre a prática escolar, o documentário supracitado, além da opinião de três professores, também escuta a opinião de três alunos, que revelam seus anseios, as dificuldades enfrentadas como discentes, o que esperam da escola, como terem seus desejos conquistados. Nenhum deles, apesar de perceberem a beleza no ofício de ser professor, não querem a tal profissão. Isso tem sido tão comum que à área de Humanas tem recebido mais incentivos de Bolsa, para que sejam formados novos professores.

Por outro lado, a Educação Pública te enfrentado tantos problemas, que por mais que o Brasil seja considerado um país de grandes riquezas, em pleno desenvolvimento em diversas áreas, ainda sofre com a falta de avanço na área de educação. Continua alarmante o número de adolescentes fora da sala de aula e os que estão inseridos no ambiente escolar nem sempre se adequam, com a indisciplina constante (apontada como um dos principais problemas, em recente levantamento da Fundação Leman, veiculada recentemente no dominical Fantástico), a repetência, a distorção idade x série, a evasão, e o descompromisso campeiam entre os pilares da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com