TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA/ BACHARELADO

Por:   •  30/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

CURSO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA/ BACHARELADO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

LEONIO DE JESUS SANTOS

LEANDRO FAGUNDES MIGUEL
GILMARIO SANTOS BATISTA JUNIOR

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Fatores importantes que envolvem os efeitos da Covid-19 no desempenho esportivo e a metodologia de ensino dos esportes coletivos.

Camaçari-Ba  

2021

LEONIO DE JESUS SANTOS

LEANDRO FAGUNDES MIGUEL
GILMARIO SANTOS BATISTA JUNIOR

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Fatores importantes que envolvem os efeitos da Covid-19 no desempenho esportivo e a metodologia de ensino dos esportes coletivos.

[pic 3]

Camaçari-Ba

2021

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO................................................................................................ 04
  1. DESENVOLVIMENTO.................................................................................... 05
  1. I PARTE – Fatores importantes que envolvem os efeitos da Covid-19 no desempenho esportivo e a metodologia de ensino dos esportes coletivos..............................................................................................................   05
  2. II PARTE - O ensino do esporte coletivo............................................. 09

3. CONCLUSÃO................................................................................................... 11

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA ................................................................... 12

        

 

INTRODUÇÃO

O presente trabalho será apresentado através de estudos feitos, trazendo a temática Fatores importantes que envolvem os efeitos da Covid-19 no desempenho esportivo e a metodologia de ensino dos esportes coletivos.

Em 2020 foi, sem dúvidas, o ano mais impactante do recente século XXI. Diversos setores da sociedade foram afetados direta e indiretamente por um vírus que, segundo especialistas, teria se originado no mercado de Wuhan, na China. E de lá, seguiu para todos os países existentes, provocando a estagnação de diversas economias. O esporte foi um dos setores que mais sofreram com a pandemia do Covid-19, principalmente aqueles que necessitam de participação de duas ou mais pessoas, pois decretos governamentais passaram a restringir qualquer aglomeração. Diante de incertezas sobre efeitos colaterais da nova doença, a literatura médica ainda se debruça sobre como o covid-19 pode impactar no rendimento dos atletas que foram infectados por esse vírus.


DESENVOLVIMENTO

I PARTE – FATORES IMPORTANTES QUE ENVOLVEM OS EFEITOS DA COVID – 19 NO DESEMPENHO ESPORTIVO E A METODOLOGIA DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS.

A população ainda comemorava o réveillon, quando notícias acerca da circulação de um vírus bastante danoso causava temor no extremo oriente. Em seguida, após a proliferação do mesmo, o mundo observou um fenômeno nunca visto na história recente, que foi cidades inteiras fechadas. Como consequência disso, inúmeras competições esportivas tiveram que ser paralisadas para que o coronavírus não potencializasse sua disseminação. NBA, Fórmula 1, Torneio de Roland Garros, tudo teve que ser paralisado. O mais popular dos esportes, o futebol, também não permaneceria incólume: Até mesmo a famosa Liga dos Campeões da Europa, que movimenta milhões de dólares todos os anos teve que interromper suas partidas. Isso porque clubes passaram a ser considerados locais de grande propagação do covid-19, não só entre os próprios funcionários/atletas, como também em relação aos familiares dessas pessoas.

Tais medidas, encabeçadas pelos chefes de Estado, visaram não só a proteção do público que comparecia aos estádios, arenas, ginásios e quadras para prestigiar os eventos esportivos, como também para proteger os próprios atletas que entram constantemente em contato físico com outros esportistas e isso favoreceria a disseminação do vírus acima especificado.

Atualmente, cerca de 01 ano e meio após o primeiro caso notificado no Brasil, entidades que comandam e regulam a prática esportiva no país já ensaiam um retorno do público aos eventos. Com a vacinação tomando novos rumos, a prática de esportes já vem sendo amplamente liberada, com diversos campeonatos acontecendo mundo afora. Aos poucos a indústria do esporte tenta se recuperar do prejuízo incalculável causado pela pandemia.

Outro impacto causado pelo Covid-19 foi o adiamento dos jogos olímpicos e paralímpicos de verão, realizado no Japão e que deveria ocorrer no ano de 2020, mas foi adiado para o verão seguinte, em 2021. Foi a primeira vez que um jogo olímpico precisou ser adiado na história e também foi a primeira vez que foi realizado em um ano ímpar, mudando uma tradição de quase três mil anos.

Um outro ponto que também causa preocupação é o impacto que a doença pode desencadear nos atletas que foram infectados. A medicina ainda estuda os possíveis efeitos a longo prazo, principalmente no que se refere à saúde respiratória. Isso porque não são raros os casos de efeitos colaterais da covid-19, tais como fadiga, cansaço e dificuldades para respirar, mesmo em pessoas recuperadas, o que pode impactar negativamente nos treinos de alta intensidade.

Segundo um recente estudo publicado pelo BRAZILIAN JOURNNAL DEVELOPMENT, Moreno, Coelho e Câmara (2021) afirmam que os atletas estão entre os grupos com mais risco de desenvolver a covid-19 e isso se deve à perda de IgA, que estão presentes nas mucosas dos sistemas digestivo e respiratório. Eles ainda explicam que:

Segundo GLEESON e NEHLSEN-CANNARELL a prática extenuante de exercícios físicos leva à uma redução nos níveis de IgA salivar após os mesmos (Gleeson et al., 2020; Nehlsen-Cannarella, 2000; Peters, 1997), o que favorece principalmente as infecções no trato respiratório superior (Anderson & Kippelen, 2008). Desse modo, além do fator aglomeração mencionado, devemos acrescentar também uma eventual vulnerabilidade de ordem imunológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com