TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  29/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS

CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS

CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Matheus Abraão Bonifácio Duarte

Werican de Sousa Lima

Wismar Frank dos Santos

PERFIL E HABILIDADES DO PROFISSIONAL DE VAREJO E SERVIÇOS

PARAÍSO DO TOCANTINS

2022

[pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS

CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS

CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Matheus Abraão Bonifácio Duarte

Werican de Sousa Lima

Wismar Frank dos Santos Pereira

PERFIL E HABILIDADES DO PROFISSIONAL DE VAREJO E SERVIÇOS

Trabalho acadêmico apresentado como requisito para nota do segundo bimestre da disciplina de Gestão de Varejo e serviços do 6° período do Curso Superior de Bacharelado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, Campus Paraíso do Tocantins.

Professor (a): Cledson de Souza Magalhães.

PARAÍSO DO TOCANTINS

2022

  1. INTRODUÇÃO

As relações de câmbio no varejo podem ser entendidas a partir dos processos de compra de produtos em quantidades relativamente grande dos produtores, atacadistas e outros fornecedores, por parte dos varejistas, para futura venda em quantidades menores ao consumidor final (LAS CASAS, 1992, p.17). Segundo Angelo e Silveira (1999), o varejo pode ser enxergado como uma atividade de grande importância econômica e social, principalmente no que se refere a suas funções de desenvolvimento mercadológico e de avaliação das necessidades dos consumidores.

O setor varejista depende dos resultados das vendas para o fortalecimento do negócio. O varejista é o último negociante de um canal de distribuição que liga os fabricantes aos consumidores. Portanto, o varejo necessita de excelentes profissionais com habilidades interpessoais e técnicas de negociação que consigam criar e manter relacionamentos de fidelidade com os clientes.

Com a ampliação de canais de venda e a exigência dos consumidores o gestor profissional de varejo necessita desenvolver a empresa e seus negócios por um caminho sustentável. Para tanto, não há grandes segredos, mas trabalho árduo, contínuo e coletivo, com abertura para o novo e com investimentos e recursos bem planejados.

O presente trabalho tem como objetivo explanar sobre o perfil e habilidades do profissional de varejo e serviços onde o desenvolvimento será composto por um tópico sobre o profissional de varejo dois subtópicos:  perfil do profissional de varejo e serviços e habilidades do profissional de varejo e serviços. E por último a conclusão.

  1. PROFISSIONAL DE VAREJO

A nova dinâmica de mercado exige que líderes do varejo sejam cada vez mais multitarefa e que tenham visão sistêmica. É preciso ter conhecimento geral de negócios, logística, estratégia, tendências, além de ser um bom gestor e saber vender.

A razão de tantas demandas é a exigência cada vez maior dos consumidores e dos colaboradores. O profissional de varejo precisa conquistar o tempo e a atenção deles para atingir sucesso nas operações e nas vendas.

Para isso, as empresas têm investido e incentivado o desenvolvimento de seus gestores, a partir de cursos de liderança e autoconhecimento para que atendam às expectativas da própria organização, dos clientes e dos futuros consumidores da marca. Não são poucas as expectativas que esse profissional precisa satisfazer.

 2.1.    PERFIL DO PROFISSIONAL DE VAREJO E SERVIÇOS

O profissional varejista é aquele que atua no comércio, ou seja, aquele profissional que trabalha com vendas, mercadoria e possui em sua maior parte do tempo o contato com os clientes.

Cada empresa possui a sua cultura organizacional (sua forma de trabalhar, o que ela acredita ser um bom atendimento, sua identidade), logo seus funcionários passam a adquirir e vivenciar essa cultura.

Isso se aplica aos varejistas que precisam se adaptar à cultura da organização, buscando um perfil que se encaixe ao ideal imaginado pela empresa. Logo o perfil dos varejistas varia muito, porém algumas características são fundamentais para que se tenha uma postura altamente profissional.

Por mais que o perfil varejista mude de comércio ara comércio, essas características e dentre outras nunca vão mudar e são fundamentais.

  2.2. HABILIDADES DO PROFISSIONAL DE VAREJO E SERVIÇOS

Com desafios que abrangem novas tecnologias, modelos de negócios inovadores e mudanças na cultura empresarial, o atual mercado tem fortes exigências sobre o profissional de varejo

Vivendo um momento que muitos chamam de 4ª Revolução Industrial, não há como negar que o mundo e o mercado estão mudando em alta velocidade.

Neste contexto, em que o futuro é moldado a cada segundo e novas formas de comercializar bens e serviços surgem rapidamente, cabe ao gestor profissional de varejo desenvolver a empresa e seus negócios por um caminho sustentável. Para tanto, não há grandes segredos, mas trabalho árduo, contínuo e coletivo, com abertura para o novo e com investimentos e recursos bem planejados.

Nossa sociedade está cada vez mais intermediada pela tecnologia, com a comunicação cada vez mais facilitada para os indivíduos e para as organizações, modificando a forma que a integração humana acontece.

Profissional de varejo

A nova dinâmica de mercado exige que líderes do varejo sejam cada vez mais multitarefa e que tenham visão sistêmica.

Ou seja, é preciso ter conhecimento geral de negócios, logística, estratégia, tendências, além de ser um bom gestor e saber vender.

Isso porque esse novo perfil é um integrador que articula os mais diferentes recursos da empresa para trazer benefícios para o negócio.

Assim, espera-se que tenha habilidades comportamentais bem desenvolvidas para conseguir entregar resultados consistentes sob a dinâmica e pressão do mercado, como capacidade de comunicação clara, negociação, espírito empreendedor e habilidades para coordenar várias áreas e iniciativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (314.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com