TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Corpo e a Ética- Silvino Santin

Por:   •  16/4/2019  •  Resenha  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

O Corpo e a Ética- Silvino Santin

No início do texto o autor questiona e expõe conceitos sobre a ética e o corpo na atualidade. Procura expor suas ideias de forma interrogativa, querendo e esperando do leitor uma resposta para os seus questionamentos. Ao continuar o texto, ele volta ao passado e argumenta que a ética era algo fundamental na vida das sociedades primitivas e que com o passar dos tempos ela ainda era tão importante, pois fazia parte da Ciência fundamental para a vida do homem, que não possuía um saber completo, sem se privilegiar as questões éticas.

Após dizer que na antiguidade a ética era tão importante e desde Aristóteles, era considerada um suporte básico e necessário para a Filosofia, Santin afirma que atualmente nem na Ciência e na Tecnologia e nem mesmo com a matéria de sala de aula a ética encontra espaço.

Kant, um dos pensadores citados pelo autor, continua sendo um dos inspiradores dos pensadores contemporâneos sobre a retomada às temáticas da ética. Mas quando ele surgiu com tentativa de buscar uma ética para o mundo contemporâneo, ele foi criticado assim como outros pensadores, pois o que predominava e ainda predomina é a verdade científica. E a ética não era considerada objeto que se pudesse moldar/construir conhecimentos científicos. Dessa forma, os astrólogos, químicos e físicos não eram considerados éticos. A ideia do ético era apenas ligada a pensadores e a outras pessoas.

Essa visão sobre a ética contemporânea ajuda o autor a falar sobre corpo.

A ideia de corpo é sempre algo muito questionável. Santin diz que apenas a ideia do saber sobre o corpo não responde o questionamento do que é o corpo. Ele diz que em nenhum momento paramos para analisar a resposta do próprio corpo sobre o que ele é de fato. A Ciência de diversas formas silenciou o corpo. A ideia do que é o corpo foi com o tempo moldada pela razão, pela alma e pelas ciências experimentais. Entretanto vivemos um corpo de acordo com os valores que constituem a nossa vida como um todo.

Voltando ao passado o autor expõe e busca descobrir um espaço para a construção de uma ética do corpo para os dias atuais.

No primeiro momento a ética corporal era explicada através da ideia de ética da sobrevivência, logo após surge a intencionalidade da consciência e assim abre-se o grande espaço da ética na antiguidade.  Antes de surgir a ética que nós entendemos (pensamento racional), surge a ética da força e do medo.

Com o passar do tempo e com vários argumentos, foram surgindo conceitos e temáticas do significado do ético, da palavra ética. Entre eles podemos citar a ética da racionalidade, ética teológica ou ética do pecado, ética Protestante e Espírito do Capitalismo, ética antropocêntrica e ainda ética do senhor e do escravo: a ética da razão instrumental.

Após buscar entender a história e o processo da ideia de ética do corpo, Silvino Santin menciona em seu texto que nos dias atuais á um paradoxo de exaltação do corpo. O corpo produtivo é o corpo bom. O corpo improdutivo é o corpo mau. Dessa forma o autor critica o ser humano por não cuidar e se preocupar com o corpo. Poucas pessoas sabem viver a vida. Simplesmente vivem porque estão vivos.

Ele ainda diz que a Educação Física tem papel importante na construção e entendimento de uma ética do corpo, e deve buscar sempre disciplinar a mente e o corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com