TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento de Habilidades e Capacidades Motoras

Por:   •  11/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – PLANILHA DE REGISTRO DAS ATIVIDADES MATRIZ EDUCAÇÃO FÍSICA

ALUNO: Laís Miguel Adão

RA:

TURMA: 2019

CURSO: Educação Física                INSTITUTO: Unip

Semestre

Disciplina:

Atividade realizada: Desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras

Carga horária:

Neste trabalho foi explanado aspectos relacionados ao crescimento e desenvolvimento humano e à aprendizagem do desenvolvimento motor que são importantes para a compreensão das habilidades motoras. Habilidades motoras são movimentos que devem ser aprendidos e executados de maneira correta. Há três tipos de habilidade motora: manipulativa, estabilizadora e locomotora.

A habilidade motora proposta nesta atividade foi a estabilizadora e o movimento escolhido foi pular. A estabilização está relacionada com equilíbrio, no ato da pessoa ter o domínio com o próprio corpo. Para executar essa atividade foram escolhidos um adulto e uma criança. Após a realização desse movimento, verifica-se que a criança teve maior facilidade em executá-la. Os dois possuem em sua rotina a prática de exercícios físicos. O adulto faz academia já há 10 anos e a criança tem como prática de exercícios, a educação física na escola.

O cérebro utiliza o corpo como instrumento para relacionar se com o mundo. O corpo é movido por intenções geradas pela mente, mudando e reafirmando as mesmas para a utilização do corpo em novas manifestações. Esta capacidade possibilita ao indivíduo utilizar o corpo como ferramenta de manifestação e interação com o mundo, e isso vai evoluindo com a idade.

É importante sempre tomar cuidado na realização da atividade, a má execução de um movimento pode trazer alguns riscos, como: fraturas, lesões, etc. O profissional de educação física deve estar sempre atento e orientar adequadamente o aluno, porém, se ocorrer algum acidente durante a aula, o mesmo precisa saber como proceder diante da situação. Se caso o aluno fraturar algum osso, devem ser seguidos alguns passos para impedir e evitar que a lesão se agrave. Perante uma fratura de um osso, mais especificamente da ulna, o profissional deve manter o aluno em repouso, e evitar movimentar a região atingida. Se possível, dobrar o antebraço e manter o polegar para cima, assim, protegendo a região com um pano limpo. Esses cuidados são necessários ao se deparar com um acidente com esse tipo de fratura.

O estudo do corpo assume um papel significativo, pois a corporeidade se expressa por várias manifestações corpóreas. Portanto para manter a qualidade da mesma, deve haver uma relação de dependência entre as funções neurológicas, sensoriais e motoras, e a partir disso faz-se compreender que a qualidade de vida só é obtida com a vivência da corporeidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com