TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPACIDADE MOTORA

Trabalho Universitário: CAPACIDADE MOTORA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/1/2015  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Existem três áreas de estudo relacionadas com o Comportamento Motor humano. Uma é a área de Controle Motor, que tem por objetivo estudar e compreender como o ser humano organiza e controla suas ações. Para isso é necessário utilizar um nível de análise mais micro, pois muitas dessas pesquisas investigam a estimulação de um neurônio, ou ainda, quais as funções de diferentes áreas do cérebro. Os pesquisadores dessa área estão ligados à Educação Física, Neurofisiologia, Psicologia e Biologia, e atualmente há uma maior integração entre os pesquisadores para que utilizem diferentes níveis de análise.

A outra área é o Desenvolvimento Motor, que investiga as mudanças que ocorrem no ser humano em decorrência das alterações sofridas ao longo do ciclo de vida. Essas alterações ocorrem devido ao amadurecimento dos diferentes sistemas, desde os primeiros anos de vida até a idade adulta, por volta dos 25 anos. Posteriormente, os mesmos sistemas começam a ter uma perda na eficiência das funções, que tem uma queda mais acentuada na terceira idade.

A terceira área é a Aprendizagem Motora. Essa área tem basicamente dois objetivos a investigar: primeiro, as alterações cognitivas que ocorrem em decorrência da prática, ou seja, como as pessoas partem de um estado que não dominam uma habilidade e, após um período de prática, passam a executá-la com grande proficiência; segundo, quais os fatores que afetam a aquisição dessas habilidades.

2. APRENDIZAGEM MOTORA

O sistema nervoso apresenta duas funções básicas, a manutenção da homeostase do organismo e a emissão de comportamentos, sendo esta última a mais complexa, na medida em que permite a adaptação dos organismos ao meio externo. Os comportamentos são resultados da interação dos fatores genéticos com o ambiente, sofrendo modificações constantes, permitindo a adaptação cada vez melhor do organismo ao meio. Essas modificações são resultado dos processos neurobiológicos que definem a aprendizagem.

Na emissão de um comportamento, podemos distinguir dois elementos: os ajustes neurovegetativos e o comportamento motor responsável por organizar as respostas pelas quais os organismos agem sobre o ambiente. Dessa maneira, definimos aprendizagem como o processo pelo qual os animais adquirem informação a respeito do meio; a memória é o processo de retenção ou armazenamento dessas informações. Este processo só faz sentido quando existe uma entidade que recebe, processa e transforma a informação, isto é, que aprende.

Deste modo a Aprendizagem Motora (AM) é definida como o conjunto de processos cognitivos associados à experiência e à prática que resulta em mudanças relativamente permanentes no comportamento motor. Assim aprender exige uma modificação estrutural interna que se observa geralmente através do desempenho numa alteração estável (persistente no tempo) do comportamento do indivíduo como resultado da prática e/ou experiência. Possui três estágios, cognitivo, associativo e autônomo.

3. COMPORTAMENTO MOTOR HUMANO

É a área que estuda o movimento humano sob o ponto de vista de sua produção e controle, como eles são aprendidos, e as alterações pelas quais passam ao longo da vida devido a aspectos intrínsecos e extrínsecos.

“Movimentos são um aspecto crítico em nossas vidas. Nossa capacidade de movimentar é mais do que uma conveniência que nos permite andar, jogar, manipular objetos”, ela é a base para funções fundamentais em nossas vidas, para perpetuação e evolução de nossa espécie. (SCHMIDT; LEE, 2005)

“Compreensão dos processos subjacentes à performance motora ao longo da vida”(ULRICH; REEVE, 2005).

COMPORTAMENTO MOTOR HUMANO

3.1. Controle motor

Estuda os problemas ligados aos mecanismos responsáveis pela produção/organização dos movimentos, ou ainda, estuda como o sistema nervoso controla o desempenho de habilidades Coordenadas (MAGILL, 2000).

O controle motor é o processo pelo qual o cérebro coordena a atividade muscular do corpo, incluindo quais músculos devem mover-se e quais devem repousar. A sua falha pode produzir resultados que vão da paralisia ao parkinsonismo. O sucesso e o fracasso também podem ser mais sutis. A postura, por exemplo, não parece ser uma atividade consciente, mas a postura correta depende do controle muscular. Um controle motor defeituoso pode significar que alguns músculos compensam outros, levando ao desleixo, dor ou fraqueza.

3.1.1. O controle motor é dividido em quatro etapas:

• A primeira etapa, a mobilidade, significa que você pode realizar o movimento. Ela pode ajudar a imaginar o processo como a reabilitação de uma lesão - um ligamento do joelho rasgado, por exemplo. A primeira coisa a fazer é ganhar a mobilidade, a capacidade de flexionar o joelho.

• Estabilidade é a segunda etapa, na qual o grupo muscular - aqui, o joelho - pode suportar o stress sem falhar. No que diz respeito ao joelho, que poderia significar que carrega o peso corporal.

• Mobilidade controlada vem a seguir, e que é a capacidade de fazer o joelho fazer o que deve neste caso a caminhada.

• Finalmente, na fase de perícia, o joelho fica melhor em sua tarefa, e caminhar pode se tornar em execução.

3.2. Aprendizagem motora

Estuda os problemas relacionados à aquisição de habilidades motoras e os fatores que a influenciam, ou seja, aborda os estudos dos mecanismos e processos subjacentes às mudanças de comportamento motor (PÚBLIO, TANI & MANOEL, 1995).

A escala de tempo destas mudanças é de curto prazo: minutos, horas, dias ou semanas (MANOEL, 1999).

3.3. Desenvolvimento motor

Estuda as mudanças no comportamento de um indivíduo ao longo de seu ciclo de vida; ou seja, mudanças realizadas numa escala de longo prazo (PÚBLIO, TANI & MANOEL, 1995).

O desenvolvimento motor se refere ao amadurecimento do controle sobre os diferentes músculos do organismo, é o campo de investigação, que estuda o comportamento motor (habilidades padrões generalizações motoras e capacidades físicas) em populações normais ou não em diferentes faixas etárias. Estuda as teorias que fundamentam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com