TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino de Lutas nas Aulas de Educação Física: Projeto de Ensino e Pesquisa em Educação Física

Por:   •  13/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.546 Palavras (15 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SEIBLITZ, Paulo Eduardo de Lossio. O ensino de lutas nas aulas de educação física: projeto de ensino e pesquisa em educação física. 2019. 15 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Teresópolis, 2019.

RESUMO

Esse projeto destina-se a implantação do ensino de lutas nas aulas de Educação Física, um tema que não vemos em grandes partes das escolas de ensino básico, porém de grande importância para a formação da educação dos alunos, uma vez que melhora o comportamento tanto dentro do ambiente escolar com no dia a dia fora da escola, assim justificando-se a introdução das práticas de lutas durante as aulas. Com este projeto pretende-se mostrar os benefícios da aprendizagem das artes marciais em crianças a partir do ensino fundamental, mas podendo já ser implantado na pré-escola e agregado até o ensino médio, buscando abordar o que pode ser agregado ao processo de formação educacional. Como principais benefícios podemos destacar o respeito com o próximo, redução de índices de violência e melhora na autoestima. Temos alguns dificultadores nesse processo de implantação, dentre eles podemos destacar, os professores que não estão devidamente preparados, e falta de materiais para prática das aulas. Para isso serão necessárias muitas pesquisas, que em grande parte será feita na internet, buscando assim uma implantação perfeita da matéria ao currículo escolar.

Palavras-chave: Educação Física. Artes Marciais. Ensino Fundamental. Comportamento.


SUMário

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        5

1.2        JUSTIFICATIVA        5

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        6

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        6

1.5        OBJETIVOS        7

2        REVISÃO DE LITERATURA        8

2.1 LUTAS NAS ESCOLAS        8

2.2 BENEFICIOS DAS ARTES MARCIAS        9

2.3 PRINCIPAIS DIFICULDADES:        10

2.4 INSERÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:        10

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        12

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        13

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

6        REFERÊNCIAS        15

        

  1. INTRODUÇÃO

Após analises com relação a temas abordados nas aulas de Educação Física, foi possível observar na maioria das escolas a falta da prática de artes marciais. Segundo Abel A Figueiredo, em seu artigo “Os desportos de combate das aulas de Educação Física:         

Promover atividades físicas de uma forma reducionista e trair uma concepção eclética e inclusiva da Educação Física. Esse espaço curricular obrigatório não se restringe ao futebol ou ao basquetebol, ou ainda a ginastica ou aos jogos tradicionais; é verdadeiramente um espaço eclético. Nele utiliza-se a diversidade cultural como instrumento de desenvolvimento para todos os indivíduos em idade escolar; não podem ficar os “gordinhos” ou os “fraquinhos” de fora. (FIGUEIREDO, 2009)

           As escolas devem buscar aulas de Educação Física de qualidade de ensino para os alunos, e para isso é necessário diversidade, buscando entre outras coisas a ampliação das possibilidades de comunicação e de relacionamento entre as pessoas.

           Paulo Nascimento (2008) nos mostra que: “as manifestações de “lutas” são compreendidas como produções humanas carregadas de significados construídas historicamente e que estabelecem relações constantes com e nas sociedades onde estão inseridas são praticadas e desenvolvidas e por tanto, um significativo conteúdo a ser estudado na escola.”

           Neste projeto busca-se entender quais os principais motivos para a dificuldade de inserir as lutas na grade curricular, e assim estudar maneiras de contornar essas dificuldades e aí sim inseri-las

           A inserção das artes marciais nas escolas poder ser de grande valia na educação das crianças uma vez que demonstra respeito e disciplina para os praticantes.

           Apresentando assim como ideia central a inserção das lutas / artes marciais no projeto curricular da educação, buscando-se adequar a todas etapas escolares, e em cada um com suas características considerando sempre as objetivos, conteúdos e atividades a serem desenvolvidas de acordo com a método de ensino de cada um.

 

  1. TEMA DO PROJETO

Este material trata-se de uma produção de um projeto direcionado para o ensino de Educação Física nas escolas, contemplando a docência e a pesquisa.

Neste trabalho será apresentado os principais motivos para a introdução das artes marciais no ambiente escolar, sempre buscando a melhor interação de alunos com alunos, alunos com professores e alunos com familiares, ou seja, em todos âmbitos em que as crianças têm relações com outras pessoas.

  1. JUSTIFICATIVA

Hoje é possível ver que em grandes partes das escolas de ensino básico não é dado do devido valor as artes marciais, por isso a escolha do tema, uma vez que diversos problemas durante o período de formação do indivíduo poderiam ser evitados, já que um dos principais pontos abordados pela sua prática é a disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (381.4 Kb)   docx (243.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com