TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JOGO QUEIMADA OU CEMITÉRIO

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]        [pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

SÃO MIGUEL DO GUAMÁ – PA

MAIO/2015

JOGO QUEIMADA OU CEMITERIO

Queimada é um jogo desportivo que provavelmente surgiu na Colômbia, também podendo ter suas origens nos Estados Unidos. Não há notícias de competições esportivas oficiais deste esporte no Brasil, porém é muito praticado em escolas e como brincadeira infantil, sendo considerado como um esporte infanto-juvenil mais praticado por crianças e jovens até mesmo nas ruas.

PARTICIPANTES:

            Dez ou mais participantes.

MATERIAL

  • Bola similar coma de voleibol;
  • Giz ou Corda.

LOCAL

O campo ou quadra deve possuir o formato retangular, sendo dividido ao meio. É comum aproveitar a marcação de quadras de futebol para a prática da queimada.

OBJETIVO

O objetivo visado é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. Será vencedor, o grupo que, no fim de um tempo previamente determinado, fizer maior número de prisioneiros, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.

DESENVOLVIMENTO DO JOGO

Geralmente, faz-se um sorteio para que seja decidido quem começa o jogo no “cara ou coroa” ou no “par” ou “impar”. Ao ser dado o sinal de início, um jogador do time a quem coube a bola, tenta entregar a bola ao seu time que tem como objetivo de atira-la ao campo contrário com o propósito de atingir ("queimar") algum adversário com a bola.

Se o conseguir sem que a bola seja agarrada antes de tocar no chão pelo jogador tocado ou por um companheiro do time dele, o jogador atingido é considerado prisioneiro e deve sair do seu campo, colocando-se no "cemitério", espaço posterior à linha de fundo.

Feito o primeiro prisioneiro, o reserva volta ao seu campo para que tenha oportunidade de jogar também como atacante. Atenção: quando o prisioneiro fica pela primeira vez com a bola, não pode "queimar" nenhum componente do time adversário.

A bola que, depois de haver tocado em um jogador, rola ou salta pelo terreno, pode ser recolhida por qualquer jogador, para ser arremessada novamente contra o grupo adversário. A bola pode, também ser recolhida por um adversário prisioneiro, a quem, neste caso, se permite apanhá-la e atirá-la a um companheiro seu ou queimar o adversário.

O mais recomendável é agarrar a bola quando arremessada, o jogador só é carimbado se a bola bater nele e cair no chão, do contrário, se o jogador for carimbado, a bola continuar no ar, e ele a agarrar, não será carimbado.

Neste jogo, a rapidez de ação e a cooperação entre os jogadores têm enorme importância. Além de ser um jogo pratico exige força, habilidade e rapidez este jogo é bastante praticado nas escolas para incentivar crianças e adolescentes a se interessar pelo esporte.

MOVIMENTOS

A partir do contexto do jogo analisa-se o desenvolvimento no processo de construção das relações sociais, culturais e educacionais. A reprodução dos movimentos de lançar a bola para acertar os adversários envolve os músculos dos braços e do ombro, enquanto que e a corrida ao se movimentar para não ser alvejado requer os movimentos das pernas de forma rápida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com