TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogo queimada

Por:   •  18/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  2.820 Visualizações

Página 1 de 3

                                     Queimada


Queimada ou também conhecido como jogo do mata é um jogo que tem sua origem um pouco confusa, pois muitos dizem que surgiu na Colômbia, mais podendo também ter suas origens nos Estados Unidos.
É um jogo onde o material utilizado é uma bola similar à de vôlei ou de borracha, de tamanho médio. O local apropriado para o acontecimento desse jogo seria de um terreno em um formato retangular sendo dividido pelo meio, deverá ter um espaço no fundo denominado de "cemitério" no Brasil esse jogo é bastante praticado em quadras de vôlei. 
Formação os jogadores poderão se movimentar a vontade, em campo marcado ou no seu território digamos assim, mais em nenhum momento eles poderão ultrapassar a linha do campo adversário.  
Nesse jogo o numero de jogadores é bastante importante varia muito conforme as convenções locais, e no caso de países onde seja levado a sério, varia também de acordo com as convenções da liga local. Seis jogadores é um bom número para quem opta por usar uma quadra de vôlei. 
Na queimada podemos aprender muitas coisas boas por exemplo como interagir com nossos colegas, rapidez de movimento, domínio. 
A primeira regras para se jogar queimada é a preparação. Na preparação cada time se coloca num campo, sendo que apenas um jogador de cada lado deverá se colocar atrás da linha de fundo do campo adversário sendo denominado de "reserva", que não pode "queimar" enquanto esta nesta função. Para decidir sobre a posse da bola e do campo, no início do jogo, esses dois jogadores virão colocar-se ao centro, entre os dois campos. Procede-se, então um sorteios. Feito isso, voltam os jogadores aos seus lugares, entregando-se a bola para o reserva do time que a obteve, para começar a partida, que é iniciada ao apito do instrutor. Depois da preparação vem o objetivo 
Onde o objetivo visado é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. Será vencedor, o grupo que, no fim de um tempo previamente determinado, fizer maior número de prisioneiros, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários. 
E por final de tudo temos o desenvolvimento onde ao ser dado o sinal de início, um jogador do partido a quem coube a bola, tente entregar a bola ao seu time que tem o objetivo de atira-la ao campo contrário com o propósito de atingir ou queimar algum adversário com a bola. Se o conseguir sem que a bola seja agarrada antes de tocar no chão pelo jogador tocado ou por um companheiro do time dele, o jogador atingido é considerado prisioneiro e deve sair do seu campo, colocando-se no "cemitério", espaço posterior à linha de fundo. Feito o primeiro prisioneiro, o reserva volta ao seu campo para que tenha oportunidade de jogar também nesta posição. Vale lembrar que quando o prisioneiro fica pela primeira vez com a bola, não pode queimar nenhum componente do time
 adversário. 
A bola que, depois de haver tocado em um jogador, pode ser recolhida por qualquer jogador, para ser arremessada novamente contra o grupo adversário. A bola pode, também ser recolhida por um adversário prisioneiro, a quem, neste caso, se permite apanhá-la e atirá-la a um companheiro seu ou queimar o adversário. O mais recomendável é agarrar a bola quando arremessada, o jogador só é carimbado se a bola bater nele e cair no chão, do contrário, se o jogador for carimbado, a bola continuar no ar, e ele a agarrar, não será carimbado. Neste jogo, como se vê, a rapidez de ação e a cooperação entre os jogadores, tem enorme importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (305 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com