TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MAIS ATIVO MAIS SAÚDE

Por:   •  22/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO: MAIS ATIVO MAIS SAÚDE

Idealizador: Cristovão da Cruz Santos

Público Alvo: Hipertensos e diabéticos

Início das atividades:

Dias e Horários e Intervenção:

JUSTIFICATIVA

A hipertensão arterial é definida como pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva (BRASIL, 2006). Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, 2006), a hipertensão bem como as complicações geradas por ela são responsáveis por um grande número de internações, em números, representaram600 mil casos entre 200 e 2004.

Diversos autores afirmam que o Acidente Vascular Encefálico (AVE) e a Doença Isquêmica Coronariana (DIC) são complicações freqüentes da Hipertensão Arterial não controlada. Seguem-se ainda outras patologias como, Insuficiência Cardíaca, Insuficiência Renal Crônica, Encefalopatia Hipertensiva e o Aneurisma Dissecante da Aorta (OIGMAN, 2003; LESSA, 2001).

Segundo o Ministério da Saúde (BRASIL, 2013) o termo “diabetes mellitus” (DM) faz alusão a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina.

O Diabetes Mellitus classifica-se em tipo um (cerca de 8%) tipo 2 (90%) e gestacional. Sabe que acomete cerca de 7% da população brasileira entre 30 e 69 anos de idade. Praticamente metades dos pacientes desconhecem o diagnóstico e, pior, 24% dos pacientes reconhecidamente portadores de DM não fazem qualquer tipo de tratamento. Isto gera a complicações que podem ser classificadas em agudas e crônicas. As agudas são: hipoglicemia, cetoacidose e coma hiperosmolar, as principais complicações crônicas são: a retinopatia, a nefropatia, e a neuropatia diabéticas. Sendo assim, as complicações crônicas do diabetes mellitus são as principais responsáveis pela morbidade e mortalidade dos pacientes diabéticos. Muitos fatores de risco para complicações são passíveis de prevenção, através de medicamentos e principalmente mudança de hábitos de vida (GROSS.; NEHME, 2014).

O alto índice de diabéticos e hipertensos sem controle da patologia, também denominados “descompensados’ foi o problema priorizado por dois grandes motivos, primeiro representa um importante problema de saúde pública, uma vez que são inúmeras as conseqüências que podem gerar na vida dos usuários, além de onerar  o sistema de saúde, visto que uma internação representa muito mais financeiramente do que as ações da Atenção Primário e; segundo, porque é passível de intervenção.        Para  o  diagnóstico  da  Hipertensão   Arterial  Sistêmica (HAS) é recomendado a verificação da pressão arterial pelo menos três dias diferentes com intervalo mínimo de uma semana entre as medidas, sendo a média aritmética da PA maior ou igual a 140/90mmHg. A elevação dos valares em apenas um dia ou em mais de uma medida no mesmo dia é insuficiente para estabelecer um diagnóstico preciso de HAS (BRASIL, 2013)

É uma patologia de grande importância para saúde pública, devido a grande prevalência e as baixas taxas de controle. Está diretamente relacionada às doenças Cardiovasculares, bem como morbi-mortalidade  advindas da mesma. (SBC, 2010)

Foi responsável por mais 308.466 óbitos em 2007 só no Brasil, sendo a principal causa de morte. No mundo, em 2001, o número de óbitos ligados a elevação da PA chegou a 7,6 milhões sendo a maior parte causada pelo Acidente Vascular Encefálico (AVE) e/ou Doença Isquêmica do Coração (DIC) (SBC, 2010).

OBJETIVOS

Propor estratégias de ação baseado nas características da sua população territorial.

Objetivos específicos

  • Conhecer o perfil dos diabéticos e hipertensos.
  • Conhecer dificuldades de controle metabólico
  • Controlar os efeitos da doença


METODOLOGIA

Para o desenvolvimento do Projeto de Intervenção foi utilizado o Método do Planejamento Estratégico Situacional (PES) conforme os textos do Módulo de “Planejamento e avaliação das ações em saúde” (CAMPOS; FARIA e SANTOS, 2010).

As atividades do projeto poderão ser realizadas duas vezes por semana. Serão desenvolvidas atividades como caminhada, jogos pré-esportivos, dança, ginástica aeróbica e localizada, circuitos funcionais, musculação. Durante as atividades são utilizados materiais como bolas dente de leite, bolas de basquete e voleibol, bolas de tênis, bastões, cones, arcos e materiais alternativos.

Nas inscrições será realizado um diagnóstico por meio de entrevista utilizando-se anamnese de saúde, para conhecer a realidade dos participantes, suas relações e limitações com a atividade física, os tipos de doenças, os medicamentos utilizados e o nível de satisfação com vida financeira, saúde e com as relações sociais. Também nesta fase é aplicado um questionário de avaliação auto-funcional, o qual vai avaliar a percepção dos participantes com relação às atividades básicas da vida diária e uma avaliação física contendo os testes  de força, flexibilidade, equilíbrio estático e dinâmico e as medidas antropométricas.

Para uma melhor didática, as aulas vão ser divididas em quatro momentos: no primeiro momento denominado “Acordando o corpo” são realizadas atividades de alongamento e aquecimento, com o intuito de prevenir lesões e preparar o corpo para as próximas atividades; no segundo momento, “Vivendo o corpo”, é o momento da aula em que se desenvolvem as atividades que foram planejadas para aquele determinado dia; no terceiro momento, que denominamos “Sentindo o corpo”, são realizadas atividades de relaxamento e massagem, e por último, “Refletindo a vida”,  onde é o momento quem que os participantes tem a voz para falar como foi a aula, podem  também ser  lidas mensagens e textos reflexivos trazidos pelos próprios alunos. 

Todas as aulas vão priorizar a integração e socialização do grupo, melhoria e manutenção das capacidades físicas, funcionais e cognitivas, buscando a diminuição da depressão, a melhoria do bem-estar e da autoestima dos participantes. Através de dinâmicas de grupo, oficinas de jogos, desportos, vivências lúdicas e outras atividades, adicionou-se aos benefícios já citados a reeducação postural, aumento na força muscular, na mobilidade articular, no equilíbrio, melhorias na coordenação, na capacidade aeróbica, respiração e relaxamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com