TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa Biomecânica e Cinesiologia

Por:   •  13/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

C:\Users\Suelen\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\Imagem Unicesu.png C:\Users\Suelen\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\Imagem Unicesu.png

MAPA DE BIOMECÂNICA E CINÉSIOLOGIA

Modelo de resolução

NOME:

RA:

DISCIPLINA: Biomecânica e Cinesiologia

Nos esportes, os atletas buscam constantemente a superação dos limites: correr mais rápido, arremessar com mais eficiência e saltar mais alto, por exemplo. Diversos fatores contribuem para a melhora do rendimento esportivo: acompanhamento psicológico, nutricional, médico e fisioterápico. Além disso, um dos principais fatores para aprimorar o desempenho esportivo do atleta consiste em elaborar estratégias para o treinamento técnico, tático e físico. Para isso, a Biomecânica é uma aliada fundamental, porque por meio de seus métodos de análise é capaz de fornecer dados relativos à execução dos movimentos esportivos que poderão ser utilizados como base para o planejamento e a implementação de programas de treinamento mais eficazes.

APOLONI, B. F.; THON, R. A. Biomecânica e Cinesiologia. Unicesumar, 2020.

Enquanto acadêmico e entusiasta da educação física, provavelmente, você entende a importância da investigação com a finalidade de orientar as estratégias para o treinamento técnico, tático e físico em determinada prática. Nesse contexto, você saberia dizer quais as possibilidades de aplicação dos conteúdos da Biomecânica para esta finalidade? Suponha que você foi convidado(a) a estagiar com a Rita, uma preparadora de atletas amadores de corrida, e que vocês irão auxiliar a Nicole, uma corredora amadora, a alcançar seu objetivo que é correr uma maratona. As primeiras tarefas delegadas a você, pela Rita, estão descritas no MODELO DE MAPA – BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA. Sendo assim, siga as orientações abaixo.

TAREFA 1

Com o intuito de investigar a condição física da Nicole, Rita aplicou alguns testes e obteve os dados (resultados) apresentados na tabela a seguir:

NOME: Nicole Santos

IDADE: 30

SEXO: Feminino

TESTE

OBJETIVO DO TESTE

RESULTADO

Teste de Cooper

Avaliação da aptidão cardiorrespiratória (VO2máx)

32 ml/kg/min

IMC

Avaliação da aptidão da composição corporal (estado nutricional)

25,1 kg/m²

1RM Leg Press

Avaliação da aptidão da força (força máxima de membros inferiores)

75 Kg

Sentar e Alcançar

Avaliação da aptidão da flexibilidade

37,4 cm

1. Observando os resultados alcançados, como foi o desempenho da Nicole nos testes? Considere os quadros de referência abaixo e faça as devidas classificações.

TESTE

RESULTADO

CLASSIFICAÇÃO

Teste de Cooper

32 ml/kg/min (VO2máx)

Baixa Aptidão

IMC

25,1 kg/m²

Sobrepeso

1RM no Leg Press

75 Kg

Não tem referência.

Sentar e Alcançar

37,4 cm

Faixa Recomendável

Quadro 1 – Valores de referência para classificação do VO2máx.

Fonte: adaptado de Nahas (2017).

Quadro 2 – Valores de referência para classificação do Índice de Massa Corporal (IMC).

Fonte: adaptado de Nahas (2017).

Quadro 3 – Valores de referência para classificação do Índice de Massa Corporal (IMC).

Fonte: adaptado de Nahas (2017).

2. Analisando a classificação de cada um dos componentes da aptidão física, quais são as aptidões que precisam ser melhoradas, considerando o objetivo da Nicole?

R:Precisará melhorar as aptidões cardiorrespiratória que foi classificada como baixa e a de composição corporal que foi classificada como sobrepeso.

3. No teste de 1RM no Leg Press, foi verificado que a carga máxima suportada por Nicole é de 75kg. Este tipo de teste expressa uma perspectiva quantitativa de análise. Nesse sentido, explique por que esta é uma análise quantitativa.

R: Porque é um dado numérico, sendo que se fosse um dado nao numerico seria classificado como qualitativo

4. Dentro da análise biomecânica quantitativa, temos ainda a análise cinética e a cinemática. Considerando a informação obtida pelo teste de 1RM no Leg Press, qual desses dois métodos de análise foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com