TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Plano de Aula - Passes e Arremessos no Handebol

Por:   •  5/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  3.111 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE[pic 1]

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

METODOLOGIA DO ENSINO DO HANDEBOL DOCENTE: LUIZ FERNANDO PINTO MAIA

PLANO DE AULA

Professores (as): Gleiciany Alves de Almeida, Lays Regina Leite dos Santos.

Tempo de aula: 60 minutos.

Tipo: Iniciação.

Categoria: Pré-mirim.

Faixa escolar: Ensino fundamental I (3º à 5º série).

Objetivo geral: Proporcionar aos discentes o conhecimento prático dos fundamentos de passe e de arremesso.  

Objetivos específicos:

Compreender os fundamentos tecnicos dos passes e dos arremessos;

    Experimentar os fundamentos do jogo de forma ludica e recreativa;

    Assimilar os aspectos cooperativos que o jogo propõe.

           

Metodologia: Vivenciar práticas lúdicas nos fundamentos de passe e arremesso no Handebol. Utilizando-se de atividades possivelmente adaptadas pelo professor, observando a realidade dos alunos.

Recursos materiais: bolas, cones, arcos, apitos, e quadra poliesportiva

Conteúdo Programático: Passes do handebol: passe de ombro, passe quicado, passe por trás do corpo, passe por trás da cabeça e passe em pronação.

Arremessos: em apoio, em suspensão, em queda, em rolamento, do tiro de 7

metros, de quadril, e em balão.

Aquecimento – 5 minutos

Alongamento dos membros superiores e inferiores – 3 minutos Corrida em volta da quadra – 2 minutos

Atividades – 50 minutos

Atividade 1: Mini circuito – 15 minutos

 Para iniciar o mini circuito a turma será dividida em duas fileiras. E o circuito deverá ser organizado na frente da Barra, com quatro arcos no chão para sinalizar onde os alunos devem pisar antes de realizar o arremesso. No meio da barra haverá um cone demarcando o alvo. As filas devem estar organizadas um metro antes dos arcos no chão. O primeiro aluno de cada fileira deve iniciar de costas para o circuito, pois vai receber um passe de ombro ou um passe quicado para iniciar a atividade. O aluno vai receber um passe do colega que estiver a sua frente, vai virar, correr, pisar em um arco com cada pé e realizar o arremesso. A atividade deve ser repetida para que todos possam vivenciar os fundamentos.

 

 

Atividade 2: Queimado adaptado – 20 minutos

O queimado é uma brincadeira antiga que pode ser utilizada na prática dos fundamentos de passe e arremesso no handebol. Os alunos se aproximam e um é escolhido de cada lado como capitão da equipe. Ele escolhe a dedo os participantes, e se posiciona no meio da quadra para iniciar o jogo, disputando pela bola. A atividade sofre adaptações em seu modelo inicial, sendo adicionada a regra de realizar um passe escolhido pelo aluno para outro participante da equipe. Só assim poderá arremessar a bola para queimar o adversário. É computado os pontos de cada equipe mediante verificação dos passes devidamente realizados.

Atividade 3: Arremesso com apoio parado – 15 minutos

O arremesso com apoio parado se inicia quando todos os jogares ficam espalhados e posicionados atrás da linha de seis metros e de frente para o gol, sem o goleiro estar próximo. Um aluno de cada vez deve arremessar a bola para o gol. Poderá sofrer variações, tais como: delimitar o ângulo para realizar o arremesso; utilizar determinada sequência onde cada jogador que quiser participar pode se posicionar arremessando por vez com a utilização do goleiro; 4 alunos podem se posicionar atrás da linha supracitada e quando o professor apitar devem arremessar a bola ao mesmo tempo, em ângulos escolhido pelos mesmos. A atividade é finalizada assim que todos os alunos possam praticar pelo menos 1 tipo de arremesso.

Volta à calma – 5 minutos

Após a realização dos jogos e brincadeiras, os alunos se reunirão com devido distanciamento para fazerem exercícios de relaxamento com o objetivo de fortalecimento da coluna, e também na utilização de técnicas de respiração para obter um maior descanso, em consequência da intensidade das atividades.

Avaliação: Os alunos serão avaliados conforme participação do início ao fim da aula. Faz-se necessário relatar suas observações e questionamentos sobre as atividades praticadas, se auxiliam ou não no aprendizado da turma, além de sugestões para a adição de outras atividades que sigam os fundamentos propostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com