TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO PLANO DE AULA

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 3

I. Plano de Aula: 

II. Dados de Identificação:

ASSUNTO DA AULA:”O mundo como um lugar e os vários modos de estudar o Planeta”.

III. Tema: 

- Para iniciar os estudos sobre a globalização ou mundialização, partimos da reflexão acerca de lugar. Busca-se nesse plano de aula levar os alunos a conhecerem o lugar, não apenas no seu contexto histórico mas também em suas formas e funções. Espera-se demonstrar que o conceito de lugar é relativo, uma vez que é aplicado ao espaço que habitamos, seja na localização, o espçao vivido ou sua Unidade de Federação e até mesmo o país.

- Conceito fundamental: o lugar pode ser entendido em diversas escalas, podemos defini-lo como o espaço da nossa vivência, onde suprimimos nossa necessidades básicas e realizamos tarefas cotidianas, como estudar e trabalhar por exemplo. O conceito de lugar é bastante amplo e pode se referir a espaços de diferentes tamanhos.

Existem várias formas de estudarmos o lugar e nosso planeta, visto que aprender as informações sobre outros países e compreender a dinâmica global são necessidade para o cidadão contemporâneo.

IV. Objetivos:

Objetivo geral:

- Desenvolver a percepção dos alunos quanto ao local em que vivem, assim como a dinâmica da sociedade e as diferenças entre o modo de vida em diferentes países.

- Reconhecer a necessidade de um método de análise para o estudo do planeta, indicando as principais formas de regionalização;

- Identificar as diferenças entre as formas de regionalização que acompanham o dinamismo social, como pro exemplo os períodos como o da Guerra Fria que delimitaram um mundo bipolar.

Objetivos específicos:

Entender que a sociedade contemporânea é um desafia que requer troca de ideias, discussões, leitura, observação e reflexão de modo a promover uma visão mais ampla e crítica do lugar em que vivemos, seja na escola ou no planeta como um todo.

V. Conteúdo: 

- O mundo como um lugar;

- Lugares mais conectados;

- A análise do espaço;

- Diferentes formas de regionalizar o planeta;

VI. Metodologia

Busca-se abordar de forma teórica Conceitos Estruturantes, definindo e orientando o ‘olhar geográfico’ na análise dos fenômenos de nosso mundo por meio de conceitos, como lugar, região, território, entre outros.

Adotar uma abordagem dialógica, na qual o texto didático buscará o estabelecimento de um dialogo constante entre o conhecimento geográfico abordado entre o aluno e o professor.

Variedade de estratégias, adaptadas aos conteúdos abordados tais como memorização e reflexão, abordadas  a partir de trabalhos individuais e em grupos, além de questões com análises qualitativas buscando a produção textual.

VII. Recursos didáticos: quadro, giz, e se necessário retro-projetor e fontes histórico-escolares, como filmes e música. 

VIII. Desenvolvimento do tema (Síntese integradora):

Lugar: Para iniciar os estudos sobre globalização ou mundialização partimos da reflexão acerca do conceito de lugar com base na noção do aluno, senod que a ele é mais evidente conhecer o lugar como o espaço próximo, no qual possui relações mais próximas com as pessoas. Assim busca-se mostrar ao launo que o conceito de lugar é relativo, já que este é aplicado ao espaço que habitamos em suas diversas escalas, tanto na localização, na UF e no país. De forma que a globalização tem a pretenção de transformar todo o planeta em um único lugar.

Busca-se abordar o desenvolvimento da técnica como um processo histórico que vem aumentado o ritmo em que a sociedade constrói e reconstroi o espaço geograficamente.

Vários modos de estudar o planeta: a regionalização do mundo e o contexto histórico de algumas espacializações geográficas nessa escala é o ponto de partida para o estudo individualizado dos países qur formam

        

IX. Avaliação: 

- atividades 

- Olhar geográfico, propõe uma reflexão sobre a globalização, abordada a partir de um texto que possibilite discutir a importância do desenvolvimento econômico de um país para seu destaque no cenário global e reconhecimento como um lugar de relevância no globo;

-

- critérios adotados para correção das atividades.

XIX. Bibliografia:

WINKLER, J. C. Geografia: 80 ano – Curitiba: Positivo, 2012.

FERNANDES, C. FREITAS, L. C. Currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação. 2007.

GOMES, P. C. Geografia e Modernidade. 2. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

OLIVA, J. T. Ensino de Geografia. São Paulo, 1999.

LEITE, A. F. O lugar: duas acepções geográficas. 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com