TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Plano de Aula ou Sequência Didática, no contexto do Estágio não Presencial

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Modelo de Plano de Aula ou Sequência Didática, no contexto do Estágio não Presencial, devido a Pandemia Covid-19

(De acordo com a BNCC)

Imagine-se como Professor: Você deverá elaborar um Plano de Aula para ser desenvolvido em uma aula não presencial, considerando o contexto da Pandemia Covid-19.

 TEMA: Capoeira

ALUNO: Yasmim Martins Ribeiro

ESCOLA / INSTITUIÇÃO: Claretiano – Colégio São José de Batatais

DATA DA ELABORAÇÃO: 29/03/2021

1. Título da aula: Capoeira

2. Tempo necessário: 50 minutos

3. Etapa de ensino

 ( ) Ensino Fundamental ( anos iniciais)

(X ) Ensino Fundamental ( anos finais) ou Educação de Jovens e Adultos

(  ) Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos

4. Ano ou série da etapa de ensino

Ensino Fundamental (anos iniciais): 1º ano ( ) 2º ano ( ) 3º ano ( ) 4º ano ( ) ou 5º ano ( )

Ensino Fundamental (anos finais): 6º ano ( ) ou 7º ano ( X ) ou 8º ano ( ) ou 9º ano ( )

Ensino Médio: 1º ano ( ) ou 2º ano ( ) ou 3º ano

5. Objetivos da aula e Competências e Habilidades que serão trabalhadas na aula: Desenvolvimento motor, cognitivo, intelectual e social de forma lúdica e prazerosa para os alunos, cultura esportiva, coordenação motora, empatia, cooperação.

5.1. Objetivos da aula: Aproximar os alunos dos saberes populares e da cultura a africana, conhecer a história da capoeira e sua evolução e ministrar por meio de atividades lúdicas e técnicas a execução e conseqüentemente o aprendizado da ginga.

5.2. Competências Específicas: Coordenação motora, direcionalidade, ampliar o desenvolvimento cognitivo e afetivo, psicomotricidade, lateralidade, orientação espacial, ludicidade imagem do corpo e auto-imagem, ciências da natureza e matemática.

5.3. Habilidades a serem desenvolvidas: Conhecimento repertorio cultural, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação. 

6. Área do Conhecimento 1- Linguagens (Educação Física).

7. Conteúdo:

Unidades Temáticas/ Objetos do Conhecimento (Conteúdos).

Unidades Temáticas utilizadas nessa aula:

Esportes, jogos e brincadeiras, e lutas.

Conteúdos:

História da capoeira, quais instrumentos e cantigas são usados, alongamento ativo, ginga.

        

8. Estratégia de Ensino

Aulas Síncronas.

9. Detalhamento da Aula

Esta aula será realizada a partir da estratégia de ensino: aula síncrona e aula prática. Os primeiros 25 minutos de aula serão dedicados a história da capoeira e apresentação dos instrumentos utilizados, restante da aula para o ensino do movimento de ginga. No primeiro momento da aula será apresentada a historia da capoeira e os instrumentos utilizados na pratica, a aula se iniciara com slides e vídeos e os mesmos apresentados para a turma, conforme forem surgindo duvidas, os alunos abrem seus microfones e tiram a duvida em questão. Ao final da aula será enviado um texto a respeito da historia da capoeira, com um questionário a ser respondido e entregue na próxima aula, e enviados links de vídeos sobre os instrumentos utilizados, com a finalidade de pontuarem sobre os mesmos em seus cadernos. No restante da aula será apresentado o movimento da ginga da capoeira, com vídeos, em seguida da abertura da câmera da professora que realizara alongamentos para membros inferiores e superiores, com duração de 10 minutos, em seguida um aquecimento, sendo: três séries de- 10 polichinelos, 10 agachamentos e 20 segundos de corrida estacionada. Com as câmeras ligadas e microfones desligados, vou instruí-los a fazer triângulos com fita crepe no chão, em seguida cada um irá se posicionar com um pé de cada lado da base do triangulo e ao meu comando teria que colocar o pé direito atrás e o braço direito à frente flexionado próximo ao rosto e ao meu comando colocar o pé de volta a base e assim sucessivamente intercalando entre lado direito e lado esquerdo. Repetindo 10x o movimento. Conforme forem surgindo duvidas, os alunos abrem seus microfones e tiram a duvida em questão. Sendo enviados links de vídeos para os alunos assistirem e como atividade treinarem em casa o movimento.

10. Recursos/materiais

Aplicativos utilizados: plataforma de aulas online da instituição, SAV, youtube.

Material: fita crepe.

11. Sugestão de trabalho interdisciplinar

Por meio do tema Capoeira, e seu ensino sobre sua historia, e evolução, instrumentos e movimento, os alunos terão acesso a educação das relações étnico-raciais, ensino da historia afro-brasileira, saúde, vida familiar e social, diversidade cultural, interdisciplinaridade com historia, geografia, artes, literatura, geometria.

12. Avaliação

Tipo de Avaliação: Formativa

Indicar o Instrumento Avaliativo: Questionário, Apontamentos de vídeos, Atividades extra-curriulares.

13. Referências

 CAPOEIRA: ORIGEM, CURIOSIDADES E COMO ENSINAR NA ESCOLA.impulsiona.org.br,2021.Disponível em: https://impulsiona.org.br/capoeira-na-escola/. Acesso em: 29, de Março 2021.

14. Etapas para preparar a aula não presencial.

Pesquisar sobre o ano do ensino fundamental em que vou trabalhar pesquisar atividades que se encaixem nas unidades temáticas e objetos do conhecimento da turma, elaborar como será os planos de aula e quantas aulas será necessário para desenvolver o conteúdo proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (127.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com