TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de Aula Xadrez

Por:   •  16/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a importância de Circuito Escolar/Torneios de Xadrez para a Criança?

O Circuito Escolar é a “ponta do iceberg”, uma vez que o xadrez acontece nas escolas beneficiando milhares de alunos graças ao empenho dos professores, equipe pedagógica e direção. Essa troca de experiências é fundamental para o fortalecimento e ampliação do trabalho. O Circuito Escolar é uma oportunidade de integração entre os alunos das escolas e uma maneira lúdica de melhorar o aprendizado e desempenho escolar. Eventos como esses são fundamentais. Mostram como o esporte e a educação andam lado a lado. O xadrez, em especial, é uma atividade que exige raciocínio lógico, memória, concentração, atenção e criatividade, qualidades que são trabalhadas em sala de aula, mas que durante o evento, sem as crianças perceberem, desenvolvem de uma forma lúdica, por meio da competição sadia, como se fosse uma brincadeira, e tudo isso aliado à oportunidade de conhecer novos amigos. 

Plano de Aula

Grupo: 1º ano

Data: 00/00/000

TEMA: Xadrez

Objetivo: Consolidação do movimento das peças e conhecer/relembrar algumas regras importantes do xadrez.

Conteúdo: Batalha de peões, ‘’gato e rato’’(rei x peão).

Tempo estimado: 45 min. (10 min. = enquadramento: chamada, organização do ambiente e descrição das tarefas, 25 min. =desenvolvimento da proposta; 5 min. reflexão da tarefa, 5 min. organização do ambiente).

Desenvolvimento: Apresentar os jogos pré-enxadrísticos através de mural e/ou tabuleiro; formar duplas para a prática; diálogo com os alunos e visualização das partidas para avaliação diagnóstica.

Avaliação: levantamento de informações sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre o xadrez (história, regras e estratégias); conhecimento dos alunos sobre outros jogos de tabuleiro (quais e onde aprendeu). Sistematização dessas informações em tabela e/ou texto coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com