TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de AULA - Voleibol

Por:   •  21/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

 CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA PARA O ENSINO DO VOLEIBOL

DISCENTE: GABRIEL SOUZA LIMA

TEMÁTICA

 A temática da aula visa a introdução ao voleibol, focando nos fundamentos básicos do esporte. Essa temática é especialmente adequada para alunos na faixa etária de 7 a 11 anos, uma vez que, as crianças estão desenvolvendo e aprimorando suas habilidades motoras e cognitivas, além de ser um momento propício para introduzi-las a um esporte coletivo como o voleibol.

OBJETIVOS

 Este plano de aula tem como objetivo introduzir os alunos ao voleibol, abordando os fundamentos básicos de forma divertida e interativa. Os exercícios propostos visam desenvolver as habilidades de passe e manchete, além de promover o trabalho em equipe, a comunicação e a socialização entre os alunos.

METODOLOGIA/DESCRIÇÃO

Aquecimento:

Realizar atividades de aquecimento, como corrida leve e polichinelos, para preparar o corpo dos alunos para a prática do voleibol.

Exercício 1: Passes

Dividir a turma em duplas.

Cada dupla deverá a bola para o parceiro, utilizando a técnica correta de passe, além de manter a bola em movimento.

Exercício 2: Jogo de Manchete em Grupo de Três:

Formar grupos de três alunos.

Um aluno lança a bola para o segundo aluno, que realiza a manchete para o terceiro aluno, que, por sua vez, faz a manchete de volta para o primeiro aluno.

REFERÊNCIAS

Toques no voleibol. Portal Educação. Disponível em: https://blog.portaleducacao.com.br/toques-no-voleibol/#:~:text=O%20corpo%20deve%20estar%20atr%C3%A1s,haver%20a%20flex%C3%A3o%20do%20cotovelo. Acesso em: 21 de maio de 2023

FERA Assessoria Esportiva. Volta às aulas: aula de vôlei para iniciantes. YouTube, 8 de fevereiro de 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uJocRBFpDps. Acesso em: 21 de maio de 2023.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com