TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Trabalho

Por:   •  2/10/2023  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 2

2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

O PPP é um projeto que deverá ser elaborado por todas as escolas, estando de acordo com as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O PPP serve como guia para ajudar na melhoria da qualidade do ensino e ajuda no crescimento da instituição. Devendo ser levado em consideração o contexto que a escola está inserida bem como a sua realidade, além dos fatores específicos da comunidade escolar.

O PPP torna-se um o documento obrigatório para todas as escolas, pois nele tem se as metas e objetivos a serem alcançados especificando os meios a serem utilizados, para sua concretização. As ações que envolve a todos da escola, não somente professores e equipe pedagógica, mas alunos, famílias e comunidade escolar.

2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

“De acordo com o Ministério da Educação-MEC, as competências gerais são mobilizações de conhecimentos de acordo com os princípios éticos, estéticos e políticos, que visam à formação humana em suas múltiplas dimensões. O objetivo é perpetuar no ensino uma comunicação integral, a mobilização de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades para suprir as demandas do cotidiano, a fim de garantir o crescimento do aluno como cidadão e qualificá-lo para o mercado de trabalho”.

3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

O modo de avaliação na escola varia de em relação a cada turma, ou seja avaliação é feita de acordo a maturidade dos alunos. Cabe ao professor executar as avaliações levando em conta o tempo de aprendizado do aluno. Embora cada escola adote seu método de avaliação, o método explicitado no PPP ainda trás dos modelos de recuperações de média, sendo recuperação da etapa e recuperação final. Recuperação da etapa consiste em após finalizada cada etapa, será ministrada uma atividade avaliativa, em horário extraturno, para aquele(a) aluno(a) que não obtiver a média mínima referente aos pontos da Etapa Letiva – 70% do valor da Etapa.Recuperação final o aluno que não chegar na média do total dos pontos distribuídos ao longo do semestre letivo, terá direito a fazer essa avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com