TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio (Portfolio Pratica - Ciclo 3)

Por:   •  3/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 4

OBJETIVO

Transmitir aos seus alunos as possibilidades motoras de seu corpo e proporcionar experiencias vivenciadas, assim como a efetividade da pra tica esportiva no desenvolvimento biopsicossocial e cultural da criança e do jovem.

Fazer com que as crianças, os jovens, os adultos e os idosos conheçam seus corpos, entendam seus esquemas corporais e saibam como funcionam, percebendo as belezas, os fazeres e os saberes diferentes que constituem as variações anato micas de idade, sexo, raça, biotipo e evolução corporal (Dangelo; Fattini, 2006). Dessa forma, poderá o conhecer as possibilidades do corpo humano.

Proporcionar aos alunos um momento para refletir como utilizar os conceitos adquiridos em suas aulas de Educação o Física, por meio de atividades interativas e expressivas.

ETREVISTA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1- Idade, escolaridade e tempo de profissão. (O nome na o devera ser registrado, preservando-se o anonimato do participante, colocar somente as iniciais).

R: O nome do entrevistado é A.S.B., ale tem 44 anos e possui ensino superior com especialização em Educação Física Escolar.

2- Formação do professor: faz cursos com regularidade? Participa de formações continuadas? Pretende realizar algum curso (graduação ou pós-graduação)?

Disciplina: Conhecimentos Sobre o Corpo

Tarefa: Portfólio pratica – Ciclo 3

Nome:

RA:

Turma:

2

R: A sua formação é licenciatura plena em educação física. Sempre que possível, procura fazer cursos de capacitação, mas o tempo escasso e a dificuldade financeira são um grande problema. Ele pretende concluir um curso em educação especial.

ROTEIRO DE ENTREVISTA:

1- Na sua visão qual a importância dos conceitos de saúde e do conhecimento sobre o corpo nas aulas de Educação Física?

R: É muito importante, pois através desses conhecimentos o indivíduo vai adquirir hábitos e informações para uma vida mais saudável, evitando o surgimento ou controle uma série de doenças, além de aprender formas corretas de alimentação, a contribuição dos alimentos para um melhor desempenho durante a prática esportiva. Passará também a melhor conhecer seu corpo, sua constituição e a reação do mesmo perante as atividades físicas, bem como, os cuidados com a higiene como forma de prevenir algumas doenças.

2- Como podemos estabelecer uma relação de qualidade entres estes conhecimentos e as aulas?

R: Através de aulas atrativas e diversificadas, utilizando de recursos tecnológicos tais como datashow e abordando temas da atualidade que despertam o interesse do aluno.

3- Como você trabalha os conhecimentos sobre o corpo humano em suas aulas? Se não aplica, por quê?

R: Através de aulas explicativas e demonstrativas, utilizando uma miniatura do esqueleto humano e imagens projetadas através de datashow.

4- Quais os principais conceitos de saúde e corpo são aplicados em suas aulas? Você poderia dar exemplos das atividades aplicadas com estes conceitos?

R: Para o entrevistado, o principal conceito é que saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. Já o corpo é o meio pelo qual nos utilizamos para experimentar o mundo, para existir no mundo.

Exemplo de atividade:

Peça que os alunos falem de suas atividades físicas preferidas e destaque a importância delas. A seguir, divida as respostas apresentadas em duas colunas. Numa, coloque as atividades coletivas e na outra, as individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com